Buscar

12 novembro 2014

Aracoiaba News - Agradecimentos pelos 500 mil acessos

Quero aqui registrar a chegada de mais de meio milhão acessos no nosso site.
Já irão para 1o meses de muita pesquisa e divulgação.
Atualmente são mais de dois mil acessos diários. Só tenho a agradecer aos parceiros, colaboradores, leitores e lançar sempre o compromisso de luta aos amigos e colegas.
O site sempre esteve aberto a críticas e sugestões e hoje temos recebidos emails de vários Estados brasileiros, onde pessoas pedem sempre informações dos direitos aqui debatidos.
Meus amigos, fica nossos agradecimentos sinceros!
Grande abraço a todos! E avante!

Veja Belas da Torcida em poses ousadas

Veja Belas da Torcida em poses ousadas

Dri Carvalho, candidata do Santos ao Belas da Torcida 2014 Reinaldo Gama/UOL
Leia mais em: http://zip.net/bfp8Zs

Polícia acha bilhete pedindo resgate de preso no CE: 'organiza aí de fora'

Polícia acha bilhete pedindo resgate de preso no CE: 'organiza aí de fora'

Aurélio 'Negão' pede na carta ajuda de 'meninos' e armamento para resgate. Ele é condenado por assalto e homicídio e está preso na cidade de Itaitinga.


Carta pede ajuda de "meninos" e armamentos' (Foto: Reprodução)Carta pede ajuda de "meninos" e armamentos' (Foto: Reprodução)
Grupo tinha planta completa de casa de detenção (Foto: Arquivo pessoal)Grupo reproduziu em desenho a planta completa de
casa de detenção (Foto: Reprodução)
A Polícia Civil do Ceará apreendeu nesta semana uma carta com um pedido de resgate de um preso. Junto à carta, havia um desenho com a reprodução da planta de um presídio. Os papéis estavam na casa de um suspeito, preso durante operação policial. De acordo com policiais, eles planejaram fazer o resgate do detento ainda nesta semana.
''Ei, meu fie', eu estou precisando de você... para dar um apoio para nós aqui e explicar os pivetes e fazer um desenho da entrada até a primeira portaria. Vamos chamar os doutores quinta-feira [13], na hora do banho de sol. Sexta a pegada vai ser 9:00 horas, e os meninos vão entregar os malotes, vão invadir. Vai rolar o resgate: estamos precisando de uns dois meninos seus e de uns armamentos. Se você puder fechar com nós, eu agradeço! Organizar aí de fora”, diz a carta. (Leia na íntegra abaixo.)
A carta é assinada por Aurélio, conhecido como "Negão", condenado por assaltos e homicídios. Ele está preso na Casa de Privação Provisória de Liberdade II, em Itaitinga, na Grande Fortaleza.
Delegado mostra armas apreendidas (Foto: Marcélio Bezerra/TV Verdes Mares)Delegado mostra armas apreendidas
(Foto: Marcélio Bezerra/TV Verdes Mares)
Operações policiais
O grupo que iria tentar o resgate foi apresentado nesta terça-feira (11). Eles foram presos em um conjunto de operações da Polícia Civil do Ceará que capturou 13 suspeitos de homicídios e assaltos no estado, segundo o titular da Delegacia de Roubos e Furtos, Rafael Vilarinho.
A carta com pedido de resgate e a planta da Casa de Privação Provisória de Liberdade II foram apreendidas na residência de um dos presos. Foram presos ainda cinco homens e uma mulher no Bairro Maraponga, em Fortaleza, por tráfico de drogas e porte ilegal de armas. Outras três pessoas foram capturadas na cidade de Redenção, a 55 quilômetros da capital cearense, no momento em que assaltavam uma casa lotérica. Houve troca de tiros e dois integrantes do grupo de cinco pessoas conseguiu fugir.
Vilarinho informou também que um homem foi detido na frente de um banco no Bairro Cambeba, após realizar uma saidinha bancária. A arma utilizada pelo suspeito foi apreendida e o dinheiro devolvido ao cliente do banco que foi assaltado.
Carta pede ajuda de "meninos" e armamentos (Foto: Arquivo Pessoal)Íntegra da carta pedindo apoio para o 'resgate' de presos (Foto: Reprodução)Fonte: G1

Com febre de 'pelados', Porto Alegre já teve outras manifestações de nudez

Com febre de 'pelados', Porto Alegre já teve outras manifestações de nudez

Nas últimas duas semanas, três mulheres nuas já foram vistas na capital. Entre piadas na internet, um game e um novo evento foram criados.


Montagem mulheres correm nuas por Porto Alegre (Foto: Montagem sobre fotos/G1)Montagem mulheres correm nuas por Porto Alegre (Foto: Montagem sobre fotos/G1)
Bem-humorados ou como ato de protesto, os flagrantes de nudez em Porto Alegre já tiveram capítulos anteriores aos casos registrados nos últimos dias na capital gaúcha. Na maior parte dos casos, ao longo dos últimos anos, o ato de se despir em público se transformou em recurso para chamar atenção a reivindicações, a exemplo da Pedalada Pelada, evento que em 2013 reuniu ciclistas nus para protestar em prol da mobilidade urbana.
O primeiro caso da onda de nudez pela cidade ocorreu em 30 de outubro, quando uma jovem foi flagrada correndo em um parque. No dia 6, uma mulher foi vista caminhando em meio aos veículos de uma avenida, em ato de protesto. No domingo (9), uma mulher correu sem roupa no Centro e, mais tarde, um homem foi visto pelado na Avenida Carlos Gomes. A febre motivou piadas e memes web e levou à criação de um evento virtual que convida a correr sem roupa pela cidade na próxima quinta-feira (13). Um game para celular já havia sido criado.
Em 2003, jovens promoveram um banho nudista nos chuveiros ao ar livre em parque. Depois, saíram em caminhada para o Anfiteatro Pôr-do-Sol aos gritos (Foto: Dulce Helfer/Agência RBS)Em 2003, jovens promoveram banho nudista em
chuveiros ao ar livre em parque. Depois, saíram
em caminhada (Foto: Dulce Helfer/Agência RBS)
O primeiro caso de peladões que ganhou o mundo ocorreu 2003, quando ativistas realizaram um protesto que marcou o Acampamento da Juventude na edição do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, evento que reuniu lideranças de globais de esquerda. Na ocasião, os manifestantes explicaram que o motivo da manifestação foi um ato policial que proibiu uma garota de tomar banho nua.
Tomados pelo espírito libertário característico do evento, jovens passaram a se banhar pelados em chuveiros públicos instalados ao ar livre no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Além disso,  um grupo de ativistas nus chegou a correr em direção ao Anfiteatro do Pôr-do-Sol.
O ato acabou sendo liberado por policiais.Ao som de clássicos do rock, como "Viva a sociedade alternativa", de Raul Seixas, os adeptos do nudismo no fórum passaram a convocar mais pessoas para se juntar ao ato.
Pelados dentro da Câmara
Print nus na câmara de Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)Durante ocupação na Câmara, grupo mascarado
posou nu para fotos (Foto: Reprodução/RBS TV)
Em jullho de 2013, na esteira das manifestações de junho no Brasil, a Câmara de Porto Alegre foi ocupada por ativistas por oito dias. Durante o período, a nudez voltou a aparecer: um grupo posou para fotografias sem roupa e com os rostos tapados por camisas, em frente a um mural com imagens de presidentes da Casa (lembre aqui como foi).
As fotos foram postadas em uma rede social, e chegaram a virar alvo de uma investigação sobre a invasão. O então presidente da Câmara, Thiago Duarte (PDT), afirmou na ocasião que o ato havia sido “um desrespeito à Casa do Povo”.
Perfomance ousada em arroio poluído
No dia 13 de setembro de 2013, uma performance teatral ao ar livre atraiu curiosos e surpreendeu quem passava pelo cruzamento das Avenidas Borges de Medeiros e Ipiranga, trecho movimentado da cidade. Seminus, atores e atrizes da companhia de Falos & Stercus realizaram uma intervenção ousada às margens do Arroio Dilúvio.
Arroio Dilúvio Perfomance Luz Pelados Atores Porto Alegre RS (Foto: Reprodução/RBS TV)Grupo teatral fez performance em 2013
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Ao todo, 26 artistas participaram da intervenção. As mulheres vestindo túnicas brancas, algumas com seios à mostra, e os homens com toalhas enroladas na cintura. Ao som de música clássica, eles interagiam entre si e com o público de maneira sensual, às vezes completamente nus.
Outro grupo de atores ficou no semáforo, provocando os ocupantes dos carros. Praticantes de wakeboard surfaram nas águas poluídas do Dilúvio, encerrando a apresentação quando a noite começava a cair.

A encenação do espetáculo “Ilha dos Amores – Um Diálogo Sensual com a Cidade”, dirigido por Marcelo Restori, fez parte da programação oficial do Porto Alegre em Cena, o tradicional festival internacional de artes cênicas realizado na capital gaúcha.
A Pedalada Pelada
Em dezembro de 2013, grupo pedalou nu em Porto Alegre (Foto: Adriana Franciosi/Agência RBS)Em dezembro de 2013, grupo pedalou nu em
Porto Alegre (Foto: Adriana Franciosi/Agência RBS)
Em dezembro de 2013, Porto Alegre recebeu a "Pedalada Pelada”, evento de ciclistas, que, segundo a organização tinha dois objetivos: promover a "naturalização do corpo" e protestar por um trânsito mais seguro.
A Brigada Militar registrou a presença de cerca de 200 pessoas no passeio pela região central da cidade. Apenas parte dos manifestantes, no entanto, decidiu tirar a roupa. Lembre como foi a manifestação aqui.
Fonte: G1

MEC divulga o gabarito oficial do Enem

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta quarta-feira (12) o gabarito oficial da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira abaixo:
GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO
PROVA AMARELA (sábado)
PROVA ROSA (sábado)
PROVA AZUL (sábado)
PROVA BRANCA (sábado)
GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO
PROVA AMARELA (domingo)
PROVA ROSA (domingo)
PROVA AZUL (domingo)
PROVA CINZA (domingo)
Provas amarela e azul que foram aplicadas no Enem 2014 (Foto: G1)Provas amarela e azul que foram aplicadas no Enem
2014 (Foto: G1)
Segundo o ministro da Educação, as notas do Enem 2014 devem ser divulgadas em janeiro de 2015.
O Enem foi realizado no sábado (8) e domingo (9) e bateu recorde este ano com a participação de mais de 6,2 milhões de candidatos, segundo dados divulgados pelo próprio MEC na noite deste domingo (9). No total, 8,7 milhões de pessoas se inscreveram para a prova, mas o índice de abstenção foi de 28,6%, abaixo da taxa de 29% registrada na edição anterior. O número de pessoas que fizeram as provas foi cerca de 24% mais alto que em 2013, quando 5 milhões de candidatos compareceram ao exame.
Em 2014, pelo menos 1.519 pessoas foram eliminadas durante a aplicação das provas. Desses, 236 foram eliminados por uso de celular, disse o ministro Henrique Paim. As provas foram aplicadas em 1.752 municípios.
Professores elogiaram Enem
As provas do Enem 2014 foram elogiadas por professores de cursos pré-vestibulares ouvidos pelo G1. Em ciências humanas, aplicada nosábado (8), os docentes consideraram a prova bem contextualizada e com textos mais curtos e diretos. A prova de ciências da natureza, principalmente nas questões de química, privilegiou os candidatos que se prepararam para o exame, segundo eles. Alguns temas da cultura "pop" que foram citados nas questões foram o personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, criada pelo cartunista Maurício de Sousa, e o Pequeno Príncipe (veja a íntegra da prova).
No domingo (9), a prova de matemática tevemenos cobrança de conteúdo e exigiu mais interpretação dos candidatos. As questões de linguagens mantiveram o "estilo Enem", explicaram os professores: enunciados com textos longos e interdisciplinaridade. Neste ano, muitos autores consagrados da literatura brasileira apareceram nas questões, como Gregório de Matos, Augusto dos Anjos, Machado de Assis, Guimarães Rosa e Manuel Bandeira. Além disso, vários cartunistas tiveram charges inspiradoras de questões, como Will Leite, do Paraná. Uma questãoabordou o MMA, modalidade de artes marciais.
A prova de redação teve como tema a "Publicidade infantil em questão no Brasil". Para os professores, o tema refletiu a tendência do Enem de fugir das efeméridas e temas com grande repercussão midiática recente. Também no segundo dia  (veja a íntegra da prova).
Nos dois dias do exame, os candidatos usaram as redes sociais para comentar as provas e bolaram memes e piadas que estiveram entre os assuntos mais comentados.
Veja como usar o seu Enem
Sisu e Prouni são algumas das opções para quem prestou o Enem 2014 (Foto: Reprodução/Inep)Sisu e Prouni são algumas das opções para quem prestou o Enem 2014 (Foto: Reprodução/Inep)
O exame, maior do tipo no país e um dos maiores do mundo, pode ser usado de diversas formas:
Seleção para universidades
As notas do Enem são usadas para selecionar os candidatos para as vagas em universidades federais e outras instituições de ensino. As universidades podem usar o Enem como único método de seleção, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá a primeira edição de 2015 em janeiro, ou fazer uma combinação entre as notas do Enem e seu vestibular próprio. O Sisu já recebeu a adesão da maioria das universidades e institutos federais e, na última edição, ofereceu mais de 170 mil vagas.

Programa Universidade para Todos (Prouni)
Para disputar uma bolsa de estudos do Prouni, que varia de 50% a 100% do curso de uma instituição de ensino superior privada, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 400 pontos no Enem, entre outros requisitos. Desde 2004, quando foi criado, o Prouni já ofereceu mais de 1,2 milhão de bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Financiamento estudantil (Fies)
Estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 e queriam solicitar o Fies devem ter feito Enem, caso contrário, não poderão solicitar o benefício. Não há nota mínima obrigatória. Estão isentos desta exigência os professores da rede pública de ensino. Pelo Fies é possível financiar os cursos de graduação bem avaliados junto ao MEC. A taxa de juros é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Ele pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso e em qualquer mês. Em agosto deste ano, o governo afirmou haver assinado o milionésimo contrato do Fies.
Ciência sem Fronteiras
O programa de intercâmbio do governo federal prevê oferecer, até 2015, 101 mil bolsas de estudo para intercâmbios no exterior destinado a alunos de graduação e pós. A partir de 2013, o Enem, antes usado de mandeira classificatória no programa, passou a ser obrigatório aos alunos interessados nas bolsas de estudo da graduação-sanduíche. Para participar, é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2009 e conseguido a média mínima de 600 pontos. Os candidatos também são avaliados de acordo com seu aproveitamento acadêmico na universidade.
Certificação do ensino médio
Quem tem no mínimo 18 anos e não concluiu o ensino médio pode conseguir a certificação por meio do Enem. A pontuação mínima é 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação. Desde 2009, quando o Enem ganhou a função de conferir o certificado, o número de candidatos que solicitaram a certificação do ensino médio triplicou: foi de 197.991 naquele ano para 997.131 em 2014.

ENEM 2014 - Os gabaritos oficiais já estão disponíveis!



Unilab prorroga as inscrições nos 11 editais para professor efetivo

slide
A pró-reitora de Graduação, Andrea Linard, no exercício da reitoria da Unilab, alterou nesta quinta-feira (06), por meio do edital Nº 153/2014, as datas para a inscrição nos 11 editais de concursos públicos para professores efetivos. As vagas são para o Campus da Liberdade, em Redenção/CE, e para o Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA.
Agora, as inscrições, que já estão abertas, foram prorrogadas até  21 de novembro. Os candidatos podem se inscrever no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 18h, excluindo-se os sábados e os domingos, nos endereços especificados nos editais.
As vagas dispostas nos editais 136, 137, 142, 143, 144, 145, 146, 147, 148, 149 e 150 são todas para a classe de Professor Adjunto A, com remuneração inicial de R$ 8.344,64 por 40 horas semanais e dedicação exclusiva. Ao todo, estão sendo oferecidas 22 vagas para a docência nos setores de estudo em Língua Inglesa, História, Literaturas em Língua Portuguesa, Teoria da Literatura, Estatística e Matemática, Antropologia, Sociologia, Língua Portuguesa, Libras e Pedagogia.
O concurso é válido por um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
Confira as alterações no Edital Nº 153/2014.
Inscrições até 21 de novembro:
Edital 136/2014: 3 vagas – Setor de estudo Língua Inglesa, Campus dos Malês.
Edital 137/2014: 3 vagas – Setor de estudo História, Campus da Liberdade.
Edital 142/2014: 1 vaga – Setor de estudo Literaturas em Língua Portuguesa, Campus da Liberdade.
Edital 143/2014: 1 vaga – Setor de estudo Teoria da Literatura, Campus da Liberdade.
Edital 144/2014: 1 vaga – Setor de estudo Estatística e Matemática, Campus da Liberdade.
Edital 145/2014: 2 vagas – Setor de estudo Antropologia, Campus da Liberdade.
Edital 146/2014: 2 vagas – Setor de estudo Sociologia, Campus da Liberdade.
Edital 147/2014: 3 vagas – Setor de estudo Língua Portuguesa, Campus da Liberdade.
Edital 148/2014: 2 vagas – Setor de estudo Libras, Campus da Liberdade.
Edital 149/2014: 2 vagas – Setor de estudo Língua Inglesa, Campus da Liberdade.
Edital 150/2014: 2 vagas – Setor de estudo Pedagogia, Campus da Liberdade.

Abertas inscrições para cursos de especialização e aperfeiçoamento Uniafro

ead-destaque1
Estão abertas até o próximo dia 14 as inscrições para seleção e matrícula para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento) Uniafro (Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar). A modalidade é de cursos a distância, com prazo máximo de 12 meses para integralização das disciplinas no curso de aperfeiçoamento, e de 18 meses na especialização.
O processo seletivo para os cursos de Especialização e Aperfeiçoamento “Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER)” será realizado em uma única etapa, constituída de análise documental (avaliação acadêmica) em caráter classificatório.
As vagas destinam-se a portadores de diplomas de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação, podendo se inscrever professores, orientadores pedagógicos, gestores e demais profissionais da educação básica que estejam atuando na rede pública de ensino.
São ofertadas 200 vagas para o Polo de Redenção da Unilab, sendo 10% para “demanda social”, 10% para servidores da Unilab e 80% para professores da rede pública municipal do Maciço de Baturité.
As inscrições ocorrem com a entrega da documentação de forma presencial, por procuração ou por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, no endereço constante do edital, no Polo de Apoio Presencial de Redenção/CE, excluindo-se os domingos, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Há taxa de inscrição no valor de R$120.
Os cursos são do Programa de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério de Educação Básica (COMFOR), do Ministério da Educação (MEC), ofertado pela Unilab.

Unilab abre novo edital para professor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza

Concurso professor
A Unilab, por meio do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, lançou, nesta sexta-feira (07), um novo edital de concurso público para contratação de professor Adjunto A. A vaga é para o setor de estudo de Matemática.
As inscrições podem ser feita na secretaria do Instituto de modo presencial ou por procuração, no período de 10 de novembro a 05 de dezembro de 2014, no horário das 9h às 11h e da 14h às 16h30, excluindo sábados e domingos.
A remuneração inicial será de R$ 8.344,64 (oito mil, trezentos e quarenta e quatro reais e sessenta e quatro centavos), fixada com base no valor do Vencimento Básico (VB) de professor adjunto A, acrescida da Retribuição por Titulação (RT) de doutor.
O candidato deve ter mestrado e doutorado em Matemática.
Mais informações leia o Edital Nº 152/2014.

UNILAB - Inauguração dos blocos acadêmicos do Campus das Auroras será no próximo dia 26

Bloco Acadêmico já concluído
Bloco Acadêmico já concluído
No próximo dia 26, às 15h, a Unilab realizará a inauguração dos blocos acadêmicos do Campus das Auroras, com um bloco de salas de aula, um bloco de laboratórios e dois blocos de gabinetes de professores. O evento terá a participação da comunidade acadêmica, de autoridades do Ministério da Educação e de representantes do poder público do Ceará.
A edificação terá 16.000m² e vai comportar 40 salas de aula (sala para 42 alunos/sala para 80 alunos), 33 laboratórios, 120 gabinetes de professor, 10 salas de coordenação de cursos e duas secretarias.
Área central dos Blocos Acadêmicos
Área central dos Blocos Acadêmicos
O Campus das Auroras é um empreendimento localizado nos limites dos municípios de Redenção e Acarape, em um terreno doado pelo Governo do Estado. O espaço, que se tornará a sede administrativa definitiva da universidade, possui 132 hectares e vai beneficiar cinco mil estudantes e mais de mil servidores.
Os estudos para a elaboração do projeto arquitetônico do Campus das Auroras começaram no final de 2009 e o projeto das obras segue as diretrizes estabelecidas pelo Plano Diretor da Unilab (Master Plan). A licença de instalação para o novo campus foi liberada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) no dia 22 de maio de 2012 e a ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo então reitor, Paulo Speller, no dia 25 de maio do mesmo ano. Atualmente, estão em construção quatro blocos da residência universitária, sendo dois deles em fase de conclusão, e o restaurante universitário.