Buscar

10 dezembro 2014

Homem invade motel, espanca a esposa e decepa orelha do amante


A polícia continua à procura do homem que agrediu a esposa e o amante, nessa segunda-feira (08) à tarde, em Fortaleza.
 
O caso aconteceu num motel, no bairro Maraponga. Segundo testemunhas, Emerson de Castro, de 31 anos, derrubou o portão do estabelecimento com o carro e invadiu o quarto onde estavam a esposa dele e um rapaz identificado como Edinho.
 
Emerson usou uma barra de ferro para agredir Daiane Aparecida, de 29 anos, e o amante da mulher. Daiane sofreu uma pancada na perna. Já Edinho teve a orelha direita decepada.
 
De acordo com informações do cabo Paulo, o estado de saúde de Edinho é grave. "Ele estava desorientado, ensanguentado e despido, quando nós chegamos". O policial ainda afirma que o agressor estava utilizando o carro Pajero, cor preta, de placa HWK-4023. 

Ministério público afasta o prefeito de Baturité Bosco Cigano por 180 dias

Foto: Segundo informações o Prefeito de Baturité, João Bosco Pinto Saraiva é afastado por 180 dias.
http://ultimahoraaracoiaba.blogspot.com.br/
Ministério público afasta o prefeito de Baturité Bosco Cigano por 180 dias

A gestão do prefeito de Baturité, Bosco Cigano, é alvo, nesta manhã de quarta-feria, de uma operação realizada pelo Ministério Público Estadual, por meio da Procuradoria de Combate aos Crimes contra o Patrimônio Público (Procap) e a Polícia Civil. 
Seguindo o promotor de justiça Herton Ferreira, à frente da operação, estão sendo cumpridos mais de 20 mandados de busca e apreensão na prefeitura e em casa de gestores e secretários. 
A ação foi motivada por denúncias envolvendo desvio de recursos e licitações fraudulentas. O promotor Herton Ferreira não confirmou se houve prisões, mas adiantou que uma coletiva sobre a operação será concedida pelo Ministério Público nesta quinta-feira.

DECRETO:
A desembargadora Francisca Adelineide Viana, proferiu na manhã desta quarta-feira (10), o ofício sob o número 1623/2014-RC-FSF, que torna público o afastamento do excelentíssimo senhor prefeito de Baturité João Bosco Pinto Saraiva (Bosco Cigano) por 180 dias.
 Segundo a relatora o mesmo serve para alguns funcionários e familiares do gestor ao qual segue citado no ofício.
Processo: Nº 0002656-97.2014.8.06.0000 - Cautelar Inominada Criminal
Requerente: Ministério Público do Estado do Ceará
Requeridos: João Bosco Pinto Saraiva - Prefeito do Município de Baturité-CE e outros.

Confira o Parecer Oficial

Prefeitura de Baturité é alvo de operação do MP e Polícia Civil

A gestão do prefeito de Baturité, Bosco Cigano, é alvo, nesta manhã de quarta-feria, de uma operação realizada pelo Ministério Público Estadual, por meio da Procuradoria de Combate aos Crimes contra o Patrimônio Público (Procap) e a Polícia Civil.
Seguindo o promotor de justiça Herton Ferreira, à frente da operação, estão sendo cumpridos mais de 20 mandados de busca e apreensão na prefeitura e em casa de gestores e secretários. A ação foi motivada por denúncias envolvendo desvio de recursos e licitações fraudulentas.
O promotor Herton Ferreira não confirmou se houve prisões, mas adiantou que uma coletiva sobre a operação será concedida pelo Ministério Público nesta quinta-feira.
Fonte: O POVO

Vice-prefeita Cristiane Braga poderá assumir a prefeitura de Baturité a qualquer momento

Vice-Prefeita, Cristiane Braga poderá assumir a prefeitura de Baturité a qualquer momento.
Após ser decretado o afastamento do Senhor Prefeito municipal de Baturité, João Bosco Pinto Saraiva, a equipe do site Aracoiaba News, entrou em contato com a Vice-prefeita Cristiane Braga e a mesma nos repassou as seguintes informações.
Em conversa com a atual vice-prefeita de Baturité (por telefone), Cristiane Braga Saraiva (PT), no inicio da tarde desta quarta-feira (10), a mesma nos repassava que o Ministério Público pediu o afastamento do gestor municipal João Bosco Pinto Saraiva (Bosco Cigano) por 180 dias.
Segundo a mesma à qualquer momento, poderá ser empossada como Prefeita de Baturité.



Confira a matéria seguinte: 

Informações: Cristine Braga Vice-Prefeita

Polícia e Procap invadem casa de Bosco Cigano em Baturité


Ministério Público e Polícia Civil invadem casa de Bosco Cigano em Baturité
Sedes de secretarias e escritório da Tourinho Engenharia também foram invadidos.

Uma operação do Ministério Público do Estado do Ceará, com o apoio da Polícia Civil, cumpriu na manhã desta quarta-feira (10), mandados de busca e apreensão na residência do prefeito de Baturité, Bosco Cigano (PROS). 

Os motivos da ação ainda não foram divulgados pela instituição, porém o que se comenta é que a investida tem por base denúncias da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap).

Além da casa de Bosco, a polícia invadiu também a casa do filho do prefeito, sedes de secretarias do município e o escritório da Tourinho Engenharia, empresa prestadora de serviços da prefeitura, à procura de provas que incriminem Bosco. O gestor do município ainda não havia sido localizado.





Veja mais fotos nem nossa fan page

Vereadores mudam nome do Hospital da Mulher de Fortaleza para Zilda Arns

Hospital da Mulher de Fortaleza (Foto: Wanderley Passos/Prefeitura de Fortaleza)Hospital da Mulher de Fortaleza (Foto: Wanderley
Passos/Prefeitura de Fortaleza)
Foi aprovado nesta terça-feira (9) pelo plenário da Câmara Municipal de Fortaleza a mudança de nome do Hospital da Mulher, que a partir de agora passará a se chamar Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann. A proposta, acolhida por todos os parlamentares, foi do presidente da casa, vereador Walter Cavalcante (PMDB).
Para Walter Cavalcante, a escolha pelo nome da Dra. Zilda Arns Neumann, médica pediatra e sanitarista, justifica-se pelo vasto currículo da homenageada na luta pelos direitos humanos e na defesa das pessoas carentes. "Ela doou a sua vida, literalmente, pela saúde dos mais necessitados", diz.
Homenageada
A médica sanitarista Zilda Arns Neumann, nasceu na cidade de Forquilhinha, em Santa Catarina, em 25 de agosto de 1934. Foi médica pediatra e sanitarista brasileira. Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelos trabalhos desenvolvidos desde a sua fundação. Zilda doou a sua vida à luta pela saúde dos mais necessitados. Ela morreu em 12 de janeiro de 2010, em Porto Príncipe, no Haiti, durante visita humanitária na mesma ocasião em que um terremoto destruiu o país.
Hospital da Mulher
Inaugurado em agosto de 2012, o Hospital da Mulher foi uma das principais promessas de campanha da prefeita Luizianne Lins (PT). O Hospital da Mulher está dividido em quatro blocos. No primeiro funcionam a administração, consultórios, pronto-atendimento, centro de parto normal, centro cirúrgico, centro de imagens, laboratório de análises, um centro de terapias integrativas e complementares e um centro de referência em saúde para mulheres vítimas de violência doméstica e sexual. A obra demorou cerca de quatro anos e meio para ficar pronta.
Fonte: G1

Ceará tem o quinto maior número de casamentos gays do país, diz IBGE

Parada LGBT é realizada em Divinópolis (Foto: Cledson Ferreira/Divulgação)Brasil teve 3.701 casamentos gays em 2013
(Foto: Cledson Ferreira/Divulgação)
O Ceará é o estado brasileiro com o quinto maior número de casamentos gays. São 184 uniões, segundo as estatísticas de registro civil de 2013, divulgadas nesta terça-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Brasil, são 3.701 casamentos entre pessoas do mesmo gênero, número que corresponde a 0,35% do volume total de uniões no País.
De acordo com o IBGE, das 184 uniões de pessoas do mesmo sexo registradas no Ceará, 104 foram entre mulheres. Sendo 89 delas somente em Fortaleza, o que faz da capital cearense a segunda cidade com maior volume de casamento entre mulheres no país. Fortaleza também tem o terceiro maior número de casamentos entre homens entre as cidades pesquisadas, são 68 uniões de um total de 80.
Esta é a primeira vez que o estudo analisa os números de casamentos gays no Brasil. Em 14 de maio de 2013, a resolução nº 175 do CNJ obrigou os cartórios a realizarem casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e também a converterem a união estável de gays e lésbicas em casamento. Antes, os cartórios poderiam se negar a fazer o casamento.
Brasil
De acordo com o IBGE, dos 3.701 casamentos, 52% foram entre mulheres e 48% entre homens. A maioria foram realizados no Sudeste (2.408) – sendo 80% da região em São Paulo, estado que tem mais registros de casamentos gays no país (1.945), seguido do Rio de Janeiro (211), Minas Gerais (209), Santa Catarina (207) e Ceará. No outro extremo está o Acre, com apenas um registro em todo o ano de 2013. Os sete estados da Região Norte juntos registraram 56 casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
A maioria dos casais homossexuais que oficializou a união em 2013 era formada por pessoas solteiras – tantos entre homens (82,3%) quanto entre mulheres (75,5%). No casamento entre mulheres, 24,5% tinham pelo menos uma das cônjuges divorciada ou viúva – entre os homens essa proporção foi de 17,4%.

Ceará bate recordes de transplantes de pulmão e medula óssea

20090925_transplantes11
Embora o ano de 2014 ainda não tenha terminado o Ceará já registra números de transplantes de pulmão e medula óssea superiores aos de 2013. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em relação ao ano passado, os transplantes de pulmão aumentaram de oito para dez, enquanto os de medula óssea saltaram de 56 para 57.
O recorde do Estado em números gerais, abrangendo todas as cirurgias de transferência de órgãos e tecidos, ainda é de 2013, quando foram realizados 1.365 transplantes. Em 2014, 1.275 processos deste tipo já foram realizados, superando o total de 2012, quando foram realizadas 1.269 cirurgias.
De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), até setembro deste ano, o Ceará registra 26,7 doadores efetivos por milhão da população (PMP), estando em terceiro lugar do País, atrás apenas do Distrito Federal e de Santa Catarina, ambos com 31,6 PMP. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, o Ceará ainda aparece como o maior transplantador de fígado do País.

Domésticos: Dilma veta redução de contribuição

dilma-rousseff-senadora-ana-rita
A presidente Dilma Rousseff decidiu vetar integralmente projeto de lei que reduzia a contribuição previdenciária de patrões e de empregados domésticos. A decisão foi publicada nesta terça-feira (09/12), no Diário Oficial da União (DOU). A redução da contribuição era uma tentativa de diminuir a carga tributária para garantir o recolhimento para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Com isso, os trabalhadores domésticos ainda não sabem quando passam a ter direito FGTS.
O Projeto de Lei 7082/10 reduzia para 6% do salário a alíquota da contribuição previdenciária paga por patrões e por empregados domésticos. Atualmente, a alíquota de contribuição previdenciária dos empregadores é de 12% e varia de 8% a 11% para os empregados, de acordo com o salário.

Salmito quer levar a Câmara dos Vereadores para o Centro

salmito eleito
A Câmara Municipal de Fortaleza deve mudar de endereço e ter seu prédio instalado no Centro Histórico da Capital com a Mesa Diretora eleita para o biênio 2015/2016. Pelo menos esse é o desejo do presidente eleito Salmito Filho (PROS), que assume o cargo no dia 1º de janeiro de 2015.
Na atual gestão, a de Walter Cavalcante (PMDB), estava prevista uma reforma no gabinete dos vereadores, o que não aconteceu. Salmito defende a necessidade de uma modificação de prédio por entender que o localizado na Rua Thompson Bulcão, no bairro Patriolino Ribeiro, se tornou pequeno para abrigar as demandas da Casa.
“Esse prédio já se tornou um prédio pequeno. Vou conversar com os membros da Mesa Diretora eleita comigo e os demais vereadores da minha preocupação de muito mais do que uma reforma, um novo prédio, em um novo local”, ressalta.

Eleitos - Ministério Público pede cassação de diplomas

Image-0-Artigo-1757839-1
O procurador regional eleitoral Rômulo Conrado diz que, na próxima semana, vai finalizar ações mais complexas contra deputados eleitos
FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES
Próximos da diplomação para exercer mandato que inicia em 2015, o governador eleito Camilo Santana, a vice Izolda Cela e alguns deputados estão tendo suas vitórias questionadas pelo Ministério Público por possíveis irregularidades na campanha. Eles ainda não foram notificados. As punições variam de multas por conduta vedada à cassação do diploma dos eleitos, caso se confirme a compra de votos.
Entre os que podem ser submetidos às sanções mais sérias, como cassação do diploma, estão o deputado federal reeleito Danilo Forte (PMDB), a deputada estadual eleita Augusta Brito (PCdoB), o futuro governador Camilo Santana (PT) e a vice-governadora Izolda Cela (PROS).
Outros parlamentares que foram eleitos também são citados nas ações, mas estão sujeitos apenas ao pagamento de multas, a exemplo dos deputados federais José Guimarães (PT) e Genecias Noronha (SD) e do estadual Osmar Baquit (PSD).
A diplomação dos candidatos eleitos será no dia 19 de dezembro, quando se encerra o prazo para que o Ministério Público envie as ações de conduta vedada e compra de votos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com o procurador regional eleitoral do Estado, Rômulo Conrado, processos mais complexos e com pedidos de punições mais severas só serão encaminhados na próxima semana. Ele acrescenta que poderá entrar com ações de impugnação de mandato até 15 dias após a diplomação.
Danilo Forte é citado em uma ação juntamente com o candidato derrotado ao Governo, Eunício Oliveira, o prefeito de Martinópole, James Martins, a primeira-dama do Município, Raphaelle Barros, o vereador Aleudiney Monte e outros agentes públicos. O Ministério Público Federal acusa os réus de promoverem doação de presentes e cestas básicas em troca de apoio a Danilo Forte e Eunício Oliveira, ambos apoiados pelo prefeito.
Brindes
As fotos das doações dos brindes foram postadas na rede social Facebook. Nas imagens, os agentes públicos aparecem com adesivos e bottons dos candidatos. A Procuradoria Regional Eleitoral reivindica a aplicação de multas para todos os envolvidos e a cassação do registro de candidatura ou diploma dos que foram candidatos. Somente Danilo Forte foi eleito e pode ser submetido à sanção mais grave.
Já a deputada eleita Augusta Brita terá o mandato questionado pelo Ministério Público Federal por beneficiamento da máquina pública de São Benedito em prol de sua candidatura. Além dela, são responsabilizados o prefeito da cidade, Gadyel Gonçalves, que é marido de Augusta, e o secretário municipal de Administração e Finanças, Augusto Brito, pai da candidata eleita.
A Procuradoria Regional Eleitoral alega que houve a contratação irregular de 196 servidores temporários em período proibido pela legislação eleitoral. Os trabalhadores ainda teriam sido utilizados em atos de campanha da candidata Augusta Brito.
Além dos 196 servidores, a Prefeitura de São Benedito contratou 362 pessoas para prestar serviços temporários na Secretaria de Educação. A ação assinada pelo procurador Rômulo Conrado pede a imputação de multas aos envolvidos e a cassação do diploma de Augusta.
Militares
Rômulo Conrado também encaminhou representação ao TRE solicitando suspensão dos procedimentos disciplinares instaurados contra militares que manifestaram apoio político ou declaração contrária a interesses eleitorais ligados à candidatura governista, no caso Camilo Santana.
Além do petista, são citados no processo a candidata a vice Izolda Cela, o secretário da Segurança Servilho Paiva, o controlador geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança, Frederico Sérgio Lacerda, e o Estado do Ceará, representado pelo procurador geral Fernando Oliveira.
Camilo Santana é citado em outros processos. Em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral enviada em setembro à Corregedoria Regional Eleitoral, Rômulo Conrado questiona recursos de convênios estaduais repassados a municípios em período vedado pela legislação. Neste caso, é pedida a inelegibilidade por oito anos de todos os envolvidos e ainda a cassação do registro ou diploma de Camilo e Izolda, "candidatos diretamente beneficiados pelo abuso de poder".
O deputado federal Genecias Noronha, e a esposa, Aderlânia Noronha, deputada estadual eleita, foram enquadrados pelo Ministério Público Federal, que pede que ambos sejam submetidos ao pagamento de multas. A Procuradoria Regional Eleitoral sustenta que a prefeita de Parambu, Keylly Mateus Noronha, sobrinha e afilhada de Genecias, usou a máquina pública em benefício do deputado federal e de sua mulher, eleita deputada.
Notícias
O beneficiamento eleitoral ocorreu, segundo o Ministério Público, na "Festa das Mães", ainda em maio, com distribuição de brindes, e na publicação de notícias em favor dos candidatos no site da Prefeitura de Parambu.
O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, o deputado federal José Guimarães e o deputado estadual Osmar Baquit constam em ação por suposto beneficiamento da máquina pública. Eles teriam usado carros do Município, agentes públicos e o site da Prefeitura de Quixeramobim para fazer campanha eleitoral.
Outros candidatos que não se elegeram podem ser penalizados. É o caso do pleiteante a deputado estadual David Duarte, filho do prefeito de Limoeiro de Norte, Paulo Duarte. Eles responderão pela realização de festas, no período eleitoral, bancadas pela Prefeitura de Limoeiro, com distribuição de comidas e bebidas e sorteio de TVs, geladeiras, bicicletas e fogões.
O candidato a deputado estadual não eleito Robert Burns, suplente de vereador em Fortaleza, é citado em processo por ter oferecido a eleitores vantagens em programas habitacionais
Fonte: DN

Ministério Público e Polícia civil invadem casa de Bosco Cigano em Baturité

BUSCA E APREENSÃO
Ministério Público e Polícia civil invadem casa de Bosco Cigano em Baturité
Sedes de secretarias e escritório da Tourinho Engenharia também foram invadidos.

Uma operação do Ministério Público do Estado do Ceará, com o apoio da polícia civil, realizou, na manhã desta quarta-feira (10), uma operação na casa do prefeito de Baturité, Bosco Cigano (PROS).

Os motivos da ação ainda não foram divulgados pela instituição, porém o que se comenta é que a investida tem por base denúncias da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap).

Além da casa de Bosco, a polícia invadiu também a casa do filho do prefeito, sedes de secretarias do município e o escritório da Tourinho Engenharia, empresa prestadora de serviços da prefeitura, à procura de provas que incriminem Bosco. O prefeito ainda não foi encontrado.



Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=22918