Buscar

22 dezembro 2014

Cid volta a atacar PMDB e tem planos para impedir a eleição de Eduardo Cunha

RENTE DE ESQUERDA
Cid volta a atacar PMDB e tem planos para impedir a eleição de Eduardo Cunha
O governador Cid Gomes (PROS) voltou a criticar, na manhã desta segunda-feira (22), ao Diário do Nordeste, o PMDB, em especial o deputado federal Eduardo Cunha, e a “chantagem” que o partido faz com o Executivo. “Se o Eduardo Cunha ganhar a eleição para presidente da Câmara, o governo da (presidenta) Dilma (Rousseff) (PT) perde 80% da sua força, do seu crédito junto à população brasileira”.

O governador ainda declarou que "o PMDB precisa ter uma lição, uma coisa pedagógica, não pode um partido com 66 deputados estar falando como se tivesse a maioria absoluta". Cid Gomes e o irmão, o secretário da Saúde Ciro Gome (PROS), estão obstinados a atacar o PMDB e diminuir a influência do partido junto ao Palácio do Planalto. 

Wagner e Sabino reiteram oposição a Camilo: não devemos nada ao governador

NOVO GOVERNO
Wagner e Sabino reiteram oposição a Camilo: não devemos nada ao governador
Em recente visita ao Cariri, deputados eleitos prometeram mandatos participativos e independentes.

Foto: Site Capitão Wagner. 
Em recente visita à Região Metropolitana do Cariri, o deputado estadual eleito Capitão Wagner (PR) e o deputado federal eleito Cabo Sabino (PR) defenderam diversos projetos que apresentarão, na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, respectivamente, a partir de janeiro de 2015. Entre eles, o aumento do efetivo das polícias e o fortalecimento das políticas de segurança pública.

Os dois militares reiteraram o compromisso de campanha de reforçar a segurança pública do Cariri e reafirmaram que vão compor um bloco político, na Assembleia e Câmara, para lhes garantir a aprovação de projetos e a oposição ao governador eleito Camilo Santana.

Definida distribuição de gabinetes para a nova legislatura

CÂMARA DOS DEPUTADOS
Definida distribuição de gabinetes para a nova legislatura

Em cerimônia no Auditório Nereu Ramos nesta segunda-feira (22), o Departamento de Apoio Parlamentar da Câmara dos Deputados (Deapa) finalizou o processo de distribuição de gabinetes parlamentares que serão usados a partir de 1º fevereiro de 2015. Essa data marca o início da 55ª legislatura, correspondente ao período 2015-2019.

Ao deputado, no exercício do mandato, são assegurados um gabinete nas dependências da Câmara e uma vaga de estacionamento. Os gabinetes são equipados e mobiliados segundo padrão adotado pela Casa, podendo, em casos específicos e mediante autorização do 1º secretário, ser modificados para atender a necessidades especiais.

Conforme normas definidas por ato da Mesa Diretora (88/06), o titular reeleito tem o direito de permanecer em seu gabinete original, ainda que ocupado por suplente.

Além dos reeleitos, foram dispensados do sorteio, realizado hoje, os congressistas que têm ordem de preferência: ex-presidentes da Câmara; deputados com dificuldades de locomoção ou com necessidades especiais, comprovadas mediante laudo atestado pelo Departamento Médico; pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e mulheres; entre outros critérios.

Em caso de empate em cada critério, foi dada preferência ao parlamentar mais idoso entre os de maior número de legislaturas.

Sistema eletrônico
Pela primeira vez, deputados usaram um sistema eletrônico desenvolvido pelo Centro de Informática da Câmara (Cenin) para a escolha de seu gabinete, explicou a diretora do Deapa, Cláudia Almeida: “Parlamentares fizeram 15 indicações - o sistema os classificou de acordo com os critérios de prioridade. Após essa classificação, ocorrida entre os dias 8 e 17 de dezembro, tivemos a lista de quais gabinetes sobraram e foram para o sorteio".

Após essa distribuição, restaram apenas 137 gabinetes, que foram sorteados, um a um, durante o evento transmitido ao vivo pela TV Câmara.

Cláudia Almeida destacou ainda que, após a posse, parlamentares podem trocar de gabinetes, desde que seja feita entre titulares e por meio de permuta. A diretora acrescentou que a diferença entre os gabinetes dos anexos 3 e 4 da Câmara, além da localização, está no tamanho e na disponibilidade de banheiro interno. No anexo 3, as salas têm, em média, 36 m² e não possuem banheiro; já no anexo 4, 40 m², com banheiro.

Forma democrática
Eleito pela primeira vez para assumir o cargo de deputado federal, Marcelo Álvaro Antônio (PRP-MG) disse que o sorteio foi o critério mais democrático para os espaços remanescentes, pois é impossível atender a todas as vontades dos eleitos. “É a forma mais justa de fazer essa distribuição de gabinetes", reforçou.

O evento foi acompanho pelo auditor da Secretaria de Controle Interno (Secin), Denis Urazato Pereira, e pelo diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio.

* Com informações da Agência Câmara

Fonte: CN7

Ciro comandará a aliança do clã Ferreira Gomes na ausência de Cid

FUTURO DOS FG
Ciro comandará a aliança do clã Ferreira Gomes na ausência de Cid
Mesmo se sair do País, governador ainda influenciará a política, mas sem “ofuscar” a liderança de Camilo Santana.

O governador Cid Gomes (PROS) afirmou, nesta segunda-feira (22), ao Diário do Nordeste, que está dando sequência ao plano de trabalhar com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nos Estados Unidos. Todavia, caso o convite para assumir o Ministério da Educação, cargo ao qual vem sendo cotado, seja oficializado, o governador deve ir para Brasília.

Cid garantiu também que, mesmo fora do País, não irá ausentar-se da política nacional, porém medirá suas interferências para não “ofuscar” a liderança do governador eleito Camilo Santana (PT). Além disso, em sua ausência, o grupo político cearense hoje vinculado ao governador deverá ficar sob a liderança do irmão, o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes (PROS).

Leia mais

Cid planeja Frente de Esquerda já para janeiro de 2015

Cid volta a atacar PMDB e tem planos para impedir a eleição de Eduardo Cunha


Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23279

Mensagem de Natal e Ano Novo Thiago Campelo; confira

Na manhã desta segunda-feira (22), o suplente de Deputado Estadual Thiago Campelo (SD) em sua página oficial no Facebook, saúda os cearense com uma mensagem de Natal e Ano Novo.

Confira na integra a mensagem:

Quero neste momento, desejar a cada Cearense, votos de Feliz Natal e um Ano Novo Cheio de Paz. Confira;


Facebook: Thiago Campelo

Camilo pretende anunciar secretários após Dilma definir ministros

Camilo aguarda Dilma para definir situações como a de Mauro Filho
O governador eleito Camilo Santana (PT) mantém segredo sobre os nomes que devem compor o secretariado. Um dos motivos é a espera sobre os próximos gestores são os partidos que devem ser acomodados na Esplanada dos Ministérios, o que deve ser anunciado esta semana.

“Ele só fará qualquer movimento quando a presidente anunciar o Ministério” declara Diassis Diniz, presidente estadual do PT. De acordo com o dirigente, alas do partido defendem que haja uma “verticalização”, acomodando os aliados no Ceará de forma semelhante a que eles forem acomodados em Brasília.

Entretanto, não se sabe até que ponto isso será possível, em virtude da diferença nas correlações de forças. O Pros, por exemplo, é um partido nanico a nível federal, enquanto tem a maior bancada na Assembleia Legislativa e foi o principal fiador da campanha de Camilo. Já o PMDB é situação em Brasília e oposição no Ceará.

Outra motivação de Camilo pode ser a incerteza sobre os nomes que terá a disposição. “Se o Cid vai pra Brasília, quem ele vai levar? Ele pode estar esperando”, cogita Nelson Martins (PT), secretário de Desenvolvimento Agrário. O petista é cotado para seguir no posto - Camilo disse que já teria decidido o nome para a pasta. Nelson, entretanto, diz ainda não ter recebido convite

Exemplo da situação descrita pelo petista é o deputado estadual e ex-secretário de Finanças Mauro Filho (Pros). O candidato derrotado para o Senado tem seu nome cotado para continuar no governo estadual, mas também é aposta para próximo presidente do Banco do Nordeste. (Renato Sousa)
Fonte: O POVO

Municípios admitem falta de preparo para enfrentar nova seca


Municípioscearenses temem ausência de recarga hídrica dos reservatórios em 2015. A possibilidade de a próxima quadra chuvosa ter precipitações abaixo da média histórica assusta gestores de cidades que, nos três últimos anos, sofreram com a falta de água para pecuária, agricultura e consumo humano. Levantamento feito pelo O POVO mostrou que 2.869 comunidades, localidades e distritos têm problemas com o abastecimento de água. São locais onde as criações estão sem pastagem, a produção agrícola foi comprometida, e há carência de poços, sendo necessário acionar carros-pipa.

Em Santa Quitéria - a 222 quilômetros de Fortaleza -, a amplitude territorial dificulta a distribuição dos recursos hídricos. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Cesário Júnior, existem 200 comunidades e nove distritos com problemas severos de abastecimento. A esperança é ter uma quadra invernosa acima da média para recuperar os reservatórios e impulsionar a produção agrícola.

Essa expectativa é semelhante em vários municípios cearenses. Mesmo nas regiões de situação hídrica mais confortável, há temor pela ausência de chuvas nos próximos meses. A maioria dos gestores, conforme apurou O POVO, espera ter mais apoio e financiamento dos Governos estadual e federal para expandir as ações emergenciais e executar ações estruturantes de combate à estiagem.

A expressão “ainda não, mas não descartamos essa possibilidade” foi utilizada por parte dos secretários quando indagados sobre racionamento de água nas sedes dos municípios.

Para quem já viu as últimas reservas de água se esvaírem, resta o amparo de municípios vizinhos e as operações de carros-pipa – desenvolvidas pela Defesa Civil Estadual, pelo Exército Brasileiro e pelas próprias prefeituras. Em Tejuçuoca, por exemplo, há racionamento de água até na sede e 96 localidades têm problemas graves de abastecimento. A situação se repete em várias cidades ouvidas pela reportagem. Para alguns secretários de Agricultura, é impensável a possibilidade de não haver recarga de reservatórios em 2015. 

Em Jijoca de Jericoacoara, distante 314 quilômetros da Capital, ainda não há racionamento e existem poços para utilização popular. O temor para 2015, segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento, José Arteiro Ferreira, é ter o turismo afetado pela falta de água. “Estamos trabalhando com chafarizes e tentando fazer o máximo possível para garantir o abastecimento da área rural. Mas, se a quadra chuvosa for menor que (em) 2014, vai ficar difícil. O turismo vai sumir. Onde encontraremos água?”, indaga. (Colaborou Letícia Alves/Especial para O POVO)
Fonte: O POVO

Smartphones Android x iPhone 4s: quem é o mais potente e mais barato?

iphonexmotog
iPhone 4s e Novo Moto G é uma das disputas
Com o Natal se aproximando, vários consumidores ficaram empolgados quando oiPhone 4s começou a ser vendido em grandes redes varejistas, como a Casas Bahia, porque isso significava a possibilidade de aproveitar a data para comprar um aparelho da Apple por um preço um pouco mais acessível e ainda parcelar o valor.
No entanto, essa possibilidade de realizar o “sonho do iPhone próprio” esconde um problema: o 4s é um modelo antigo ­ foi lançado em 2011 ­ e inferior quando comparado aos seus concorrentes Android. Por menos de R$ 1.099, o preço do iPhone 4s nas lojas de varejo, é possível adquirir modelos Android lançados há pouco tempo, com capacidade e funcionalidades inexistentes no aparelho da Apple.
Fizemos uma comparação detalhada das especificações do iPhone 4s com quatro modelos Android: Motorola Moto G (nova geração), Sony Xperia N2Asus Zenfone 6 e LG L80 dual. Veja um resumo dos principais pontos (a tabela com todos os detalhes está logo abaixo):
Processador
Os modelos Android estão equipados com processadores dualcore e quadcore com velocidades que vão de 1.2 a 2 gigahertz (GHz). O 4s vem com um chip dualcore de 1 GHz. Isso signifca que os aparelhos Android, além de mais rápidos, são melhores para executar várias tarefas simultaneamente.
Memória RAM
Em conjunto com o processador, a memória RAM é essencial para garantir um bom desempenho do smartphone. Dos modelos pesquisados, o Android com a “menor” quantidade de memória tem 1 giga de RAM, ou seja, o dobro do iPhone 4s.
Bateria
A capacidade da bateria dos quatro aparelhos Android varia de 2070 a 3300 mAh (miliamperes), enquanto a bateria do iPhone 4s tem 1432 mAh. Quanto maior a capacidade da bateria, maior é a autonomia do smartphone.
Confira a tabela comparativa:
tabela
Fonte: DN

Ex-namorado de Suzane von Richthofen se casará com filha de agente penitenciária

Daniel Cravinhos e Alyne Bento
Segundo a Folha de S.Paulo, além do casamento civil, a união acontecerá em uma cerimônia discreta para cem convidados em bufê
REPRODUÇÃO/FACEBOOK
Após o anúncio de que Suzanne von Richthofen iria se casar com Regina Ruiz Gomes, o "Sandrão", e que as duas estariam juntas em uma cela para "casadas" na prisão, seu ex-namorado, Daniel Cravinhos, está decasamento marcado para o próximo sábado (27), com a biomédica Alyne da Silva Bento, filha de uma agente penitenciária. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Daniel, que foi condenado a quase 39 anos de prisão pela morte de Manfred e Marísia von Richthofen, pais de Suzane, teria pedido a moça em casamento durante em agosto deste ano e o noivado foi celebrado com almoço na casa da família da noiva, com direito a faixa "Lyne, quer casar comigo?", buquê de rosas, alianças e juras de amor. "Acredito muito em Deus. Nada é por acaso. Alguém teria que dar uma nova chance ao Daniel e, se Ele me escolheu, eu aceito", disse em declaração à Folha, a sogra de Daniel, Sumaia Bento, 52. O pai de Alyne, Valentino Beto, teria sido contra a união, mas foi convencido pela esposa quando ela disse que Deus dá missões a seus filhos na terra.
Alyne e Daniel se conheceram no presídio de Tremembé em novembro de 2012, enquanto ela fazia uma visita a um irmão preso por suposta participação em um roubo. A cerimôniaacontecerá entre o Natal e o Ano-Novo, pois Cravinhos deixará a unidade prisional nesta quarta (24) e só retornará no próximo dia 5. Além disso, o casamento ocorrerá na parte da manhã porque Daniel, que é réu em cumprimento de pena, não pode estar na rua após às 22h, sob pena de perder o direito ao regime semiaberto.
Alyne não falou com a imprensa até o momento, o que segundo a mãe seria uma promessa à Cravinhos. "Ele disse que ela não tem nada a ver com o que aconteceu lá atrás", conta Sumaia Bento. Ainda segundo parentes, a noiva teria um pouco de ciúmes de Suzane von Richthofen.
Fonte: DN

Feira da José Avelino toma conta de ruas do Centro

feira
Feirantes e compradores ocuparam uma faixa da Avenida Alberto Nepomuceno
FOTO: BRUNO GOMES
Polêmica antiga do Centro da cidade devido à ocupação irregular dos espaços e problemas com o trânsito, a feira da José Avelino e ruas do entorno atraiu uma multidão no último domingo de compras antes do Natal. Sem a presença de fiscais da Prefeitura ou de policiamento, os feirantes e compradores tomaram por completo uma faixa da Avenida Alberto Nepomuceno, a Praça da Sé e todas as calçadas, canteiros e outros espaços onde as mercadorias pudessem ser expostas.

Segundo alguns feirantes, o movimento começou ainda na manhã de sábado e a expectativa era que fluxo continuasse intenso até as 13h do domingo. “Cheguei aqui às 9h de sábado e estou direto, só vou sair quando o movimento acabar”, garantiu a feirante Vanesca Teixeira de Oliveira, 26. A vinda de outros ambulantes para a feira neste domingo por conta da ausência de fiscalização, segundo Vanesca, foi benéfica para eles porque trouxe, também, mais clientes. “Não tenho nem ideia de quantas peças eu já vendi”, disse.


O movimento também foi bom para o vendedor de frutas José Ivan Sales, 56, que estava na feira desde as 5h de ontem. “O movimento de hoje está muito maior. Eu trouxe 120 abacaxis, mas já está acabando, daqui a pouco vou embora”, explicou. A ausência de fiscais e policiais, segundo o feirante, não interferiu na organização da feira. “Todo mundo vai se ajeitando onde dá, a gente mesmo se organiza”, descreveu.

Preço e desorganização

Entre os consumidores, a movimentação e os preços dos produtos disponíveis na feira dividiram opiniões. A técnica de enfermagem Alexandra Teixeira, 34, estava no local desde as 7h e, às 9h, já tomava o rumo de casa. “Isso aqui tá uma loucura, tem muita gente e não está tão barato como disseram. O trânsito é o pior”, desabafa.
Já a dona de casa Francilane de Castro Sousa, 27, foi acompanhada do marido e do filho, e aprovou a variedade de produtos. “Tá dando para caminhar por aqui e os preços são mais em conta do que nas lojas”, comparou. Para a esteticista e massoterapeuta Nair Lira, 44, a desorganização, a multidão, o calor e o sol forte foram compensados pela economia que conseguiu fazer. “Estou até pensando em pegar algumas peças para revender, porque o preço está muito bom”, revelou.

Os problemas no trânsito foram, mais uma vez, alvo de reclamações. Bem próximo do núcleo da feira, o engarrafamento era grande nas ruas que dão acesso ao local, principalmente na Avenida Presidente Castelo Branco, na Rua Rufino de Alencar e na faixa da Avenida Alberto Nepomuceno que não estava tomada pela feira. O operador de trânsito Edgleyson Martins, 22, e a enfermeira Georgilânia da Silva, 26, sempre vão à feira no fim de semana e denunciam a falta de organização no tráfego.

“Viemos do Antônio Bezerra e não encontramos nenhum agente da AMC, nem mesmo quando a gente já estava perto daqui. Os carros estão todos estacionados em cima das calçadas, a gente quase não consegue andar”, reclama Edgleyson.

A reportagem tentou entrar em contato com a Secretaria Regional do Centro para perguntar sobre o ordenamento e a fiscalização da feira, mas as ligações não foram atendidas até o fechamento desta edição. Nas outras áreas do Centro, algumas lojas funcionaram das 9h às 17h e o movimento continuava intenso, principalmente nos arredores da Praça José de Alencar, repetindo o cenário do sábado.

A falta de tempo e a mania brasileira de deixar tudo para última hora levaram milhares de fortalezenses ao Centro da cidade, no sábado, que buscavam comprar os itens que ainda faltavam na lista dos presentes natalinos. Com o fluxo intenso, caminhar pelas ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso, por exemplo, era um exercício de paciência e de equilíbrio, já que era necessário desviar das mercadorias de ambulantes espalhadas pelo caminho. De roupas e bijouterias a capas de celulares e DVDs, era possível ver de tudo.

Nas lojas, o movimento também era intenso, especialmente nas especializadas em roupas e sapatos. Apesar da grande quantidade de pessoas, a costureira Maria Lucirene Costa Paiva, 54, garantiu que foi bem atendida em todos os locais por onde passou, procurando a roupa nova: Como eu trabalho muito, sempre deixo para vir na última hora, e é também quando saem os modelos mais bonitos”.
Jéssica Colaço
Repórter

Ex-gerente da Petrobras diz ter alertado Graça Foster pessoalmente

 A ex-gerente da Petrobras Venina Velosa da Fonseca diz que informou pessoalmente à presidente da empresa, Graça Foster, sobre irregularidades em contratos de diversos setores da companhia, quando a executiva era diretora de Gás e Energia. Em entrevista exclusiva à repórter Glória Maria exibida na noite desde domingo (21) no Fantástico, Venina contou que “percebeu que havia irregularidades” em 2008 e que, desde então, reportou problemas aos superiores, entre eles o gerente-executivo, diretores e a atual presidente.
Veja a íntegra da entrevista e leia a transcrição em "Ex-gerente diz que alertou Graça Foster sobre desvios"

A documentação com as denúncias da gerente, que está afastada, foi entregue ao Ministério Público, que investiga o escândalo de corrupção na Petrobras e que resultou na Operação Lava Jato.

Cristiano Ronaldo ganha medalha e inaugura estátua na Ilha da Madeira

Cristiano Ronaldo estatua Ilha da Madeira (Foto: EFE)Parece? Cristiano Ronaldo em frente a sua estátua na Ilha da Madeira (Foto: EFE)
Menos de 24 horas depois de conquistar o Mundial de Clubes pelo Real Madrid com a vitória por 2 a 0 sobre o San Lorenzo, em Marrakesh, Cristiano Ronaldo ganhou mais prêmios. No lugar onde nasceu, foi condecorado neste domingo com a Medalha de Mérito da Região Autônoma da Madeira, a mais alta honraria da região, e inaugurou uma estátua sua de 2,40m de altura, com 800 quilos de bronze, no porto de Funchal, feita por Ricardo Velosa, escultor de 67 anos, nascido no Brasil, em Petrópolis, mas de família lusa e morador da região desde criança.
- Tomara que 2015 seja tão inesquecível quanto 2014 e possamos ganhar tudo que ganhamos nesse ano. Sobretudo, em 2015 espero ganhar outra Champions - disse o craque.
Cristiano Ronaldo é natural de Santo Antonio, freguesia Funchal, capital da Ilha da Madeira, cidade portuguesa mais populosa fora do território continental do país.
- É um orgulho estar novamente aqui na Madeira onde fui criado e tenho as minhas raízes e a minha família. Quando volto são sempre momentos que enaltecem o que tenho hoje em dia, o que ganhei e continuo a ganhar. É um privilégio imenso estar aqui com o povo madeirense. Eu também sou. Estou muito feliz. É algo que me diz muito, à minha família e a quem gosta de mim. É um privilégio enorme ser condecorado com esta medalha. Não tenho palavras para descrever o que sinto. O discurso não é o meu forte, sou melhor em jogar futebol, tenho de confessar. Obrigado por este momento importante e histórico para mim, vou guardá-lo num canto especial da minha vida. Obrigado a todos o que me têm ajudado. Isso me dá motivação para progredir cada vez mais na minha carreira. É um dia especial - afirmou o jogador ao receber a medalha.
Cristiano Ronaldo estatua Ilha da Madeira (Foto: EFE)Cristiano Ronaldo com o filho na inauguração da estátua na Ilha da Madeira (Foto: EFE)
O craque volta a campo somente no dia 30 de dezembro. Joga amistoso pelo Real Madrid contra o Milan, em Dubai, promovido pela empresa aérea que patrocina os dois clubes.
Cristiano Ronaldo medalha Ilha da Madeira (Foto: EFE)Cristiano Ronaldo recebe a medalha na Ilha da Madeira (Foto: EFE)
Cristiano Ronaldo medalha Ilha da Madeira (Foto: EFE)Cristiano Ronaldo medalha Ilha da Madeira (Foto: EFE)
Cristiano Ronaldo medalha Ilha da Madeira (Foto: EFE)De terno, Cristiano Ronaldo saúda os fãs na Ilha da Madeira (Foto: EFE)Fonte: GE

Ciro volta a criticar Dilma: 'Está escolhendo coisa muito ruim de novo'

SEGUNDO MANDATO
Ciro volta a criticar Dilma: 'Está escolhendo coisa muito ruim de novo'

O secretário da Saúde do Ceará, Ciro Gomes (PROS), afirmou, na noite dessa sexta-feira (19), estar "mal impressionado" com os primeiros passos do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff. "Parece que ela está se comprometendo com alguns valores que ela derrotou com a força do povo", criticou, em entrevista ao blog do Eliomar.

O secretário tomou as primeiras medidas do governo após a reeleição como "conservadorismo, incompetência, baixa representatividade", atacando, mais uma vez, as escolhas da presidenta para compor sua equipe de governo. "Está escolhendo coisa muito ruim de novo", declarou.

Futuro dos Ferreira Gomes e o novo governo

Segundo Ciro, o irmão governador Cid Gomes (PROS), está se preparando tanto para atuar junto ao Banco Interamericano de  Desenvolvimento (BID), nos Estados Unidos, opção que "depende somente dele", quanto para assumir o Ministério da Educação, a convite da Dilma. 

Quanto ao governador eleito Camilo Santana (PT), o secretário afirmou ter esperança que "ele faça o grande governo que o cearense merece e espera dele". Para 2015, Ciro disse que vai dedicar-se a si mesmo: "vou ganhar dinheiro".

Confira a entrevista na íntegra.


Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=23250

Lava Jato tem 12 delações premiadas

FOTO: MICHEL FILHO AGÊNCIA O GLOBO
Com 12 delações premiadas, a Força Tarefa para investigar casos de corrupção na Petrobras bateu o recorde no País de uso desse acordo onde denunciado se compromete a colaborar com a investigação em troca de remissão ou redução da pena.
Dois deles,  o do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e o do doleiro Alberto Youssef  são considerados fundamentais para o esclarecimento de todo o esquema.
Também estão colaborando, os empresários Julio Camargo e Augusto Mendonça, ambos da Toyo Setal; Pedro Barusco, ex-gerente da diretoria de Serviços da Petrobras; Carlos Alberto Pereira da Costa, gestor de empresas de Youssef; e Luccas Pace Júnior, assistente da doleira Nelma Kodama, já fizeram acordo. Os demais cinco nomes são sigilosos. Mas não é só. Empresas do grupo Toyo Setal, seis no total, firmaram acordos de leniência com o MP, pelos quais se comprometem a colaborar para tentar evitar punições como a de serem proibidas de firmar novos contratos públicos. A informação está na edição deste domingo do Jornal O Globo.

Itamaraty presta assistência a brasileiro preso na Bulgária

presos
O Ministério das Relações Exteriores informou neste domingo (21) que está prestando assistência consular ao brasileiro preso na última segunda-feira (15) na Bulgária. Segundo a assessoria do ministério, a Embaixada do Brasil em Sófia, onde o brasileiro está, mantém contato periódico com ele. Na sexta-feira (19), o rapaz recebeu a visita de um representante da embaixada.
De acordo com o Itamaraty, o acompanhamento é para assegurar que os direitos do brasileiro sejam garantidos. A identidade dele está mantida em sigilo. Conforme informou o governo da Catalunha, onde vive o brasileiro de 18 anos, ele foi preso com mais duas pessoas na fronteira da Bulgária com a Turquia. O rapaz  é acusado de participar de uma organização terrorista.
Segundo o governo catalão, eles teriam a intenção de juntar-se ao grupo Estado Islâmico na Síria. Os três eram investigados desde junho e devem ser extraditados para a Espanha.

Orçamento da União deverá ser votado só em 2015

cmo senado
A Comissão Mista de Orçamento (CMO), antes do fim do ano, ainda tem uma última pendência a resolver: votar os relatórios setoriais da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2015. Para isso, a previsão é que os deputados e senadores que compõem a comissão se reúnam nesta segunda-feira (22) para votá-los.
O próprio Jucá, no entanto, admite que não haverá tempo para concluir a votação do Orçamento este ano, e deverá constar das primeiras pautas a serem analisadas pelo Congresso no início dos trabalhos da próxima legislatura, em fevereiro de 2015.
O texto enviado ao Congresso pelo Poder Executivo recebeu mais de 9 mil propostas de emendas, totalizando R$ 85,3 bilhões de impacto. Desses, R$ 76 bilhões correspondem a emendas apresentadas por bancadas estaduais e comissões das duas Casas e o restante a emendas individuais de deputados e senadores.
Com a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na última quarta-feira (17), as emendas individuais dos parlamentares passaram a ter execução obrigatória por parte do governo. Assim, a peça orçamentária terá de destinar R$ 9,7 bilhões para essa finalidade no próximo ano.
As demais emendas de bancadas e comissões têm execução facultativa e também passam pelo crivo dos relatores setoriais e de Romero Jucá. O relatório preliminar de Jucá foi apresentado na última semana, mas ainda não foi votado. Depois da votação e dos relatórios setoriais, ele apresentará o texto final que, aprovado na Comissão Mista seguirá para votação no plenário do Congresso Nacional.