Buscar

29 dezembro 2014

Prefeito Antônio Claudio participa de confraternização na comunidade de Caninhas

Na noite desta segunda-feira (29), a Associação Comunitária de Caninhas, tendo a frente o Ex-Vereador e atual presidente Paulo Sérgio Barros de Abreu, ao lado de lideranças e membros da comunidade, realizaram a confraternização de Ano Novo da entidade.
Um momento marcante, para muitos associados e comunidade, pois, puderam reunir-se para juntos fazerem uma retrospectiva de como foi o ano de 2014 para comunidade.
O evento contou com a presença ilustre de sua Excelência, o Prefeito de Aracoiaba, Antônio Claudio Pinheiro (PSDB). Em sua fala o prefeito destacava obras de grande valia para o município de Aracoiaba, bem como a aquisição de Escolas padrão MEC, Quadras de Esporte, Pavimentações, reformas enfim, Aracoiaba hoje se tornou um canteiro de obras em todo município, destacou Antonio Claudio.
 O Prefeito Antônio Claudio destacou ainda o bom trabalho realizado pela equipe de sua administração, bem como novos projetos que estão em andamento. Em sua fala direta a comunidade o mesmo fala de projetos e recursos garantidos que irão beneficiar a comunidade, dentre eles: complementação do abastecimento de água, recuperação da pavimentação e a construção de uma quadra poliesportiva.
O site Aracoiaba News, através de seu redator Flávio Silva esteve presente no evento e pode comprovar a satisfação da sociedade em ver seu município se desenvolver de forma rápida, graças ao empenho do seu gestor Antônio Claudio.

Facebook pede desculpas por frase usada em retrospectiva 2014

A frase,''Foi um grande ano! Obrigado por fazer parte dele'', usada como recordação dos melhores momentos de 2014, trouxe, para alguns, lembranças dolorosas
A frase: ''foi um grande ano! Obrigado por fazer parte dele'' foi usada como recordação dos melhores momentos de 2014
A frase da retrospectiva doFacebook, “Foi um grande ano! Obrigado por fazer parte dele”, foi usada como recordação dos melhores momentos de 2014. No entanto, para alguns, a frase gerou recordações dolorosas.
Com isso, a rede social se desculpou publicamente pelo recurso. O web designer Eric Meyer que perdeu, neste ano, a filha vítima de câncer cerebral não achou animadora a retrospectiva do Facebook.
Em uma postagem em seu blog, Meyer disse: “Essa crueldade algorítmica inadvertida é o resultado de um código que funciona na esmagadora maioria dos casos, lembrando as pessoas da grandiosidade de seus anos. Mas, para aqueles de nós que viveram a morte de entes queridos, não podemos querer dar outra olhada a esse ano que passou.
O gerente do projeto de retrospectiva do Facebook, Jonathan Gheller pediu desculpas a Meyer. “O aplicativo foi incrível para um monte de gente, mas é evidente que, neste caso, nós trouxemos tristeza ao invés de alegria”, afirmou.
Gheller disse ainda que era muito grato pelo tempo tomado em “sua dor para escrever o post em seu blog”.
Vários recursos usados pela rede social, em 2014, teve a personalização do papel de parede, da escolha de fotos e da edição de legendas.
No entanto, de acordo com o Olhar Digital, a frase final responsável pelo desconforto de alguns não poderia ser trocada.

Camilo Santana anuncia secretariado; Confira lista completa


O governador eleito Camilo Santana (PT) anunciou há pouco os nomes que comporão o secretariado de sua gestão. O petista destacou que a Secretaria de Grandes Eventos será extinta e informou que o responsável pela Controladoria de Disciplina será divulgado posteriormente. Confira a lista:

Secretaria da Saúde: médico sanitarista Carlile Lavor

Secretaria da Educação: atual secretário Maurício Holanda

Conselho de Educação:
 deputado federal Padre Zé Linhares (PP)

Secretaria de Infraestrutura: presidente da Cagece André Facó

Secretaria do Desenvolvimento Agrário: deputado estadual não reeleito Dedé Teixeira (PT)

Coordenadoria de Relações Institucionais se transforma em Secretaria de Relações Internacionais: atual chefe de gabinete do Governador Danilo Serpa (Pros)

Controladoria e Ouvidoria: deputado estadual Nelson Martins (PT)

Secretaria de Combate às Drogas (Nova): deputada estadual Miriam Sobreira (Pros)

Secretaria do Meio Ambiente: deputado estadual Artur Bruno (PT)

Secretaria de Cultura: vereador de Fortaleza Guilherme Sampaio (PT)

Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico se transforma em Secretaria: empresária e ex-presidente do CIC Nicolle Barbosa

Secretaria da Justiça e Cidadania:
 economista Hélio Leitão

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social: atual secretário Josbertini Clementino 

Secretaria do Esporte:
 eleito deputado estadual David Duran (PRB)

Secretaria de Recursos hídricos: atual ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira

Secretaria de Ciência e Tecnologia: senador, derrotado para deputado federal, Inácio Arruda (PCdoB)

Secretaria da Pesca e Aquicultura: deputado estadual Osmar Baquit (PSD)

Casa Militar: Coronel Túlio Studart

Secretaria do Planejamento: Hugo Figueiredo

Secretaria de Cidades: deputado estadual Ivo Gomes

Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social: delegado da Polícia Federal Delci Teixeira

Casa Civil: Alexandre Landim
Secretaria da Fazenda: deputado estadual, derrotado para o Senado, Mauro Filho (Pros)

Chefia de Gabinete do Governador: atual coordenador de Políticas para a Juventude da Prefeitura de Fortaleza, Hélcio Batista

Secretaria do Turismo: atual chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho

Procuradoria-Geral do Estado: Juvêncio Viana

Fonte: O POVO

Posse de Dilma terá Mujica e Maduro; Obama e Kirchner enviarão vices

A cerimônia de posse da presidente reeleita  Dilma Rousseff, que será realizada nesta quinta-feira (1º), em Brasília, contará com a presença de, ao menos, 27 chefes de Estado ou vice-chefes. Segundo o Palácio do Itamaraty, até o momento, confirmaram participação na solenidade, entre outros, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e os presidente do Uruguai, José Mujica, da Venezuela, Nicolás Maduro, e do Chile, Michelle Bachelet.
Também estarão presentes na cerimônia o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, o presidente eleito do Uruguai, Tabaré Vazquez, e o vice-presidente da Argentina, Amado Boudou. Segundo a agência EFE, a presidente argentina Cristina Kirchner suspendeu a viagem ao Brasil para a posse da colega brasileira em razão de uma fratura no tornozelo esquerdo.

Ela sofreu a fratura na última sexta-feira (26), enquanto descansava em sua residência de Río Gallegos, localizada 2,8 mil quilômetros ao sul de Buenos Aires. Por conta do problema no tornozelo, Cristina também suspendeu uma viagem que faria ao Vaticano em janeiro para se reunir com o papa Francisco.

Quatro banhistas morrem ao serem atingidos por um raio no litoral de SP

Trabalho de resgate das vítimas foi iniciada ainda na faixa de areia (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Trabalho de resgate das vítimas foi iniciado ainda na faixa de areia (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Quatro banhistas morreram, na tarde desta segunda-feira (29), após serem atingidos por um raio na orla de Praia Grande, no litoral sul de São Paulo. Outras quatro pessoas ficaram feridas com a descarga elétrica. Entre as vítimas fatais, estão três homens e uma mulher grávida. O bebê dela também morreu.
O grupo estava próximo a um quisque no bairro Canto do Forte quando foi atingido pelo raio, por volta das 15h. As vítimas foram levadas ao Hospital Irmã Dulce, no bairro Boqueirão, mas quatro não resistiram aos ferimentos. Entre os feridos, um está em estado grave e os outros três não correm risco de morte.
As chuvas atingiram a Baixada Santista no início da tarde e provocaram vários estragos, como quedas de árvores e inundações.
Ar-condicionado ficou pendurado em prédio de São Vicente (Foto: Arquivo Pessoal/ Laís Bimbati)Ar-condicionado ficou pendurado em prédio de
São Vicente (Foto: Laís Bimbati/Arquivo Pessoal)
Outros estragos da chuva
A mudança súbita no tempo acabou causando problemas em Santos, na subida do Morro da Nova Cintra, na Avenida Afonso Schimidt, na Zona Noroeste da cidade, na esquina da Avenida Jovino de Melo com a Rua Engenheiro Elias Machado e no Caminho São José, onde um barraco foi destelhado. Ninguém ficou ferido. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros já estão atendendo às ocorrências.
Ainda em Santos, nas avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes, foram registrados pontos de alagamento por causa das chuvas, mas os motoristas não encontram maiores problemas, tendo em vista que o trânsito flui normalmente. Bairros na Zona Noroeste também enfrentavam falta de energia elétrica por volta das 16h. Um shopping da cidade teve o telhado parcialmente destruído devido aos ventos fortes e à chuva, diversos veículos foram atingidos.
Os fortes ventos também danificaram um mercado atacadista de Santos, parte do teto do estabelecimento foi levantado com as rajadas, assustando os clientes. Algumas luminárias ficaram penduradas, mas não houve feridos. Estabelecimentos comerciais também sofreram com a tempestade e tiveram mercadorias derrubadas no chão.
Em São Vicente, ruas no entorno do bairro Biquinha, a Avenida Presidente Wilson, próximo ao Largo São Thomé de Souza, e a Rua Campos Sales tiveram pontos de alagamento. Na Rua Onze de Junho, um ar-condicionado chegou a ficar pendurado, mas foi recolhido pelos moradores. Além disso, os motoristas passaram a enfrentar um tráfego mais lento na cidade. Alguns bairros também sofreram com a falta de energia.
tempestade provoca estragos em Santos (Foto: Ivair Vieira Júnior/G1)Tempestade provocou estragos em Santos, SP (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)
  •  
tempestade provoca estragos em Santos (Foto: Ivair Vieira Júnior/G1)Tempestade provocou estragos em mercado atacadista de Santos (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)
tempestade provoca estragos em mercado atacadista em Santos (Foto: Ivair Vieira Júnior/G1)Mercadorias de estabelecimento comercial foram jogadas no chão (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)
Chuvas afetaram cidades do litoral de São Paulo (Foto: Mariane Rossi/ G1)Chuvas afetaram cidades do litoral de São Paulo (Foto: Mariane Rossi/G1)Fonte: G1

Élcio Batista será Chefe de Gabinete de Camilo Santana

NOVO GOVERNO
Élcio Batista será Chefe de Gabinete de Camilo Santana

Élcio Batista , coordenador de Políticas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, será o chefe de gabinete do governador Camilo Santana (PT). No governo Cid Gomes, o cargo é ocupado por Danilo Serpa, que segue para Brasília, para trabalhar como chefe de gabinete de Cid no MEC.

O governador eleito do Ceará, Camilo Santana (PT), anuncia, em instantes, em evento no Palácio da Abolição, os nomes que assumirão o comando do Executivo nos cargos de secretários, diretores, presidentes e coordenadores dos órgãos de administração direta, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista ligadas ao Estado.

* Mais informações, em instantes. Acompanhe.


Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23415

Pergunte ao Dr. Hellanyo: Um beijo de 10 segundos pode transferir 80 milhões de bactérias

Um estudo realizado por uma organização holandesa afirma que em um beijo rápido, de apenas 10 segundos, cerca de 80 milhões de bactérias são transferidas de uma boca para a outra.

Os pesquisadores monitoraram 21 casais, e, durante os beijos, descobriram que, aqueles que beijavam nove vezes por dia tinham maiores probabilidades de compartilhar bactérias presentes na saliva.

Outras pesquisas afirmam que podem existir mais de 700 tipos diferentes de bactérias na boca. Mas, de acordo com este novo estudo, algumas destas bactérias são compartilhadas mais facilmente do que outras. 


Os cientistas colheram ainda amostras de bactérias das línguas e da saliva dos voluntários antes e depois de um primeiro beijo de dez segundos.

De acordo com os cientistas, a população de bactérias na saliva mudou rapidamente depois de um beijo, enquanto que a da língua permanecia mais estável. Para o líder da pesquisa, o beijo de língua é um exemplo de exposição a um número gigantesco de bactérias num curto espaço de tempo.

Além da transferência de bactérias em um beijo, outros microrganismos também podem ser compartilhados, como no caso do vírus do Herpes Simples.

Herpes simples é uma infecção viral comum que se caracteriza pelo surgimento de pequenas bolhas ao redor dos lábios e/ou dos genitais – mas que também podem aparecer em qualquer outra parte do corpo.

Então, analise e escolha bem seu parceiro (ou sua parceira) na qual irá dar seu próximo beijo de 10 segundos.

Dr. Hellanyo Lemos
CRO 5154

Renato Roseno critica indicação de Cid e admite advertência a Toinha Rocha

NOVO LEGISLATIVO
Renato Roseno critica indicação de Cid e admite advertência a Toinha Rocha
Deputado eleito fala também das dificuldades em ser eleito sem receber verba de capital privado.

O deputado eleito Renato Roseno (Psol) criticou, na manhã desta segunda-feira, em entrevista ao Ceará News, as escolhas da presidenta Dilma Rousseff (PT) para compor seu quadro de ministros no novo mandato. As críticas atingiram, em especial, a senadora Kátia Abreu (PMDB) a Agricultura, e o governador Cid Gomes (PROS) para a pasta da Educação.

“A nomeação do governador Cid Gomes (PROS) como ministro da Educação é a cereja do bolo desse anúncio malsinado da presidenta Dilma. Sobretudo aqui no Ceará, onde nós presenciamos a violência com a qual os professores foram tratados durante as suas paralisações. O Cid Gomes foi um dos governadores que entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a Lei do Piso (para professores)”, disse Roseno, que ainda lembrou que as universidades estaduais já entram no terceiro mês de greve.

Divergência interna

O deputado eleito admitiu ainda que o Psol do Ceará advertiu a vereadora Toinha Rocha (Psol) por ter votado a favor da mesa diretora articulada pela prefeitura na Câmara Municipal.“O mandato não é expressão pessoal, as pessoas são eleitas em um partido, em um programa e obviamente esse programa e esse partido devem ser valorizados e respeitados”, destacou.

Confira a entrevista na íntegra.

Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23399

Posse de Dilma terá esquema de segurança com 4 mil agentes

RAMPA DO PLANALTO
Posse de Dilma terá esquema de segurança com 4 mil agentes 

Quatro mil agentes das Forças Armadas, das polícias Federal, Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito do Distrito Federal participarão do esquema de segurança da posse da presidenta Dilma Rousseff, na próxima quinta-feira (1°).

Os agentes atuarão no gramado da Esplanada dos Ministérios, no alto dos prédios e em helicópteros. Durante o trajeto em carro aberto da Catedral até o Congresso Nacional, Dilma será escoltada por motociclistas e agentes de segurança a cavalo.

Serão montadas barreiras de controle na rodoviária de Brasília, por onde a maioria do público deve chegar, e grades vão proteger a pista por onde passará o Rolls-Royce presidencial e a área externa do Palácio do Planalto.

Gmail é bloqueado na China

Por Paul Carsten
PEQUIM (Reuters) - O Gmail, do Google, foi bloqueado na China após meses de interrupções do maior serviço de email do mundo, e um grupo de ativistas anticensura sugeriu que a culpa era da intervenção do país asiático na Internet.
Vários endereços do Gmail na Internet foram cortados na China na sexta-feira, disse o GreatFire.org, um grupo de defesa de liberdade de expressão com sede na China. Usuários disseram que o serviço ainda estava sem funcionar nesta segunda-feira.
"Eu acho que o governo está apenas tentando eliminar a presença do Google na China e até enfraquecer seu mercado no exterior", disse um membro do GreatFire.org, que utiliza um pseudônimo.
"Imagine se os usuários do Gmail não puderem entrar em contato com clientes chineses. Muitas pessoas fora da China podem ser forçadas a trocar o Gmail".
O Relatório de Transparência do próprio Google, que mostra o tráfego de serviços do Google, mostrou uma diminuição do tráfego do Gmail na China na sexta-feira.
"Nós checamos e não há nada errado na nossa ponta", disse em um email um porta-voz do Google em Cingapura.
Quase todos os serviços do Google estão sendo pesadamente interrompidos na China desde junho deste ano, mas até a semana passada os usuários do Gmail ainda podiam acessar emails baixados via protocolos como IMAP, SMTP e POP3. Eles permitiam que as pessoas se comunicassem usando o Gmail em aplicativos como o email do iPhone, da Apple, e o Microsoft Outlook.
A China mantém controle pesado da Internet, impedindo quaisquer sinais de dissidência ou desafios ao Partido Comunista.
(Reportagem adicional de Ben Blanchard)
Fonte: R7

Agora é oficial! Leão contrata goleiro Deola

Deola assinou com o Leão até o final do ano, atendendo aos anseios da Maior Torcida do Estado, que pediu um goleiro de nível. (Artes: Maciel Júnior)

O Fortaleza vem reforçando o elenco a cada dia pensando na temporada 2015. E mais um reforço de peso foi confirmado pela diretoria do Leão. Trata-se do goleiro Deola, emprestado pelo Palmeiras, que se apresenta nesta terça feira à tarde no Pici. 

Eliton Deola é conhecido nacionalmente pelas belas atuações Brasil afora, principalmente vestindo a camisa do Verdão Paulista, onde atuou em 108 jogos. Goleiro é a oitava contratação do Leão para a temporada 2015. Antes dele fecharam com o Tricolor de Aço os volantes Pio, Jéfferson e Régis, os meias Marcio Diogo e Samuel, o lateral Auremir e o atacante Lúcio Maranhão. 

Saiba mais sobre Deola 

O goleiro Deola chamou a atenção do Palmeiras quando, ainda juvenil, enfrentou o clube vestindo a camisa do Atlético Sorocaba. Na sequência, após ser contratado, passou por todas as categorias de base e, inclusive, pelo extinto time B. 

Antes de estrear pelo profissional, foi emprestado algumas vezes. Sãocarlense, Matonense, Guarani, Juventus, Grêmio Barueri e Sertãozinho foram as equipes. 

Em 2009, com Marcos contundido, realizou sua primeira partida. Sua primeira grande sequência, porém, só viria em 2012, ano em que foi titular em boa parte do Campeonato Paulista. 

No meio da mesma temporada, aceitou uma proposta do Vitória, onde permaneceu até o fim de 2013, quando, também por empréstimo, retornou ao Atlético Sorocaba. Depois do Paulistão, o jogador, que se destaca sobretudo pela agilidade, voltou a compor a Academia de Goleiros. 

FICHA TÉCNICA
Nome: Eliton Deola
Posição: Goleiro
Data e local de nascimento: 19/04/1983 (31 anos) - Céu Azul/PR
Altura: 1.89m – Peso: 86Kg
Clubes: Palmeiras (2000-2003), Sãocarlense (2003), Matonense (2003), Palmeiras (2003-2006), Guarani (2006), Juventus (2007), Grêmio Barueri (2007), Sertãozinho (2008), Palmeiras (2008-2012), Vitória (2012-2013), Atlético Sorocaba (2014) e Palmeiras (2014)
Títulos: Copa do Brasil (2012) e Campeonato Baiano (2013)

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raissa Feijó
 


Fonte: http://fortalezaec.net/Noticia/Ver/Agora-e-oficial--Leao-contrata-goleiro-Deola-201412291227

Redenção - Devoção à Sta. Rita de Cássia é tema de longa-metragem

Os festejos à santa superam a devoção à padroeira da cidade, o que motivou cineasta a contar a história na tela
Redenção. Desde 1917 acontece, anualmente, neste município a maior festa religiosa do Maciço de Baturité e uma das maiores do Ceará. Trata-se do novenário de Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis, que apesar de não ser a padroeira do município, recebe a maior festa e tem também o maior número de devotos na cidade. O novenário acontece de 12 a 22 de setembro.

Nesse período, muitos visitantes vem à cidade para pagarem promessas e participarem da festa. Este ano tem uma novidade: o ator, produtor, roteirista e diretor Cássio Araújo, rodará nesse período o seu primeiro longa metragem - "Rita de Redenção" - cujo tema é os festejos de Santa Rita e a religiosidade do povo.

A padroeira de Redenção é Nossa Senhora da Imaculada Conceição, mas a grande festa religiosa da cidade, que movimenta grande número de fiéis locais e atrai pessoas de todo o Estado, é o tradicional novenário de Santa Rita.

E é essa realidade religiosa que Cássio Araújo, natural do município, contará em seu primeiro longa, com muita propriedade, já que a religiosidade é também, segundo o próprio diretor, arraigada em sua própria história e vida.

"Nasci aqui, vendo e vivendo a devoção à Santa Rita em casa, devido à devoção de minha mãe. Cresci vendo isso na cidade e fica muito forte na nossa própria história. Lembro que quando o parque de diversões chega à cidade, uma semana antes da festa, fato que acontece até hoje, a cidade já muda e começa a viver o clima da festa", conta Araújo.

A festa em homenagem à Santa Rica de Cássia, na cidade, tem dois diferenciais. A data de comemoração à santa em todos os locais é 22 de maio. Em Redenção, o novenário em devoção à santa acontece em setembro, de 12 a 22, devido ser a época da colheita. Outro aspecto interessante é o fato da santa não ser a padroeira da cidade e ainda assim ganhar uma festa maior do que a da padroeira N. Sra. da Imaculada Conceição.

Conforme Araújo, a história - que também é enfocada na película - vem de um padre que residia na cidade por volta de 1915. Ele teve problemas visuais e, em uma viagem à Roma com o bispo, foi curado de um olho. Santa Rita de Cássia havia sido santificada em 1900 e o padre tinha feito uma promessa a ela, pedindo a intercessão pela sua cura. Em troca do milagre, construiria uma capela ao retornar para Redenção.

Curado, o padre trouxe a imagem e um sino, construiu a capelá no Morro do Santo Cruzeiro. Daí deu início ao novenário, em 1917. Até os dias de hoje, a imagem original se encontra na capela - um dos cartões postais da cidade - e a veneração é realizada anualmente, tal como naquela época. "A imagem fica o ano inteiro na capela e no dia 12 de setembro é realizada uma missa campal. A imagem vem em procissão para a Igreja Matriz da Imaculada Conceição, que empresta a sua grande mansão para Santa Rita de Cássia, cuja capela é pequena. Depois dos dias de novena, a imagem volta em procissão para a capela. No longa conto tudo isso, essa história real com toda a religiosidade do povo presente ao longo desses anos de devoção", destaca Araújo.

Ficção

O longa - que será lançado no final deste ano em praça pública na cidade - contará com depoimentos de pessoas que alcançaram graças com a santa e também com uma parte ficcional de uma personagem chamada Rita, que tem uma estória de vida sofrida como a da própria santa, que sofria maus tratos do marido, segundo é revelado.

Permearão a história depoimentos em que as devotas se recusam a aparecerem e que por isso, atrizes interpretarão, no sentido de não omitir a realidade dos fiéis. Para isso, o diretor conta com a participação de várias atrizes que terão seus depoimentos fundindo-se com os depoimentos de não atores. Entre as atrizes, Antonieta Noronha e Leuda Bandeira, excelentes atrizes cearenses, premiadas nacionalmente no cinema.

Araújo destaca também a atenção da população de Redenção, que participa ativamente no apoio a pesquisa e na produção. Ele conta em seu currículo com a direção do curta metragem "Doce Amargo Infinito" em 2006, o qual passou por 15 festivais de cinema nacional e um internacional em Porto, Portugal, e vencedor de nove prêmios. Produtor do Cine Ceará nos anos de 1997 a 2000, secretário de Cultura de Redenção e atua no teatro desde 1991, tendo sido dirigido por diretores como Marcelo Costa, Walden Luiz, Carri Costa, João Falcão, entre outros.

História de fé
Moradores participam das filmagens
A partir de hoje, o diretor de cinema Cássio Araújo, o diretor de fotografia, Alex Meira, e demais integrantes da equipe, estão em Redenção fazendo filmagens para o documentário. Na história, eles contam com algumas devotas da santa, como a moradora Andrelina Amorim, mas também com atrizes, como Antonieta Noronha (fotos à esquerda e à direita). No alto, a Igreja Matriz de Redenção, com o altar onde tem a santa entre os destaques. No Rio Grande do Norte (alto à direita) há ponto de romaria.

Mais informações
Filmagens do documentário "Rita de Redenção", a partir de hoje no município de Redenção
Diretor Cássio Araújo
(85) 8790.1112

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER
Fonte: DN

Redenção - Cineasta cearense grava em cidade onde nasceu Sta. Rita

No município de Redenção, a festa em homenagem à santa supera a programação em louvor à padroeira
Redenção. Na primeira quinzena deste mês, o produtor de cinema, Cássio Araújo, e a diretora de fotografia, Janne Malaquias, vivenciaram uma experiência marcada por emoção ao rodarem cenas do longa metragem "Rita de Redenção", nas cidades de Roccaporena e Cássia, na Itália. A vasta coleta de depoimentos e o encontro com os lugares onde nasceu, viveu e morreu Santa Rita de Cássia deixaram impressões marcantes no trabalho da dupla.

O filme "Rita de Redenção" vai retratar a devoção dos fiéis e o novenário dedicado à santa católica, celebrado, anualmente, no mês de setembro, nesta cidade. A partir da festa religiosa, o roteiro inclui principais aspectos da vida da santa, apontada como a padroeira de causas impossíveis. As primeiras cenas foram gravadas em setembro passado, por ocasião dos festejos religiosos.

O esforço do produtor Cássio Araújo é para concluir o longa metragem em maio de 2014, pois ainda faltam algumas locações e coleta de depoimentos no Ceará. O maior desafio é captar recursos para o trabalho de edição digital que deverá ser feito pelo experiente Ruy Ferreira.

"O próximo passo é pleitear editais para finalização do filme", diz o produtor.

Produzir filme no Ceará é um desafio. Movido pela fé, Cássio Araújo vem vencendo os obstáculos e obtendo vitórias. As primeiras filmagens no Ceará tiveram apoio de empresários de Redenção, dos moradores e da família. As locações na Itália o surpreenderam. Surgiram apoios inesperados, mas necessários, que permitiram acesso a capelas, conventos e mosteiros, que bem retratam a vida da santa católica. "O difícil foi separar a emoção do trabalho técnico", confessa o produtor. "Era preciso manter distanciamento entre a fé, os relatos de milagres e a direção das locações cinematográficas".

Durante quatro dias, a dupla de produção visitou a basílica onde está exposto o corpo da santa, ouviu relatos da madre Natalina Todeschini, no convento onde viveu Rita de Cássia e colheu vários depoimentos. "Parece que vivi aquele momento histórico", diz Cássio Araújo, que é católico, devoto de Nossa Senhora de Fátima, mas que tem raízes históricas da fé alicerçada em Santa Rita, venerada pelos moradores de Redenção.

O próprio nome do produtor vem de uma promessa da mãe. Se o rebento fosse mulher, teria o nome da santa, mas como nasceu um varão, foi batizado de Cássio. "Quem nasceu em Redenção tem um toque forte de devoção, das lembranças do novenário na infância e adolescência, do parque instalado na cidade, das brincadeiras e da fé de sua gente", conta. "Tudo isso faz parte da minha vida e quero retratar aspectos da devoção e da festa no filme".

A padroeira de Redenção é Nossa Senhora da Imaculada Conceição, cuja festa transcorre no início deste mês. Entretanto, a devoção a Santa Rita de Cássia é bem superior e atrai fiéis do município e das cidades vizinhas. O novenário é destaque no Ceará e vem se transformando em atrativo turístico religioso. Outra curiosidade é a data da celebração da festa que foge o calendário oficial de maio para setembro, dando oportunidade de outros devotos participarem das celebrações. O dia dedicado para Santa Rita de Cássia é 22 de maio.

Santa Rita nasceu em 1381, em Roccaporena, situada a seis quilômetros da cidade de Cássia. Lá casou e tornou-se viúva. Em Cássia, tentou entrar para o convento por várias vezes, mas sempre foi rejeitada e discriminada, pois o marido era mau visto, por ser justiceiro e integrante da máfia italiana. "Andava como flagelada, dormia na rua", lembra o produtor do filme. Tinha por devoção e proteção, São João Batista e Santo Agostinho. Morreu em 22 de maio de 1457. Beatificada em 1627, foi canonizada em 1900.

Reza a tradição que foi "transportada" para o interior do convento. "Como você entrou aqui se só eu tenho as chaves?", teria indagado a madre superiora. Dos 40 aos 70 anos viveu reclusa. "Foi humilhada no convento, obrigada a aguar todos os dias uma parreira morta, que posteriormente renasceu", conta Cássio Araújo. "Tem como virtude a obediência".

O poço, a vasilha de retirar a água, outros objetos e peças, o convento e a capela foram filmados e fotografados. "Digo que o nosso trabalho foi abençoado", conta Cássio Araújo. "A intenção inicial era fazer um curta, mas quando comecei a gravar os depoimentos, narrativas fortes de mulheres sofridas, vi que era preciso rodar um longa".

As despesas com a viagem à Itália foram custeadas por um devoto paulistano, que pediu o anonimato. O padre Fernando Reis, do Colégio Pio Brasileiro, em Roma, articulou amigos, viabilizou deslocamentos, hospedagem para Roccaporena e Cássia. Duas amigas, Ritas, devotas, também deram suporte à realização do projeto. "Fomos rezando o terço, revezando os mistérios, durante a viagem", contou Cássio Araújo. "A religiosidade era grande".

Atrizes como Antonieta Noronha participam do filme, interpretam depoimentos de moradoras que não queriam ser identificada e que encontram na santa refúgio e fortaleza para as suas vidas sofridas, subjugadas por maridos perversos e incompreensíveis.

Cássio Araújo pretende colocar o filme no circuito comercial, mas a primazia é exibi-lo em praça pública em Redenção. "Já me sinto feliz e realizado", diz.

"Pretendo dispor para a comunidade católica, nos meios de comunicação. Temos um público abrangente. A fé é universal e pode despertar interesse em pessoas que professam outras religiões". Agora o produtor vive a expectativa da edição e da receptividade do público da produção cinematográfica.

HONORIO BARBOSA
REPÓRTER
Filmagens na Itália

Lugares trazem à memória devocional

Nas cidades italianas de Cássia e Roccaporena, Cássio Araújo entrevistou a superiora atual do Convento de Santa Rita, madre badessa Natalina Todeschini. Na sequência, corpo incorrupto no interior de Basílica de Santa Rita em Cássia. No interior do convento, há uma parreira que floresceu depois que a santa aguou, obedecendo à madre na época em que vivia no lugar. Ainda há a vasilha usada por Rita, para retirada da água do reservatório. O cineasta e a fotógrafa Janne Malaquias fizeram diversas filmagens nas ruas de Cássia e também no interior do convento. Ele diz que toda a viagem foi marcada por fortes emoções, com as recordações da vida da religiosa santificada. fotos: Cássio Araújo/ Jane Malaquias

Mais informações
Produção do documentário 
“Rita de Redenção”
Cássio Araújo - (85) 8790.1112 
(85) 3242. 3169
Fonte: DN