Buscar

30 dezembro 2014

Ex-motorista atira em irmã e cunhado de Eunício Oliveira

Dena Oliveira e o marido foram levados para Juazeiro do Norte e devem ser encaminhados para hospital em Fortaleza

A irmã do senador Eunício Oliveira, Edenilda Lopes de Oliveira, mais conhecida como Dena Oliveira; e o marido, identificado apenas comoJosé Maria; foram baleados por um ex-motorista do casal, por volta das 14h30min desta terça-feira, 30.
De acordo com informações preliminares do delegado titular da Delegacia Regional do Cedro, Osmar Borges, o acusado, conhecido como João Beato, entrou na residência do casal, reclamando por um dinheiro que queria receber.
Durante a discussão, ele acabou entrando em luta corporal com José Maria e, em seguida, atirou nele e na esposa, e em seguida se suicidou. O delegado ressalta, no entanto, que as informações foram passadas por pessoas e que a perícia ainda está sendo feita.
O ex-motorista ainda se encontra no cômodo da casa do casal, que foi levado para receber atendimento médico em Juazeiro do Norte. "A princípio, a informação que eu tenho é que eles foram levados para Juazeiro, mas deverão ser encaminhados para Fortaleza de helicóptero. Parece que eles não correm risco de morte", afirmou o delegado.
Edenilda Lopes de Oliveira, conhecida como Dena Oliveira, é natural do distrito de Iborepi, no município de Lavras da Mangabeira, onde foi prefeita por dois mandatos, entre 2005 e 2012. Ela também é mãe do deputado Daniel Oliveira (PMDB).

Carnaval Aracoiaba 2015 - Encomende o seu abadá


Já está disponível o abadá do Carnaval Aracoiaba 2015. Bloco Avisa que EU cheguei!!

Instagram: @flaviosilvaoficial
Preço: 20,00
Reserve já a sua whats: 85 99308211
Limitadas!! P M G GG

Parentes de vítimas do voo da AirAsia entram em choque ao verem corpos

Familiares de vítimas do voo da AirAsia choram após saberem da localização dos destroços da aeronave nesta terça-feira (30) (Foto: Beawiharta/Reuters)Familiares de vítimas do voo da AirAsia choram após saberem da localização dos destroços da aeronave nesta terça-feira (30) (Foto: Beawiharta/Reuters)
Familiares de pessoas que estavam no voo QZ-8501 da AirAsia, desaparecido desde o último domingo (28) após decolar de Surabaia, na Indonésia, para Cingapura, entraram em choque nesta terça-feira (30) após o anúncio de que os destroços da aeronave tinham sido encontrados no Mar de Java.
Fotos de corpos flutuando no mar foram transmitidas pela televisão e parentes de passageiros reunidos em um centro de crise em Surabaya choravam com as mãos na cabeça. Segundo um repórter da Reuters, algumas pessoas entraram em colapso em meio ao choro e foram socorridas.
"Vocês têm de ser fortes", disse a prefeita de Surabaya, Tri Rismaharini, ao confortar familiares das vítimas. "Eles não são nossos, eles pertencem a Deus."
O CEO da AirAsia, Tony Fernandes, escreveu no Twitter que “meu coração está cheio de tristeza por todas as famílias envolvidas no QZ 8501. Em nome da AirAsia, minhas condolências a todos. Palavras não podem expressar o quanto estou triste”. A mensagem foi publicada após a localização dos destroços.
Equipes do governo carregam parente de passageiro do voo da AirAsia que passou mal após saber da localização dos destroços do voo (Foto: Beawiharta/Reuters)Equipes do governo carregam parente de passageiro do voo da AirAsia que passou mal após saber da localização dos destroços do voo (Foto: Beawiharta/Reuters)
Cerca de 30 navios e 21 aviões de Indonésia, Austrália, Malásia, Cingapura, Coreia do Sul e Estados Unidos estão envolvidos nas buscas.
Mais de 40 corpos já foram recuperados do mar, informou um porta-voz da Marinha. O trabalho é feito por equipes a bordo de um navio de guerra.
Além disso, um avião militar detectou uma “sombra” no fundo do oceano, que pode corresponder ao avião desaparecido. “Um Hércules da Força Aérea achou um objeto descrito como uma sombra no fundo do mar com a forma de um avião”, disse Bambang Soelistyo, chefe da Agência Nacional de Buscas e Resgate do país (Basarnas).
Parentes de passageiros do avião da AirAsia que caiu no mar choram no aeroporto de Juanda, em Surabaya, na Indonésia, ao receberem a notícia da localização dos destroços da aeronave nesta terça-feira (30) (Foto: Manan Vatsyayana/AFP)Parentes de passageiros do avião da AirAsia que caiu no mar choram no aeroporto de Juanda, em Surabaya, na Indonésia, ao receberem a notícia da localização dos destroços da aeronave nesta terça-feira (30) (Foto: Manan Vatsyayana/AFP)Fonte: G1

Corpos e destroços de voo da AirAsia que sumiu são localizados

Imagem área mostra o que podem ser os detroços da aeronave da AirAsia (Foto: BAY ISMOYO/AFP)Imagem áerea mostra o que podem ser os detroços da aeronave da AirAsia (Foto: BAY ISMOYO/AFP)
As autoridades da Indonésia confirmaram nesta terça-feira (30) que os destroços encontrados por um pescador no Mar de Java são do voo QZ-8501 da AirAsia, desaparecido desde o último domingo (28) no horário local, noite de sábado (27) no Brasil. O Airbus A-320-200 levava 162 pessoas de Surabaia, na Indonésia, para Cingapura.
29/12 - arte airasia  (Foto: Arte/G1)
A Agência Nacional de Buscas e Resgate do país (Basarnas) afirmou que os pedaços da porta e de uma rampa de emergência da aeronave estavam a cerca de 10 quilômetros da última posição registrada pelos radares.
Cerca de 30 navios e 21 aviões de Indonésia, Austrália, Malásia, Cingapura, Coreia do Sul e Estados Unidos estão envolvidos nas buscas.
Três corpos foram recuperados até agora, segundo Bambang Soelistyo, diretor da agência. Os corpos de duas mulheres e um homem foram levados para o navio de guerra Bung Tomo, que participa do resgate, de acordo com informações da France Presse.
Mais cedo, um porta-voz da marinha indonésia chegou a informar que 40 corpos já haviam sido recuperados do mar. Ele afirmou posteriormente que se tratou de um mal entendido com sua equipe.
O mau tempo atrapalha os trabalhos de resgate.
Além disso, um avião militar detectou uma “sombra” no fundo do oceano, que pode corresponder ao avião desaparecido. “Um Hércules da Força Aérea achou um objeto descrito como uma sombra no fundo do mar com a forma de um avião”, disse Bambang Soelistyo, chede da Basarnas.
O Ministério das Comunicações da Indonésia (Kemenhub) afirmou que o logotipo da companhia asiática foi identificado em alguns dos objetos localizados no mar, conforme o jornal local "Detik".
As partes do avião estão no estreito de Karimata, que separa as ilhas de Bornéu e Belitung, próximo de uma base aérea que serviu como ponto de decolagem para os aviões que participam da operação internacional de busca e resgate.
30/12 - Comandante indonésio apresenta objetos retirados do mar que pertenciam ao voo 8501 da AirAsia, como uma mala azul e o que parece ser um tanque de oxigênio, na base aérea de Pangkalan Bun (Foto: Dewi Nurcahyani/AP)30/12 - Comandante indonésio apresenta objetos retirados do mar que pertenciam ao voo 8501 da AirAsia, como uma mala azul e o que parece ser um tanque de oxigênio, na base aérea de Pangkalan Bun (Foto: Dewi Nurcahyani/AP)

Capistrano e mais sete municípios receberão o Garantia-Safra a partir de 2 de janeiro

Os novos municípios beneficiados são Aquiraz, Catarina, Capistrano, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Potengi e Tamboril. A primeira parcela estará disponível para pagamento a partir de 2 de janeiro nas Agência da Caixa Econômica Federal ou nas Agências Lotéricas.


13.485 agricultores familiares de oito municípios cearenses receberão a primeira parcela do Garantia-Safra 2013/2014 a partir de janeiro deste ano. Serão R$ 850,00 divididos em cinco parcelas.O benefício é pago aos agricultores em caso de perda de safra igual ou superior a 50% da safra, comprovado por laudo pelo MDA.

Os municípios beneficiados são Aquiraz, Catarina, Capistrano, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Potengi e Tamboril. A primeira parcela estará disponível para pagamento a partir de 2 de janeiro nas Agência da Caixa Econômica Federal ou nas Agências Lotéricas.

207.245 agricultores cearenses de 94 municípios receberam ou estão recebendo o benefício do Garantia-Safra, referente à safra 2013/2014.

Safra 2014-2015
Agricultores que não se cadastraram ou não receberam o benefício em 2014 podem fazer o cadastro para recebê-lo em 2015. O cadastro deve ser feito nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), nos sindicatos rurais ou nas prefeituras.

Conforme o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, 350 mil vagas estão garantidas para o Estado do Ceará. Terão direito a se inscreverem no benefício os agricultores familiares com renda mensal de até R$ 1,5 salário mínimo e que produzem em áreas entre 0,6 e 5 hectares de terra.

O Fundo Garantia Safra está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e institui o Benefício Garantia Safra com o objetivo de assegurar condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra em razão do fenômeno de estiagem ou excesso hídrico, situados na área de atuação.

O secretário Nelson Martins confirma ainda que o Estado do Ceará está negociando com o Governo Federal o pagamento do Garantia-Safra aos agricultores familiares já cadastrados caso se configure mais um ano de seca.

Servidores do IJF decidem se entram em greve nesta terça-feira

IJF 1Os servidores do Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, realizam nesta terça-feira, 30, uma assembleia, onde a categoria irá deliberar sobre a paralisação por tempo indeterminado, pois, segundo o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Fortaleza (Sindifort), a Prefeitura tem aprovado medidas contra os servidores.
Segundo os servidores, a  alteração na lei de suplementação prejudica os servidores. A assembleia é um indicativo de greve para que o prefeito Roberto Cláudio barre as alterações na lei de suplementação da carga horária e da lei que reduz o valor das horas extras em relação ao valor da hora extra normal. Caso a greve seja aprovada, a paralisação será iniciada a partir das 00h do dia 6 de janeiro, com definição de escala de serviço para assegurar a prestação de serviços essenciais e indispensáveis ao atendimento.

MEC disciplina uso simultâneo de ProUni e Fies

prouni
O Ministério da Educação disciplinou o uso simultâneo de recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). Um estudante só poderá usar os dois programas quando tiver bolsa parcial do ProUni e o complemento do Fies for para o mesmo curso e na mesma instituição de ensino superior. A determinação está em portaria publicada na edição de hoje (29) do Diário Oficial da União.
São considerados uso simultâneo dos benefícios os seguintes casos: ocupação de bolsa integral do ProUni e de utilização do Fies; ocupação de bolsa parcial do ProUni e de utilização de financiamento do Fies para cursos ou instituições de ensino superior distintos; ocupação de bolsa parcial do ProUni e de utilização de financiamento do Fies para mesmo curso e mesma instituição, se a soma do percentual da bolsa e do financiamento resultar em valor superior ao encargo educacional com desconto.
O estudante que não se enquadrar nas normas poderá optar por um dos programas, e também será permitido transferir o financiamento do Fies para o mesmo curso onde tem a bolsa parcial do ProUni e vice-versa.

Presidenta Dilma Rousseff anuncia mais 7 nomes de seu ministério

NOTA OFICIAL
Presidenta Dilma Rousseff anuncia mais 7 nomes de seu ministério

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (29) novos nomes do seu ministério.

São eles: Antonio Carlos Rodrigues (Transporte); Gilberto Occhi (Integração); Miguel Rossetto (Secretaria-Geral); Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário); Pepe Vargas (Relações Institucionais); Ricardo Berzoini (Comunicações); e Carlos Gabas (Previdência).

Entre os nomeados estão cinco ministros do PT, um do PR e um do PP. Nesta nova etapa, a presidente fechou os petistas que emperravam a reforma ministerial, por conta de disputas entre as diferentes correntes do partido. Sai fortalecida a minoritária Democracia Socialista (DS), com a ida de Rossetto e Pepe para o Palácio do Planalto, integrando o círculo de confiança da presidente, em detrimento da corrente majoritária, Construindo um Novo Brasil (CNB), da qual faz parte Berzoini, deslocado para as Comunicações.

Dilma ainda falta anunciar os nomes de 15 ministros, entre auxiliares que serão mantidos e novos integrantes de sua equipe.

A presidenta agradeceu a dedicação dos ministros: Francisco Teixeira (Integração); Garibaldi Alves (Previdência Social); Gilberto Carvalho (Secretaria Geral); Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário); Paulo Bernardo (Comunicações); Paulo Sérgio Passos (Transportes); e Ricardo Berzoini (Relações Institucionais).

A posse dos novos ministros será realizada no dia 1º de janeiro.

* Com informações do Blog do Planalto


Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23423

Cid Gomes visita obras da seda da FioCruz no Ceará

TECNOLOGIA EM SAÚDE
Cid Gomes visita obras da seda da FioCruz no Ceará

O governador Cid Gomes visita nesta terça-feira, 30 de dezembro, às 10 horas, o canteiro de obras da unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará, no Polo Industrial e Tecnológico da Saúde, localizado no bairro da Precabura, município de Eusébio. A unidade ocupará 30 mil metros quadrados de uma área total urbanizada de 40 mil metros quadrados. Até o final de 2015 serão concluídos o prédio de Gestão e Ensino, com 30 salas de aula, e o auditório com 300 lugares. Em 2016 serão entregues o prédio da infraestrutura e os estacionamentos. A construção do prédio de laboratórios terá início em janeiro de 2015 e será concluído em 2016.

O Polo Industrial e Tecnológico da Saúde está sendo instalado em terreno de 55 hectares desapropriado pelo Estado, conforme o decreto nº 29.803, de 15 de julho de 2009. São três empresas âncoras: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia) e Isofarma. A unidade da Fiocruz no Ceará definiu como grandes objetivos fortalecer e qualificar a atenção Básica à Saúde e estimular o desenvolvimento do polo industrial, abrangendo as áreas de medicamentos e de equipamentos.

Em 2012 o Governo do Estado desapropriou mais 22 hectares para a área de produção industrial do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos), setor de produção de vacinas e biofármacos da Fiocruz. Os projetos estão sendo preparados para a produção inicial da vacina contra a febre amarela, e, em seguida, da taliglucerase, medicamento para a Doença de Gaucher. Este ano, o governador Cid Gomes visitou em Israel a fábrica da taliglucerase, cuja tecnologia será transferida para Biomanguinhos. Os investimentos previstos pelo Ministério da Saúde para as obras da Fiocruz Ceará são de R$ 170 milhões em quatro anos.

Com escritório instalado em Fortaleza desde 2009, a Fiocruz Ceará coordenou a implantação do Mestrado Profissional em Saúde da Família com 10 Universidades do Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba, formando a primeira turma com 94 mestres. No momento, 130 mestrandos integram a segunda turma. No ano passado iniciou o Doutorado em Medicina Tropical com a Universidade Federal do Ceará (UFC) para a formação de 12 doutores para esta área de pesquisa no Estado. Atualmente trabalham na Fiocruz Ceará 13 pesquisadores e sete funcionários da área administrativa.

* Com informações do Governo do Ceará

Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23426

Eleição da nova diretoria da Aprece acontece dia 30 de janeiro

CONVOCAÇÃO
Eleição da nova diretoria da Aprece acontece dia 30 de janeiro


Por meio de edital, datado de 29 de dezembro de 2014, a Aprece está convocando todos os representantes de seus municípios associados, nos termos dos artigos 22, 24, 41 a 59 de seu Estatuto Social, para comparecerem à sua Assembleia Geral Ordinária, no próximo dia 30 de janeiro. O encontro, que acontecerá no Auditório do Banco do Brasil (Avenida Santos Dumont, nº 2889), a partir das 8h:30, objetiva realizar a eleição da nova diretoria executiva da Aprece, além de apreciar a prestação de contas anuais e o Relatório do Conselho Fiscal.

O pedido para o registro das chapas, cujo modelo pode ser obtido AQUI, deverá observar o disposto nos artigos 42 a 49 do Estatuto, sendo encaminhado ao Presidente da Comissão Eleitoral, no endereço da Aprece: Rua Maria Tomásia, 230, Bairro Aldeota, Fortaleza-Ceará, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, a partir da data da publicação. O prazo final para registro de chapa se encerra no dia 19 de janeiro, conforme o artigo 44 do Estatuto.

Confira os demais documentos referentes ao PROCESSO ELEITORAL DA APRECE.

* Com informações da APRECE

Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23428

Beneficiários do INSS devem comprovar vida e renovar senha até amanhã

PREVIDÊNCIA SOCIAL
Beneficiários do INSS devem comprovar vida e renovar senha até amanhã 

Esta terça-feira (30) é o último dia para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) procurar os bancos para comprovar vida e renovar a senha bancária. Para tanto, o beneficiário deve ir até a agência em que recebe o benefício e apresentar documento oficial com foto, tais como carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação.

Embora o prazo dado pelo INSS seja o dia 31 de dezembro, os bancos não estarão abertos ao público nesse dia, conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Por isso, é importante ficar atento e evitar empecilhos para efetivar as ações, que são obrigatórias.

Quem não puder comparecer presencialmente à agência, poderá valer-se de um procurador cadastrado no INSS ou de seu representante legal. Caso a ausência decorra de doenças ou dificuldade de locomoção, o procurador deverá comparecer a uma agência da Previdência Social portando procuração assinada e atestado médico emitido nos últimos 30 dias, além dos documentos de identificação dele e do beneficiário.

A falta de renovação pode levar à interrupção do pagamento do benefício, até que a situação seja regularizada. O Ministério da Previdência Social calcula que, dos 32 milhões de beneficiários do INSS, mais de 30 milhões fizeram os procedimentos obrigatórios até o dia 15 de dezembro, data da última contagem oficial.

*Fonte:Agência Brasil.

Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23407

Após assumir o Governo do Ceará , Camilo vai à posse de Dilma e Cid

NOVO EXECUTIVO
Após assumir o Governo do Ceará , Camilo vai à posse de Dilma e Cid

Camilo Santana (PT) terá uma agenda apertada em seu primeiro dia de mandato. Na próxima quinta-feira (01), logo pela manhã, acontece a cerimônia de posse do novo governador, na Assembleia Legislativa do Ceará. Do Plenário, o petista seguirá às pressas para o Palácio da Abolição, para oficializar a transição do comando do Executivo.

Da sede do Governo do Estado, Camilo acompanha seu antecessor, Cid Gomes (PROS), a Brasília, onde acontece a cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff (PT), no final da tarde. Cid, que chegou a anunciar um contrato de trabalho com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), deixa o Governo cearense para se integrar a nova equipe de Dilma, assumindo o Ministério da Educação no dia seguinte.

Mais em: Camilo Santana conclui anúncio do novo secretariado 

A confirmação da agenda de Camilo aconteceu nesta segunda-feira (29), quando ele anunciou os principais nomes de sua equipe de Governo, que também toma posse nesta quinta-feira (01). As ações prioritárias da gestão serão apresentadas na próxima segunda-feira (05), quando está marcada a primeira reunião do novo Executivo cearense.


Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23424

Camilo abriga no secretariado aliados derrotados na eleição

Image-0-Artigo-1769667-1
O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou o seu secretariado, ontem à tarde, ao lado da vice-governadora Izolda Cela. Sediado no Palácio da Abolição, o evento foi breve e não contou com a presença dos novos secretários
FOTO: BRUNO GOMES
Image-0-Artigo-1769668-1
Dedé Teixeira, que será secretário da Pesca, comemorou o aumento da bancada petista na AL
FOTO: JOSE LEOMAR
Image-1-Artigo-1769668-1
O presidente estadual do PSD, Almicyr Pinto, diz que Camilo Santana atendeu às demandas da sigla
FOTO: TUNO VIEIRA
Faltando dois dias para ser empossado governador do Estado, o petista Camilo Santana anunciou, ontem, no Palácio da Abolição, a equipe de secretários da próxima gestão estadual. A lista contempla aliados derrotados nas eleições deste ano, deputados estaduais e representantes de partidos da base aliada. O governador eleito também manteve secretários do Governo Cid Gomes, remanejando alguns deles para outras áreas da gestão.
Com a saída de parlamentares da Assembleia Legislativa para o primeiro escalão do Executivo, quatro suplentes conseguirão assumir vaga no Legislativo cearense, numa clara tentativa do governador em agradar o maior número possível de aliados. No dia 5 de janeiro, Camilo Santana fará a primeira reunião com o seu secretariado.
Considerada uma das áreas mais críticas do Governo, a Segurança pública será comandada pelo delegado da Polícia Federal Delci Teixeira, que já foi superintendente em outros quatro estados e assessor de disciplina do Ministério da Justiça. Segundo o governador eleito admitiu, o novo secretário da Segurança é da cota do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da presidente Dilma Rousseff, com os quais Camilo diz ter se reunido para discutir a indicação. Hoje o titular da pasta é o também delegado federal Servilho Paiva.
"A escolha foi pelo perfil, experiências, recomendações e pela nova visão que a gente quer dar à Segurança pública no Estado do Ceará", justificou Camilo Santana, reforçando que criará um comitê para implementar um programa estadual de Segurança pública que integre as demais áreas do Governo. O grupo deve receber consultoria do Comitê Nacional de Estudos sobre a Violência, informou o petista.
Saúde
Área central do Governo, a Secretaria da Saúde será coordenada pelo médico Carlile Lavor, que ocupou o mesmo cargo em 1987, durante o Governo Tasso Jereissati (PSDB). O atual secretário é o ex-ministro Ciro Gomes, irmão do governador Cid Gomes. Já a Educação do Estado não deve passar por mudanças significativas, pois o então secretário adjunto Maurício Holanda, que substituiu neste ano a ex-secretária da Educação Izolda Cela (vice-governadora eleita), continuará à frente da Pasta.
Outra secretaria que continua na mesma linha da gestão Cid Gomes é a do Trabalho e Desenvolvimento Social, da cota do PDT. O atual secretário Josbertini Clementino permanecerá no cargo. Já a Secretaria da Justiça será coordenada em 2015 pelo advogado Hélio Leitão.
A escolha de quatro deputados estaduais eleitos para ocupar cargos no Governo Estadual também animou os suplentes da Assembleia Legislativa. David Durand será o próximo secretário do Esporte, Mirian Sobreira comandará a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas, Osmar Baquit será o titular da Secretaria da Pesca, Aquicultura e Agricultura Irrigada, enquanto Ivo Gomes assume como secretário das Cidades, pasta que já foi ocupada por Camilo e tem substancial peso político.
Suplentes
Com a incorporação dos deputados nas secretarias estaduais, o governador eleito do Ceará abre espaço na Assembleia Legislativa para os suplentes Leonardo Pinheiro (PSD), Professor Teodoro (PSD), Fernando Hugo (SD) e Rachel Marques (PT). Já o vereador de Fortaleza Guilherme Sampaio (PT) será o secretário da Cultura. Ele foi um dos coordenadores do comitê setorial de Camilo Santana durante a campanha eleitoral e já se articulava internamente para garantir o comando da pasta.
Dentre os aliados derrotados no pleito deste ano contemplados na próxima gestão, Mauro Filho (PROS), que disputou a vaga de senador, continuará à frente da Secretaria da Fazenda, onde atuou por quase oito anos. Já o senador Inácio Arruda (PCdoB)), que ficará sem mandato no próximo ano, foi escolhido para a Secretaria da Ciência e Tecnologia. Deputado federal que não tentou a reeleição, o Padre José Linhares (PP) ficou com o Conselho de Educação.
Correligionário de Camilo Santana e sem conseguir se reeleger, Dedé Teixeira coordenará a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), cujo titular era o também petista Nelson Martins, que agora vai para a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). Outro quadro do PT derrotado nas eleições que terá vez na próxima gestão estadual é o deputado Artur Bruno, próximo secretário do Meio Ambiente.
A ex-presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) Nicolle Barbosa foi contemplada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, hoje com status de conselho. A empresária rompeu com o diretório estadual do seu partido, o PSB, após ser preterida como candidata a governadora, e passou a fazer campanha para Camilo Santana. O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, assume a Secretaria de Recursos Hídricos.
Em entrevista coletiva à imprensa no Palácio da Abolição, Camilo Santana adiantou mudanças que vai implementar nas pastas, entre as quais a extinção da Secretaria de Grandes Eventos Esportivos e a elevação de algumas coordenadorias ao status de secretaria. Salientou que vai enviar um projeto à Assembleia Legislativa, nos cem primeiros dias de Governo, estabelecendo uma reforma administrativa.
Aliados no Governo
Camilo reconhece que procurou acomodar no Governo aliados que não obtiveram êxito nas eleições estaduais, mas pondera que seguiu outras exigências. "Sem dúvida, mas não só o fato de algum candidato ter sido derrotado, mas o perfil, a competência e disposição de cada um. É importante a disposição que cada um terá", apontou.
O governador eleito do Ceará afirmou que demorou a divulgar os nomes dos novos secretários porque aguardava a nomeação dos ministros da presidente Dilma Rousseff e por respeito aos atuais secretários estaduais. Ainda está indefinido o nome de quem comandará a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado, órgão considerado importante na estrutura da secretaria.
O chefe de gabinete do governador será o atual secretário da Juventude de Fortaleza, Élcio Batista, que trabalhou na elaboração do plano de governo de Camilo. Danilo Serpa, que ocupou o cargo na gestão Cid Gomes, foi remanejado para a Secretaria de Relações Institucionais, que hoje ainda tem caráter de coordenadoria. O chefe da Casa Civil será o advogado e arquiteto Alexandre Lacerda Landim. Quem ocupa atualmente esse cargo é Arialdo Pinho, que agora será o secretário do Turismo.
O secretário do Planejamento será o engenheiro e professor da UFC Hugo Figueiredo. A pasta de Infraestrutura, uma das que mais movimentam recursos no Estado, será comandada pelo engenheiro André Facó, diretor da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O procurador geral do Estado será o professor de Direito da UFC Juvêncio Vasconcelos. A Casa Militar ficará com o Coronel Célio Studart.
Perfil político agrada aos partidos
O perfil político dos secretários anunciados, ontem, no Palácio da Abolição, pelo governador eleito Camilo Santana agradou dirigentes e membros dos partidos políticos contemplados com a nomeação para algumas das Pastas. Na avaliação de cada representante, o futuro gestor conseguiu mesclar a competência necessária para assumir cada área com as demandas do cenário político ao garantir que candidatos derrotados no processo eleitoral deste ano fossem nomeados e que vagas na Assembleia Legislativa fossem abertas para a chegada de suplentes.
Das quatro secretarias destinadas a lideranças do PT, por exemplo, três serão ocupadas por candidatos derrotados na eleição deste ano para os cargos de deputado estadual. Camilo Santana também permitiu que diferentes tendências internas da legenda fossem beneficiadas. Um dos contemplados, Dedé Teixeira, faz parte do grupo intitulado Campo Democrático, liderado pelo deputado federal José Guimarães. Já Artur Bruno representa a corrente Reencantando, enquanto Guilherme Sampaio lidera o coletivo interno chamado Casa Vermelha.
O deputado Dedé Teixeira avaliou que Camilo Santana conseguiu beneficiar não só o PT como todos os outros partidos que o ajudaram a eleger. O petista ressaltou, no entanto, que cada nome contemplado tem capacidade para gerir cada Pasta. "Eu acho que o Camilo teve toda uma preocupação em contemplar cada partido. Mas além do PT ter sido contemplado bem, foram bons nomes. Camilo escolheu nomes que podem enfrentar bem cada um dos desafios existentes nessas secretarias", destacou o próximo secretário do Desenvolvimento Agrário.
Dedé Teixeira lembrou ainda que a nomeação de quatro deputados estaduais eleitos, além da escolha do nome dele para assumir uma Pasta também vai permitir o aumento da bancada petista na Assembleia para três deputados estaduais e ele afirmou que serão grandes as chances ao longo desses quatro anos de o grupo se ampliar ainda mais. "Nós vamos ficar com três ou até quatro deputados estaduais", pontuou o parlamentar.
O petista se referiu à deputada Rachel Marques, que ficou como quinta suplente, mas assumirá o cargo com a saída dos eleitos para o Executivo e ressaltou que o sexto suplente é outro petista, Manoel Santana. "Não foi contemplado nesse primeiro momento, mas será o primeiro a assumir no caso de qualquer outro afastamento", destacou.
O presidente do PCdoB, Luiz Carlos Paes, também assegurou que a legenda ficou satisfeita com a indicação do senador Inácio Arruda para a Secretaria de Ciência e Tecnologia em Educação e negou que a nomeação tenha sido uma forma de compensar o desgaste gerado no início do processo eleitoral.
Antes da definição de quem seriam os nomes da coligação majoritária, o PCdoB lutou para indicar Inácio Arruda para alguma das vagas, mas o partido acabou sendo preterido por expoentes do PROS e do PT.
Passado
Paes garantiu, porém, que o desgaste ficou no passado e a nomeação de Inácio Arruda apenas seguiu a lógica da posição que o partido assumiu durante os dois mandatos do governador Cid Gomes ao assumir Pastas importantes . "Não foi uma compensação. No governo Cid, nós ficamos a frente da saúde. O partido teve uma contribuição importante no processo de construção de todo essa rede de saúde. Depois tivemos a frente da Secretaria de Esportes" citou.
Além da influência política, Luiz Carlos Paes destacou que a nomeação de Inácio Arruda também foi justificada pela afinidade dele com o setor de ciência e tecnologia. "Acho que o Inácio é uma pessoa que se identifica muito pela luta do desenvolvimento e a Sec. É muito ligado a essa luta. Então, o partido está muito satisfeito", acrescentou o dirigente do partido.
Já o presidente estadual do PSD, Almicyr Pinto, frisou que a formação do secretariado atendeu aos dois pedidos feito pela legenda ao governador eleito. "Queríamos uma secretaria com capilaridades e pedimos que ele tentasse adequar algumas situações em relação à Assembleia Legislativa", revelou.
Com o novo secretariado, os dois suplentes do PSD, Leonardo Pinheiro e Professor Teodoro, retornarão à Assembleia Legislativa. "Ele teve que atender muita gente poderosa e eu acho que, de certa forma, ele conseguiu", analisou o dirigente
O presidente estadual do PDT, André Figueiredo, até o início da noite, ainda não tinha tomado conhecimento da lista, mas afirmou que o desejo maior era permanecer com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), assim como ocorreu. "Nós tivemos uma conversa há quase um mês e apresentamos nomes, incluindo o do Josbertini", mencionou.
Saiba mais
Mudanças
Camilo Santana já anunciou que fará, nos três primeiros meses de gestão, uma reforma administrativa. Entre as mudanças, a Secretaria da Pesca incorpora a Pesca, Aquicultura e Agricultura Irrigada. Ele diz que vai extinguir a Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivos
Coordenadorias
O próximo governador ainda vai elevar algumas coordenadorias ao status de secretaria, como a de Relações Institucionais e a de Política sobre Drogas. O Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico também vai virar secretaria
Mandatos
No secretariado de Camilo, fica clara a tentativa de contemplar aliados que ficariam sem mandato em 2015
er
Fonte: DN

JUNTOS? - Bruna Marquezine curte noite ao lado de Marlon Teixeira

Bruna Marquezine e Marlon Teixeira
Bruna Marquezine e Marlon Teixeira em clima de intimidade
Bruna Marquezine e Marlon Teixeira
Depois dos boatos que teriam ficados, em Miami, Bruna Marquezine e Marlon Teixeiraparecem que estão mesmo juntos. Os dois não fizeram de esconder o clima de intimidade na noite de segunda-feira (29), quando aproveitaram a noite em Jurerê Internacional, em Florianópolis, Santa Catarina. 
Em novembro, quando foi questionada sobre o affair, Bruna não confirmou, mas também não negou o romance. "Não vou falar sobre isso. Diz respeito a minha vida pessoal", respondeu. A ex-namorada de Neymar e o modelo já desfilaram juntos durante a semana de moda do Rio de Janeiro. 
Fonte: DN

Governo muda benefícios como pensão por morte e seguro-desemprego

O governo federal anunciou regras mais rígidas que devem reduzir o pagamento de benefícios como pensão por morte, auxílio doença, abono salarial, seguro-desemprego e seguro defeso.
Essas mudanças só afetam futuros beneficiários, tanto do setor público como do INSS. Não atingem quem já recebe esses recursos.
A maior parte das alterações será feita por meio de medidas provisórias que terão de ser aprovados pelo Congresso Nacional. O objetivo é economizar R$ 18 bilhões por ano.
Para o abono salarial, que é pago ao trabalhador que recebeu até dois salários mínimos, haverá carência de seis meses de trabalho. O pagamento passa a ser proporcional ao tempo trabalhado no ano, como acontece com o 13º.
No seguro-desemprego, o período de carência passa de seis meses para 18 meses na primeira solicitação e para 12 meses na segunda. Fica mantido em seis meses na terceira solicitação.
Pensão por morte
Na pensão por morte, haverá carência de 24 meses de contribuição para direito à pensão para o cônjuge. Também será exigido tempo mínimo de casamento ou união estável de 24 meses.
E haverá nova regra de cálculo do benefício: de 100% do salário benefício hoje para 50% + 10% por dependente até 100%.
Perderá o benefício quem for condenado por matar o segurado (crime doloso), para evitar que se pratique o crime com objetivo de herdar o pagamento.
Também acaba o benefício vitalício para cônjuges jovens. Será vitalício apenas para quem tem até 35 anos de expectativa de sobrevida (hoje, pessoas com 44 anos ou mais). A partir desse limite depende da idade.
Entre 39 a 43 anos de idade, o tempo de pagamento, por exemplo, cai para 15 anos de pensão. Pessoas com 21 anos ou menos, vão receber por apenas três anos esse benefício.
Auxílio doença
No auxílio doença, haverá um teto equivalente à média das últimas 12 contribuições. O governo também estabeleceu convênios para empresas que tem serviços médicos sob supervisão do INSS possam fazer a perícia.
No seguro desemprego para pescador artesanal (seguro defeso), o benefício será de um salário mínimo para pescadores exclusivos.
Fonte: DN

Hoje é aniversário do Radialista Neto Rodrigues

Neto Rodrigues
Íntimo, companheiro e um estímulo para acordar bem cedinho, seja no frio ou no calar, na serra ou no sertão, é assim que o radialista Neto Rodrigues é visto pelos seus ouvintes em mais de 40 cidades cearenses. Neto é ancora do Programa Acorda Serra Sertão que vai ao ar de 6:00h às 7:00h pela Som Zoom Sat de Aratuba.

Neto Rodrigues é carismático, autêntico e um entusiasta na busca pela veracidade dos fatos, ouvi-lo no rádio é ter a sensação de estamos tomando café e batendo um pago gostoso com um velho amigo na cozinha de nossa casa. Seu estilo é bem parecido ao de Hebe Camargo, a eterna rainha da TV brasileira, ele é líder absoluto de audiência no horário.

O radialista começou atuando na rádio comunitária FM Paz de Mulungu, fundada em 1999, em 2001 foi convidado para a rádio AM Pitguary em Maracanaú onde apresentou um programa de forró, vindo então a conhecer várias personalidades do rádio,  recebeu ainda convite para ser repórter (setorista) do Fortaleza Esporte Club na mesma emissora, em 2002 foi promovido a narrador esportivo filiado a Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará.

Neto ainda atuou na Rádio Metropolitana de Caucaia narrando jogos do Campeonato Cearense e Brasileiro 1º e 2º divisão, deu sua parcela de contribuição como repórter do Programa É de Lascar na FM Maior de Baturité.

Seguindo a vontade popular concorreu uma vaga na Câmara de Vereadores na cidade de Mulungu, no Maciço de Baturité em 2012, obtendo 207 votos não sendo eleito por um diferença de 6 votos, ficando na suplência do cargo.

Em 2013 a convite da Direção da Som Zoom Sat Aratuba ingresso no seleto grupo de profissionais da emissora como radialista apresentador e reportagens externas, onde atua até hoje. Na verdade o Maciço de Baturité ganhou um presente, em poder escutar todas as manhãs este profissional comprometido com o trabalho de informar a população, sempre pautado no respeito e na qualidade. 

O Site Aracoiaba News parabeniza, este grande profissional por sua bela atuação. Feliz Aniversário!!

Bateria: Ceará em Foco