Buscar

31 dezembro 2014

Irmã do senador Eunício Oliveira sofre tentativa de assassinato

dena oliveiraA ex-prefeita de  Lavras da Mangabeira, Dena Oliveira, irmã do senador Eunício Oliveira, e seu marido José Maria, foram vítimas de uma tentativa de assassinato nesta terça-feira (30). O autor do atentado é ex-motorista da política, conhecido como João Beato. O casal foi baleado, por volta das 14h30min desta terça.
Segundo o delegado titular da Delegacia Regional do Cedro, Osmar Borges, o acusado, mais conhecido como João Beato, entrou na residência do casal, cobrando um dinheiro que queria receber. Na discussão acabou entrando em luta corporal com José Maria, atirou contra o casal e depois se suicidou.
As informações, segundo o delegado, foram repassadas por testemunhas e uma perícia foi ao local para iniciar as investigações. O casal foi levado para receber atendimento médico em Juazeiro do Norte, mas deve ser transferido para Fortaleza em um helicóptero. Segundo o delegado, eles não correm risco de morte.
Edenilda Lopes de Oliveira, conhecida como Dena Oliveira, é natural do distrito de Iborepi, no município de Lavras da Mangabeira, onde foi prefeita por dois mandatos, entre 2005 e 2012. Ela também é mãe do deputado Daniel Oliveira (PMDB).

Servidores do IJF aprovam greve por tempo indeterminado

ijf

Os servidores do Instituto Doutor José Frota (IJF) decidiram nesta terça-feira, 30, appos uma assembleia da categoria, paralisar as atividades por tempo indeterminado, a partir das 8h do próximo dia 6 de janeiro.
Para assegurar a prestação dos serviços básicos essenciais no atendimento à população, os trabalhadores deverão operar a partir do dia 6 em esquema de escala.
A categoria reclama a falta de comunicação entre a gestão Municipal e as representações sindicais, alegando que 33 projetos foram encaminhados com pedido de urgência e votados às pressas sem ter recebido as entidades para debater as reivindicações.

Conta de luz teve reajuste médio de mais de 16% este ano

O ano de 2014 não será lembrado com alegria pelos consumidores de energia elétrica. Com o setor em dificuldades financeiras e a falta de chuvas, que encareceu o preço da energia, os reajustes aplicados nas contas de luz foram altos, chegando a uma média de 16,6% de aumento para os consumidores residenciais.
Torres de energia
A empresa que promoveu o maior reajuste na tarifa de energia em 2014, entre as 64 distribuidoras do país, foi a Companhia Energética de Roraima (CERR). O aumento chegou a 54,06%. Também estão no topo da lista a Elektro, de São Paulo, com 35,77%; a Centrais Elétricas do Pará (Celpa), com 34,41%; e a Companhia Luz e Força Santa Cruz (CPFL Santa Cruz), também de São Paulo, com 30,64%. Em 2013, o reajuste dessas distribuidoras ficou em cerca de 11%.
Todos os anos as companhias passam pelo processo de reajuste das tarifas, para que seja contemplado no preço que é cobrado dos consumidores os custos com a compra de energia e os índices de inflação. Ao analisar o reajuste de cada empresa, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) leva em conta as despesas que a distribuidora teve para comprar energia das geradoras. Ou seja, se a energia naquele ano foi mais cara, isso incidirá na conta de luz dos consumidores.

Reforma do Hospital Albert Sabin será inaugurada nesta quarta (31)

Hospital_Albert_Sabin_2014

Após um mês, as obras de ampliação da emergência, do centro cirúrgico e do centro de imagem do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), no bairro Vila União, serão entregues nesta quarta-feira (31/12), em solenidade que acontecerá às 10h.
O investimento contou com mudanças no espaço físico e a compra de novos equipamentos, como macas e aparelhos para videocirurgia, a serem utilizados nas cinco salas do centro cirúrgico que também passaram por reforma.
Os pacientes passarão a contar com uma nova sala construída para prescrição dos médicos e internos e uma de acolhimento para classificação de risco na emergência.
A unidade também terá novos equipamentos do centro de imagem, incluindo o tomógrafo computadorizado multislice, considerado o mais moderno das unidades de pediatria do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o Governo do Estado, o Hospital Albert Sabin realizou, até novembro deste ano, 49.329 atendimentos na Emergência, 184.340 no Ambulatório de Especialidades, 948.656 exames laboratoriais clínicos e de imagem (internos e externos), 8.006 cirurgias e 9.112 internações.

MPF denuncia ex-prefeita de Orós por desvio de recursos federais

MPF 1
Maria de Fátima Maciel Bezerra (PP), ex-prefeita do município de Orós, foi denunciada juntamente a outras três pessoas pelo Ministério Público Federal no Ceará por suposto desvio de verba do Ministério do Turismo. Segundo a denúncia feita pela procuradora da República Lívia Maria de Sousa e divulgada nesta terça-feira, 30, pelo MPF, a verba teria sido desviada em benefício próprio dos acusados que simularam realização de evento previsto em convênio para fraudar a prestação de contas.
Em 2008, quando Maria de Fátima era prefeita, o município assinou convênio no valor de R$ 300 mil com o Ministério do Turismo, com depósito em parcela única, com suposto objetivo de realizar o Arraial dos 51 anos de Orós. Porém, as investigações apontam que os réus simularam  a realização do evento, prestando contas com apresentação de notas fiscais, recibos, declarações e anexos fotográficos falsos.
Segundo o MPF, a verba desviada foi utilizada para o pagamento de dívidas pessoais da ex-gestora e do marido, José Gabriel Bezerra Filho. O órgão ainda afirma que os demais envolvidos são os empresários João Lourenço da Silva e Danuzio César Almeida proprietários da empresa J Lourenço da Silva Festas (nome fantasia: Xote Xodó) que teria vencido o suposto procedimento licitatório na modalidade pregão eletrônico que a Prefeitura disse ter realizado, na prestação de contas.

Passagem de cargo de governador terá transmissão ao vivo

BERTO AO PÚBLICO
Passagem de cargo de governador terá transmissão ao vivo 
Com previsão para começar às 10 horas, a cerimônia será iniciada por um ato ecumênico nos jardins do Abolição.

A solenidade de transmissão de cargo entre o governador Cid Gomes e o eleito Camilo Santana, no próximo dia 1º de janeiro, será transmitida ao vivo para todo o Estado pela primeira vez na TV Ceará (Canal 5). Além disso, o evento, que vai ser realizado nos jardins do Palácio da Abolição, será aberto à participação de todos os cearenses e terá apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Uece) com os hinos Nacional e do Estado.   

Com previsão para começar às 10 horas, a cerimônia será iniciada por um ato ecumênico nos jardins do Palácio. Em seguida, serão realizados os discursos de Cid Gomes – governador entre 2007 e 2014 – e de Camilo Santana. Na ocasião, será dada a posse aos secretários que irão compor o próximo governo. O evento também contará com a presença de familiares dos gestores e de lideranças políticas de todo o Ceará. 

Assembleia

Antes da transmissão de cargo, o governador eleito Camilo Santana participa, às 9 horas, da solenidade de posse realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, ao lado dos deputados eleitos e da vice-governadora Izolda Cela.

Após os eventos na Assembleia e no Palácio da Abolição, Camilo Santana embarca para Brasília (DF), onde acompanhará a posse da presidente Dilma Rousseff na tarde do dia 1º.

Serviço

Solenidade de transmissão de cargo
Data: 1º/1/2015
Horário: 10 horas
Local: Palácio da Abolição (Jardim)
Endereço: avenida Barão de Studart, 500, Meireles
Transmissão: TVC – Canal 5 na TV aberta

* Matéria atualizada às 17h50min.


Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23461

Cearenses lideram lista de convocados para o ITA

VEJA A RELAÇÃO
Cearenses lideram lista de convocados para o ITA
Candidatos convocados deverão se apresentar no ITA, em São José dos Campos (SP), às 10 horas do dia 18 de janeiro de 2015

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou, nesta terça-feira (30), a lista dos classificados em primeira chamada no vestibular 2015. Fortaleza foi a Capital que liderou em número de convocações, com 61 candidatos chamados entre os 170 listados.

Acesse a lista completa aqui.

Os candidatos convocados em primeira chamada deverão se apresentar no ITA, em São José dos Campos (SP), às 10 horas do dia 18 de janeiro de 2015 (domingo), no Auditório Francisco Lacaz Neto.

O número oficial de candidatos inscritos foi 7.792 e o índice de abstenção ficou em 34%. Neste concurso, a especialidade mais disputada foi a de engenharia aeronáutica.

Quanto à procedência escolar dos participantes, a porcentagem aproximada foi de 20% para escolas estaduais, 9% para escolas federais, 1% para escolas municipais e 70% para escolas particulares. Do total de candidatos inscritos, 29% fizeram curso preparatório.

A nota de corte nos testes para a correção das questões dissertativas foi de 60,0 e para a convocação em primeira chamada ficou em 63,7.

O não comparecimento implica na eliminação do candidato do concurso. Uma eventual segunda convocação será publicada no dia 20 de janeiro a partir das 15h.

* Com informações da Força Aérea Brasileira

Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23469

Ex-prefeita de Lavras da Mangabeira atingida a bala por funcionário

TRAGÉDIA
Ex-prefeita de Lavras da Mangabeira atingida a bala por funcionário

Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria 
A ex-prefeita de Lavras da Mangabeira, Dena Oliveira, irmã do senador Eunício Oliveira, foi baleada no peito na tarde desta terça-feira (30), após um funcionário, identificado como João Beato, 49,  invadir a residência e atirar contra ela e o marido, José Maria, que foi atingido no braço e passa Bem.

Segundo informações do delegado Osmar Borges, o funcionário estaria supostamente embriagado e atirou contra José Maria. A ex-prefeita teria aparecido na cena e também foi baleada.

O delegado informou ainda que houve luta corporal e o ex-funcionário teria cometido suicídio. "A residência ficou com muitas marcas de sangue e pela posição da marca da bala no corpo parece suicídio", relata

De acordo com o médico Rommel Feijó, José Maria teve um ferimento superficial em que a bala entrou e saiu pela pele sem atingir regiões internas. A bala que atingiu a ex-prefeita transfixou a região do tórax.


"Ela foi submetida a uma drenagem, mas está bem e conversando", afirmou o médico. (Com informações da Agência Miséria).


Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23473

Quadrilha explode caixas eletrônicos em Itapiúna durante a madrugada

XPLOSÕES
Quadrilha explode caixas eletrônicos em Itapiúna durante a madrugada
Foi o segundo ataque nas agências do Banco do Brasil e Bradesco somente neste ano de 2014.

Mais uma vez bandidos fortemente armados explodiram as agências do Bradesco e do Banco do Brasil no município de Itapiúna, no Maciço de Baturité.

Os ataques foram registrados por volta de 1h da madrugada desta quarta-feira (31). Há pouco menos de cinco meses as duas agências foram atacadas.


Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23477