Buscar

03 dezembro 2014

2014 - Francy's Fashion recebe prêmio de melhor marca do ano

No último dia 30 de novembro, Francy's Fashion, empresa de Francy’s Alves Pontes e Ivo Rocha, receberam da maior revista de moda do estado do Ceará e do nordeste, Pollo Fashion o prêmio de melhor marca do ano de 2014.
Francy’s Fashion, hoje é uma das principais marcas em moda feminina do Ceará e do Brasil, e está sempre presente nos melhores eventos.
“Este prêmio e bastante significativo, pois representa o reconhecimento ao nosso trabalho de renovação da moda brasileira, que tem sempre vários modelos novos lançados em 2014, além da modernização e ampliação industrial das nossas unidades”, destacou a executiva Francy’s Fashion em entrevista ao site Aracoiaba News.
Agraciada pelo prêmio a filha do casal e modelo da marca Anny Gabrielly Pontes Rocha em sua página no Facebook faz o seguinte destaque a sua mãe e empresária da marca Francy’s Fashion:
Mulher guerreira! Essa mulher não se encontra em lugar nenhum! Máquina de trabalho e de sucesso!  Parabéns empresa Francy’s Fashion recebendo o troféu a melhor marca do ano de 2014, da Revista Polllo Fashion.
As clientes e fãs de Francy’s Fashion terão mais uma oportunidade para garantirem peças com qualidade que a marca oferece.

Publicação: Aracoiaba News

Cadeirante faz ensaio sensual para concurso

Fã de praia e carnaval, cadeirante quer ser musa do topless no Rio

Natache Iamayá foi convidada para fazer ensaio sensual.
No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, ela fala de preconceito

Natache frequenta blocos de carnaval na companhia da família e dos amigos. (Foto: Divulgação/ToplessinRio)Natache frequenta blocos de carnaval na companhia da família e dos amigos. (Foto: Divulgação/ToplessinRio)
Natache Iamayá não é o tipo de pessoa que se dobra às dificuldades. Aos 32 anos, a carioca convive com os efeitos da ataxia de Friedreich, uma doença neurodegenerativa que afeta os nervos e alguns órgãos. Mas isso não a impede de fazer nada do que tem vontade, mesmo com as limitações impostas pelo corpo. Cadeirante, ela é candidata ao concurso Nova Musa do Toplessaço — cujas inscrições terminam no próximo dia 15 — e foi a primeira a se inscrever para a competição. Uma lição para este 3 dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Com a participação no evento, a jovem pretende mostrar que os deficientes não devem ser tratados com piedade e são capazes de muito mais do que as pessoas costumam imaginar. “Eu malho e uso todos os aparelhos. Eu faço natação, eu vou à praia. Gosto de dormir na casa de amigas. Eu viajo e faço tudo. Coisas que as pessoas acham que eu não consigo”, disse ao G1.
A independência de Natache chamou a atenção fotógrafo e artista plástico austríaco Alan Smithee e da organizadora do concurso, Ana Paula Nogueira. Ambos se ofereceram para fazer um ensaio sensual com Natache, que foi produzido na última sexta-feira (28), na Praia da Macumba, na Zona Oeste do Rio. "Curti 'super', mas fiquei com vergonha. Já tinha feito outros ensaios, outros trabalhos, mas nunca sensual", disse Natache.
"Eu achei que ela precisava de um olhar mais artístico e contatei alguns fotógrafos com quem eu trabalhei e achei que o Alan, que faz fotos ligadas a artes plásticas, teria o olhar que eu queria", explicou Ana.
 
A candidata a musa do topless é frequentadora da praia do Recreio dos Bandeirantes. (Foto: Divulgação/ToplessinRio)A candidata a musa do topless é frequentadora da
praia do Recreio dos Bandeirantes.
(Foto: Divulgação/ToplessinRio)
Frequentadora das areias do Recreio
Fã de praia, ela costuma frequentar a orla do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, bairro em que mora. Lá, ela bate ponto todo fim de semana. Definido como “o lugar que mais ama no mundo”, ela foge do perfil contemplativo. “Eu costumo ficar na areia e, quando tem alguém para entrar comigo, eu vou para o mar”.
Natache também costuma frequentar o calçadão durante a semana, para encontrar os amigos nos quiosques e jogar conversa fora.
Filha de uma família com mais três irmãos, Natache foi obrigada a trancar o curso de direito há cinco anos por causa dos efeitos da doença, para tratar da saúde. “Era uma época que eu tinha muita dificuldade de andar sozinha. Foi quando comecei a andar de cadeira de rodas. Parei porque estava difícil conciliar. A doença traz uma debilidade de energia”.
A relação com os pais é boa, segundo ela, apesar da dificuldade em acompanhar o ritmo de Natache: ela gosta de ir para a rua, eles são mais caseiros.
Paixão pelo carnaval
Os cuidados com a saúde incluem uma rotina de muitas atividades para estimular o corpo: musculação, pilates, estimulação russa, tratamento fonoaudiológico e psicológico. Os encontros com um psicólogo acontecem somente há um mês, para ajudar a sair de um estado depressivo. “Eu acho que estou bem hoje, porque eu fiquei mal por um tempo. Eu ainda me sinto mal em alguns momentos. A análise é para cuidar da autoestima e do emocional mesmo”.
Com uma vida social agitada, Natache gosta de se divertir com os amigos em festas e não tem medo de aglomeração. “Eu adoro carnaval. Eu gosto de tudo que é festa. E as pessoas acham um absurdo ir em lugares com aglomeração. Mas eu sempre conto com os meus amigos e a minha família. Eu não seria ninguém sem eles”.
Perguntada sobre a vida afetiva, a candidata afirma que tem alguns relacionamentos. “Tenho namorados, mas nada sério. Estou à procura. A vida está aí para ser vivida. Afinal de contas, por que não?”
Fonte: G1

Gangnam Style “bugou” o YouTube

O vídeo do sul-coreando Psy, Gangam Style, quebrou o YouTube, sim. O site de vídeos doGoogle informou, em declaração oficial que antes do vídeo eles não imaginavam que algum vídeo iria ultrapassar a marca de 2 bilhões de visualizações.
Quando o vídeo chegou ao número de 2.147.483.647 os programadores precisaram refazer o algoritmo de 32 bits do site.
Agora o contador pode chegar a marca de 9.223.372.036.854.775.807 visualizações que é o número do novo algoritmo que agora é de 64 bits.

Fonte: DN

Andressa Urach respira sem ajuda de aparelhos, diz boletim

Modelo está despertando e respirando espontaneamente segundo comunicado do Hospital Nossa Senhora da Conceição desta quarta, 3.

Saiu nesta quarta-feira, 03, um novo boletim sobre o estado de saúde de Andressa Urach, internada há 5 dias na UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. O comunicado informa que o estado de saúde da modelo ainda é grave, com melhora evolutiva em relação a ontem. Está despertando e respirando espontaneamente, sem auxílio de aparelhos. O novo boletim assinado pelos médicos responsáveis pelo tratamento de Urach, Henrique Saltz Netto e Willian Victor Lissa Salprá, diz ainda que não há previsão de alta da UTI e que, até esta tarde, não há procedimento cirúrgico planejado.
Confira o boletim na íntegra:
"A paciente Andressa de Faveri Urach encontra-se internada na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Nossa Senhora da Conceição desde a madrugada de 01/12/2014. Seu estado de saúde ainda é GRAVE, com melhora evolutiva em relação a ontem. Está despertando e respirando espontaneamente, sem auxílio de aparelhos. Não há procedimento cirúrgico planejado para hoje, até o presente momento. A despeito da melhora clínica observada, ainda não existe previsão de alta da UTI."
Andressa Urach - Entenda o caso - 03-12-2014 (Foto: EGO)
Pai: "Se Deus quiser, a pego com vida"
O pai da modelo, Carlos Alberto Krejci Urach, é caminhoneiro aposentado e mora em Bossoroca, no interior gaúcho, a cerca de oito horas da capital. Ele diz que está acompanhando a internação da filha por um amigo que trabalha no hospital, mas irá visitá-la nesta sexta, 5, conforme conversa com o EGO. "No momento estou aguardando em Bossoroca porque o estado de saúde dela é muito grave e um médico de lá, que é meu amigo, está me passando as informações sempre. Vou sexta à tarde, no mais tardar, e, se Deus quiser, eu a pego bem e com vida. Já queria ter ido, mas fiquei com medo de não conseguir entrar na UTI por causa da mãe dela. Aí perguntei para o meu amigo se poderia ir mesmo que não estivesse autorizado na recepção e ele disse que sim, já que sou pai e posso provar através dos documentos. Vou sozinho para evitar tumulto. Só vai ter se me barrarem", declara Carlos, mais conhecido pelo apelido Nei, que está ansioso para saber mais detalhes da recuperação da filha: "Só sei que ela ainda corre um risco muito grande. Estou me agarrando muito em Deus, indo à igreja."
Entenda o caso
A causa do problema de saúde foi uma aplicação de hidrogel feita há cinco anos nas coxas. Em julho deste ano, Andressa teve problemas e se submeteu a um procedimento para retirar o produto. Na sexta-feira, 28, ela voltou a ser operada para retirar resquícios do hidrogel, sendo liberada pelos médicos no Andressa foi levada para a UTI e, segundo seu assessor, Cacau Oliver,  acabou desenvolvendo uma infecção e passou por uma nova cirurgia na noite deste domingo, 30. A previsão inicial é que ela fique internada por 15 dias no local.
"A Andressa passou muito mal após a primeira cirurgia. Ela foi levada ao hospital e eles disseram que o dreno fechou e o hidrogel causou uma infecção. Andressa passou por uma nova cirurgia à noite, e está na UTI", informou a assessoria de Urach. Ela foi operada novamente na segunda-feira, 1º.
Andressa Urach (Foto: Ego)
Ferroadas no músculo
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ao chegar à unidade, Andressa Urach apresentava um quadro infeccioso bastante grave, estava com pressão arterial baixa e foi levada diretamente para a UTI, onde permanece internada e sedada.
Há cinco meses, quando teve a primeira infecção por causa do hidrogel, após sua primeira cirurgia para a drenagem do produto, Andressa foi internada em um hospital paulista com muita febre e chegou a ter que sair do local de cadeira de rodas.
Na época, Andressa conversou com o EGO sobre o assunto: "Há um mês, comecei a sentir ferroadas no músculo por causa do produto. E como treino muito pesado acabei sentindo muitas dores nas pernas. Não pude mais treinar. Daí, optei em fazer uma lipoaspiração nas coxas para retirar o produto".
Há aproximadamente quatro meses, Andressa deu uma pausa dos exercícios físicos. "Ela reclamava de muitas dores, sabia que o líquido estava escorrendo internamente e já nem queria usar minissaia ou short", conta uma amiga que prefere não ter seu nome divulgado.
Na noite desta segunda, Marisete, mãe de Andressa Urach, pediu que os amigos façam uma corrente positiva para a modelo. "Orem por ela, por favor!". Ao EGO, nesta terça, 2, ela contou que a modelo chegou a abrir os olhos ao receber sua visita e que estava bem melhor.
Procedimentos estéticos - Andressa Urach (Foto: Iwi Onodera/ EGO)











Fonte: EGO

MP pede combate ao jogo do bicho em Aratuba

O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça da Comarca de Aratuba, Juscelino Oliveira Soares, expediu uma recomendação ao comandante do Batalhão da Polícia Militar e ao delegado de Polícia Civil de Aratuba, com o intuito de serem efetivadas diligências no sentido de combater a prática de jogos de azar de todo tipo, sobretudo, o “jogo do bicho”, jogos de cartas e jogos de dados, sempre que receber notícia de sua prática. A recomendação foi feita no último dia 17.
O policial militar ou civil que tomar conhecimento da prática de jogos de azar, segundo a recomendação do Ministério Público Estadual, deverá proceder à imediata prisão em flagrante delito do contraventor, conduzindo à delegacia par aos procedimentos de praxe, sob pena de incorrer nas infrações administrativas e penais expostas no documento. A polícia judiciária deverá prestar todo apoio aos casos que lhe forem trazidos, adotando-se as medidas legais necessárias.
O promotor de Justiça estabeleceu o prazo de 10 dias sobre a aceitação, por escrito, da referida recomendação, bem como as providências adotadas. Também foi determinada a remessa de cópias do documento ao Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial (Caocrim); à Secretaria de Segurança Pública; ao Comando Geral da Polícia Militar; ao Município de Aratuba; e ao Conselho Superior do Ministério Público. Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério Público Estadual.

Aracoiabense é convocada para assumir o cargo de Agente Penitenciário

O Site Aracoiaba News, vem por meio deste, parabenizar a Aracoiabense Isabel Diana Freitas de Brito dos Santos pela sua aprovação no concurso público de agente penitenciário do Governo do Estado do Ceará.
Isabel como é conhecida, foi a primeira mulher a inaugurar a maternidade do Hospital Santa Isabel de Aracoiaba, funcionária pública da prefeitura Diana agora passará a exercer a função de Agente Penitenciário.

Nossa Homenagem

Você alcançou por que mereceu, lutou, batalhou e não desistiu acreditou no seu potencial fazendo com que todos também acreditassem.
Você merece tudo o que está te acontecendo durante sua caminhada.
Você merece todos os elogios continue a ser assim uma pessoa honesta, digna e perseverante.
Deus lhe abençoará ricamente em sua vida!!!

Classificação

#JustiçaCE #Concurso #AgentesPenitenciários
A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (02). Agora, os convocados terão sete dias úteis para entregar a documentação necessária na sede da Sejus.
Confira a documentação necessária:

Confira a lista de aprovados na página 75:

Fonte: Aracoiaba News

Ceará - Governo convoca aprovados no concurso de agente penitenciário

#JustiçaCE #Concurso #AgentesPenitenciários
A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (02). Agora, os convocados terão sete dias úteis para entregar a documentação necessária na sede da Sejus.
Confira a documentação necessária:

Confira a lista de aprovados na página 75:

Você é uma pessoa controladora?

Você é uma pessoa controladora?


Ter uma vida organizada é algo que muitos de nós almejam, porém poucos conseguem. Isso acontece porque é preciso ter disciplina, uma mente analítica, boa vontade e persistência, o que nem sempre é fácil, desejável ou agradável.
Quem tem a capacidade de organizar a rotina consegue realizar muitas coisas e assumir diversas responsabilidades. Porém, quando controlar se torna o centro da vida e a única realidade, essa pessoa pode simplesmente perder de vista o essencial e, assim, sofrer uma série de malefícios, incluindo crises de ansiedade, doenças e até rompimentos afetivos.
Veja abaixo algumas características que podem sugerir que uma pessoa é controladora.
  • 1
    Invasão de privacidade - se não confiamos no outro, iremos querer controlá-lo. Para isso funcionar, teremos que obter o máximo de informações possíveis, levando-nos a ações pouco éticas, como invadir contas de email ou de redes sociais, bisbilhotar carteiras e telemóveis, ou ainda especular com conhecidos. Este tipo de atitude pode não ser descoberta, mas com certeza semeia a discórdia e cria um abismo entre você e a pessoa vigiada, pois a sua desconfiança modifica o seu comportamento e a entrega ao relacionamento não é a mesma. Fora as brigas que acontecem apenas por causa de suas impressões e não devido a fatos reais.
  • 2
    Falta de limites - se achamos que temos o direito de controlador o outro, podemos muitas vezes tomar decisões à revelia dele ou contar sobre a sua vida íntima, sem pensar nas consequências emocionais para a pessoa envolvida.
  • 3
    Sentimento de omnipotência - quando temos muita eficiência, podemos propagar a falsa ideia de que somos insubstituíveis. Assim, acreditamos que somos "donos da verdade", não aceitando ideias nem sugestões alheias, por melhores que sejam. Além disso, existe a tendência de passar literalmente a mandar nos outros, exigindo que façam e vivam como nossa imagem e semelhança.
  • 4
    Medo da novidade - se gostamos de controlar, isso significa que as coisas devem sempre acontecer de determinada forma, a rotina precisa permanecer, imprevistos não podem surgir. Porém, a vida não é um programa de computador (e mesmo este muitas vezes prega-nos partidas!). O fato é que se algo, fora de nosso planeamento aparece, perdemos o equilíbrio, ficamos nervosos, tensos, lutamos contra ao invés de simplesmente lidar com a questão e nos adaptarmos.
  • 5
    Sobrecarregamento - se partimos do pressuposto de que as pessoas não são confiáveis ou não irão fazer as coisas certas (leia-se "do nosso jeito"), a tendência é acumularmos cada vez mais funções, tarefas, atividades e responsabilidades, ficando exaustos e insatisfeitos. Afinal, acabamos por não conseguir relaxar, nem nos divertirmos, pois sempre haverá sempre algo para ser feito, analisado, supervisionado, acompanhado. Nestas horas, aprender a delegar é uma atitude salvadora.
Se reconheceu em algum desses itens? Veja algumas dicas para usar apenas o lado bom do controle:
  • Humildade - lembre-se que o mundo não gira à sua volta, assim, nem tudo depende de si e, errar é normal e esperado, não significando que você sejo menos por causa disso.
  • Liberdade - deixe as pessoas expressarem-se livremente. Você só vai descobrir se alguém realmente é bom o deixar mosstrar  do que é capaz. Se você tomar sempre a dianteira, nunca será surpreendido.
  • Paz de espírito - faça Meditação, relaxamento, Yoga, Tai Chi Chuan, tome florais, faça terapia, tire férias, fique em contato com a natureza. O importante é ter calma e tranquilidade, pois suas ações serão mais certeiras e você sofrerá menos.
  • Diversifique - não resuma sua vida a atividades úteis. Coloque cor, alegria e diversão nela, fazendo outras coisas, inclusive aquelas que não vão levá-lo a lugar nenhum, mas que lhe trarão mais satisfação pessoal.

Natal em Vazantes/Aracoiaba - Confira as atrações


Siga-me no Instagram

Bispo de Sobral será transferido para Santa Catarina

Dom Odair
Dom Odelir é padre há 22 anos
FOTO: DIVULGAÇÃO
Dom Odelir José Magri, bispo de Sobral desde 2010, foi transferido para a Diocese deChapecó, em Santa Catarina. O anúncio foi feito através de um comunicado do Vaticanoassinado pelo Papa Francisco. Ainda não se sabe quem vai substituí-lo na Diocese de Sobral.
Dom Odelir José Magri nasceu em 18 de abril de 1963, na cidade de Campo Erê, Santa Catarina. Após os estudos preparatórios, em 26 de junho de 1988 emitiu a profissão religiosa na Congregação dos Combonianos. Completou os estudos de Filosofia e Teologia em Paris, obtendo licenciatura em Filosofia. Em 18 de outubro de 1992, recebeu aordenação sacerdotal.
Entre 1992 e 1996, atuou no Congo onde, em 1996, foi formador dos Postulantes. De volta ao Brasil, em São Paulo e Minas Gerais, exerceu diversas funções.
Desde 2003 é assistente-geral da Congregação em Roma e, desde 2009, vigário-geral dos Combonianos.
Mudanças
O Papa Francisco também transferiu, nesta mesma data, dom Zanoni Demettino Castro, da diocese de São Mateus (ES), colocando-o como arcebispo coadjutor da arquidiocese de Feira de Santana (BA) e dom Waldemar Passini Dalbello, da arquidiocese de Goiânia (GO), colocando-o como bispo coadjuntor de Luziânia (GO). 
Fonte: DN

Mulher vendia diplomas no Facebook por R$ 150

Image-0-Artigo-1753638-1
De acordo com a Polícia, além dos documentos, foram encontrados oito carimbos falsificados em poder de Caroline Freire
FOTOS: HELOSA ARAÚJO
Image-1-Artigo-1753638-1
O titular da DDF, Jaime Paula Pessoa Linhares, afirmou que as investigações sobre o caso vão continuar
Obter um diploma de conclusão do Ensino Médio custa três anos de estudo e dedicação. Contudo, nas mãos de uma mulher, presa em flagrante na tarde de ontem, o documento valia bem menos: R$ 150, de acordo com a Polícia.
O delegado titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), Jaime Paula Pessoa Linhares, explicou que a técnica de enfermagem Caroline Freire Oliveira, 23, falsificava os diplomas na residência dela e os negociava utilizando perfis falsos criados na rede social Facebook.
Na tarde de ontem, Caroline foi presa por policiais da DDF, em casa, localizada na Rua Fiscal Vieira, bairro São João do Tauape, quando preparava uma entrega de oito diplomas.
Online
O titular da DDF explicou que a mulher utilizou o próprio diploma de conclusão do Ensino Médio como base para fraudar e falsificar os documentos que negociava. Além disso, ela não tinha contato com os compradores, realizando toda a negociação utilizando somente a internet. "Os certificados eram vendidos por dois perfis falsos criados por ela, com os nomes de "Milena Lima" e "Jorge Castro". A mulher utilizou o próprio diploma, digitalizou, e imprimiu utilizando uma impressora, dentro de casa. Ela também fabricou carimbos e falsificava as assinaturas necessárias. Os dados dos compradores eram escritos a mão", disse Linhares.
Para fazer as entregas dos documentos, Caroline contratava um motociclista, de forma que ela nunca tinha contato direto com os compradores. Os diplomas que seriam entregues ontem estavam nos nomes de Cristiane Dantas Baldez; Jéssica Clarice Tabosa de Carvalho; Luís Carlos Ferreira do Nascimento; Leonardo Martins de Souza; José Mazenir da Silva; Francisco Rafael da Silva Lourenço; Fabyo Amaral Martins; e Pedro Lucas de Almeida.
Segundo o delegado, todos também estão agora sob a mira da Polícia. "Todos esses compradores serão investigados por nós e poderão responder pelos mesmos crimes que ela: falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica e uso de documentos falsos", afirmou.
Carimbos
O delegado afirmou que foram encontrados oito carimbos falsificados em poder de Caroline. Deles, dois eram de médicos, o que ainda levantou a suspeita de que a técnica de enfermagem também atuasse falsificando atestados médicos.
"Impressiona a facilidade que ela tinha para fabricar os carimbos. Dois deles, traziam os nomes de Márcio Castelo Branco e Antônio Borges Campos, identificados como médicos", disse o delegado titular da DDF.
Os trabalhos de investigação para chegar até a mulher demoraram mais de duas semanas, segundo informou Jaime Linhares. "Foram mais de 15 dias investigando, rastreando os contatos feitos pelo Facebook", apontou. Conforme o delegado, os dispositivos de segurança dos documentos deixam a desejar. "Isso preocupa pois não podemos afirmar sem investigação quando se trata de um documento verdadeiro ou falsificado", destacou o titular da Especializada.
Levi de Freitas
Repórter
Fonte: DN

Lei Antifumo entra em vigor em todo o Brasil

cigarro
A norma que entra em vigor hoje extingue os fumódromos e acaba com a possibilidade de propaganda comercial de cigarros, mesmo nos pontos de venda
FOTO: THIAGO GASPAR/ARQUIVO
A partir desta quarta (3), passa a valer em todo o país a chamada Lei Antifumo que proíbe, entre outras coisas, fumar em ambientes fechados públicos e privados. A estimativa é que as novas regras influenciem os hábitos de 11% da população brasileira, composta por fumantes.
Aprovada em 2011, mas regulamentada em 2014, a Lei 12.546 proíbe o ato de fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como halls e corredores de condomínios, restaurantes e clubes – mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou toldo.
Em caso de desrespeito à norma, osestabelecimentos comerciais podem ser multados e até perder a licença defuncionamento.
Entre os frequentadores de bares e restaurantes, a lei não é unanimidade. A estudante Fábia Oliveira, 18 anos, disse ser a favor de leis mais rigorosas contra quem fuma em ambientes fechados. “É um desrespeito com quem não gosta de cigarro. A pessoa que fuma prejudica todos que estão à sua volta. Você acaba se prejudicando, contra a sua vontade, pela escolha dos outros. Ninguém é obrigado a sentir o cheiro de cigarro”, acrescentou.
O supervisor Diego Passos, 31 anos, é contra a lei e acredita que a norma não surtirá efeito. “Quem fuma dentro de um bar, por exemplo, vai continuar fumando. Não poderei ir a uma boate, a um bar porque fumo? Nenhuma lei é capaz de fazer uma pessoa parar de fumar. Além do mais, não há fiscalização”, disse.
Outras proibições
A norma que entra em vigor nesta quarta extingue os fumódromos e acaba com a possibilidade de propaganda comercial de cigarros, mesmo nos pontos de venda, onde era permitida publicidade em displays. Fica liberada apenas a exposição dos produtos, acompanhada por mensagens sobre os males provocados pelo fumo.
Além disso, os fabricantes terão que aumentar no próprio produto os espaços para avisos sobre os danos causados pelo tabaco. Pela nova regra, a mensagem deverá ocupar 100% da face posterior das embalagens e de uma de suas laterais.
Exceções
Será permitido fumar em casa, em áreas ao ar livre, parques, praças, áreas abertas de estádios de futebol, vias públicas e tabacarias, que devem ser voltadas especificamente para esse fim. Entre as exceções estão também cultos religiosos, onde os fiéis poderão fumar caso faça parte do ritual.
Para o presidente da regional de São Paulo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Percival Maricato, o dia a dia de bares e restaurantes deve mudar pouco, uma vez que a lei já vem sendo cumprida pela maior parte dos estabelecimentos mesmo antes da regulamentação.
“A meu ver, não vai mudar coisa alguma. Já estava proibido fumar em locais fechados. Mas achamos que a lei é um tanto leonina. Há excessos visíveis. O infeliz do fumante é tratado como um leproso na idade média”, disse.
Para Marciato, as novas normas representam uma espécie de regulação que vem sendo imposta ao setor. “Daqui a pouco, bares e restaurantes vão parecer uma repartição pública, com cartazes e dizeres. E estamos falando de um local onde as pessoas vão para descontrair. Há cada vez mais intervenção do Estado, dizendo o que o indivíduo pode ou não pode fazer e limitando a liberdade.” Ele lembrou que a fiscalização nos bares e restaurantes ficará a cargo dos Procons regionais.
Fonte: DN

Prefeituras prometem pagar 13º até o dia 20 de dezembro

Russas A dificuldade dos municípios de equilibrarem as contas públicas durante o ano está refletindo diretamente no pagamento do 13º salário dos servidores municipais. O prazo para o adiantamento da primeira parcela, previsto em Lei, venceu no último dia 30 de novembro e muitos servidores ainda não receberam.
Prefeitos alegam diminuição dos repasses públicos, mesmo assim, há cidades que conseguiram cumprir com o programado. Só até as 11h de ontem, o Ministério Público do Trabalho do Ceará (MPT) recebeu denúncias contra seis municípios, por conta desses atrasos.
Na cidade de Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe, a briga de sete categorias do serviço público com a Prefeitura vinha por conta do atraso no salário que deveria ter vindo no mês de outubro. De acordo com uma das dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos do município, Nadir Galdino Barbosa, após greve e pressão por parte dos funcionários, a prefeitura realizou o pagamento de um mês, permanecendo um mês de atraso.
Quanto ao adiantamento do 13º ela alegou que, desde o ano passado, a primeira parcela não é paga com antecedência e que o município só realizará o pagamento total até o próximo dia 20 de dezembro.
Situação parecida é vivida em cidades da região do Cariri. Em Barro o pagamento do 13° salário só deverá ser feito no dia 20 deste mês, prazo limite imposto pela legislação. O recurso a ser utilizado para que o município quite o pagamento do benefício aos servidores deverá ser o recurso adicional repassado pela União aos municípios no fim de cada ano. "Até o dia 20 o benefício já estará depositado nas contas dos funcionários públicos do município", informou o prefeito de Barro, Francisco Luiz Tavares de Araújo, o popular Neneca Tavares.
Apenas os professores
Já no município de Assaré, apenas os professores receberam o adiantamento do 13º salário ainda em novembro. O município vem enfrentando uma crise financeira com o déficit orçamentário que já soma R$ 13 milhões. Com o acúmulo das dívidas o pagamento dos servidores também é prejudicado.
"Como não há como prever o valor que a União repassará aos municípios por meio do Fundo de Participação, ainda não temos ideia da mágica que teremos que realizar para pagar, dentro do prazo legal, a segunda parcela ao professorado e o valor total do benefício às demais categorias. Uma coisa é certa: todos os fornecedores precisarão ter um pouco mais de paciência porque todo o recurso que adentrar no tesouro municipal será utilizado para honrar a quitação dessa dívida com o funcionalismo", informou o prefeito do município, Samuel Freire.
Em Jardim, a Prefeitura entrou em acordo com o Ministério Público e o Sindicato dos Servidores e o pagamento será efetuado na segunda quinzena de dezembro.
Na região Norte do Estado, funcionários públicos de Acaraú estão sem receber salários desde novembro e também não há data para o pagamento deste, bem como o 13º salário. Segundo informações do sindicato dos servidores públicos, o presidente esteve reunido na tarde de ontem com a Prefeitura a fim de definir e negociar datas de pagamentos. Em novembro, uma comissão formada por membros da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsep) Acaraú, vereadores e Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) esteve reunida com representante do Ministério Público de Acaraú para averiguar informações sobre o andamento do processo que trata sobre atraso dos salários.
No Sertão Central, funcionários das prefeituras de Quixadá, Choró, Ibaretama e Ibicuitinga não receberam a primeira parcela. Apenas Banabuiú não está em débito com a categoria. Essa é a avaliação feita pela presidente do Sindsep do Sertão Central, Neiva Esteves. Segundo a líder classista, as prefeituras estão inadimplentes com a maioria dos servidores.
Exceção
Na região Centro-Sul, as prefeituras de Cedro e Várzea Alegre economizaram recursos e, com isso, já efetuaram pagamento da primeira parcela no mês de junho passado.
Em Icó, a primeira parcela do 13º da folha da Educação foi paga em junho passado e no último dia 28 de novembro saiu o adiantamento para os concursados. "Estamos em dia", disse o chefe de Gabinete, Manoel Guedes. "Até o fim do mês vamos liberar o restante dos recursos".
Nas cidades de Iguatu e Acopiara o pagamento será feito em parcela única até o próximo dia 20. "O sufoco é grande, os encargos aumentaram a partir da realização de concurso público e as receitas caíram", disse o prefeito de Iguatu, Aderilo Filho. "A situação é de dificuldades".
Nas duas maiores cidades da região Sertão de Crateús e Inhamuns, Crateús e Tauá, não há problemas relacionados com o comprometimento do pagamento dos salários dos servidores públicos, inclusive do 13° salário. Segundo informações das prefeituras, ambas cumprem rigorosamente o pagamento salarial dos funcionários.
Orientação
O presidente em exercício da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento, diz que a orientação que é passada aos gestores municipais é que eles não deixem de pagar o 13º salário, visto que, se não cumprida a Lei, isso poderá acarretar problemas às suas gestões.
A Lei Nº 4.749, de 12/08/1965, que dispõe sobre o pagamento do 13º salário, determina que o adiantamento da 1ª parcela correspondente à metade da remuneração, seja paga entre os meses de fevereiro e o último dia 30 de novembro. Já a 2ª parcela deve ser quitada até o dia 20 de dezembro.
Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), até as 11h de ontem o órgão recebeu denúncias contra seis municípios por conta de atrasos na primeira parcela do 13º salário: Fortaleza, Maranguape, Caucaia, Itapipoca, Ibaretama e Choró.
Mais Informações
Aprece
Av. Oliveira Paiva, 2621, Cidade dos Funcionários, Fortaleza
(85) 4006-4000
Ministério Público do Trabalho no Ceará - PRT 7ª Região
Avenida Padre Antonio Tomás, 2110, Aldeota, Fortaleza
(85) 3462-3400
Ellen Freitas / Sucursais
Colaboradora
Fonte: DN