Buscar

10 novembro 2014

Prof. Diego Pereira comenta a proposta de redação do ENEM 2014 para o vem passar

Seguindo a tendência de contemplar temas que não constavam nas principais expectativas nacionais, o que aumenta a influência da Redação no resultado final, a proposta de Redação do Enem de 2014 abordou “A PUBLICIDADE INFANTIL EM QUESTÃO NO BRASIL”, tema perfeitamente executável por intermédio da estratégia de condução do texto dissertativo-argumentativo que treinamos ao longo do ano, combinando aspectos que envolvessem, por exemplo, a formação doméstica, a atuação escolar e a interferência do Poder Público em algum aspecto; no caso do tema deste ano, na tentativa de proteger as crianças da abusiva influência midiática.
Vejamos algumas considerações para contextualizar a proposta:
A escolha desse tema tem relação direta com a crescente influência midiática, na sociedade brasileira, sobre crianças, considerando a rentabilidade de persuadir indivíduos a determinadas aquisições e hábitos para os quais eles não dispõem de maturidade suficiente no tocante à interpretação dos apelos consumistas que lhes são direcionados.
Com efeito, por estar em pleno desenvolvimento psíquico, sem realizar, muitas vezes, a diferença entre realidade e ficção, crianças ainda não manifestam a habilidade intelectual necessária para compreender os estímulos da linguagem publicitária e proteger-se deles, o que pode conduzir, por exemplo, ao CONSUMISMO, à EROTIZAÇÃO PRECOCE ou ao desenvolvimento de HÁBITOS ALIMENTARES NÃO-SAUDÁVEIS, constituindo, assim, problema de saúde pública. Além disso, crianças são mais suscetíveis às FRUSTRAÇÕES POR NÃO TER O QUE DESEJAM, o que pode gerar estresse familiar. Todos esses exemplos seriam extrapolações aos textos de apoio.
Nesse contexto relativo ao marketing dirigido ao público infantil, a preocupação internacional com essa influência do “merchandising” sobre crianças é evidente, conforme você pôde observar no TEXTO II da proposta. EUA, França, Noruega e Suécia, por exemplo, possuem normatizações específicas para essa publicidade ocorrer. No Brasil, esse tema é contemplado prioritariamente pelo Código de Autorregulamentação Publicitária, que existe desde 1978, mas outras legislações, como a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Código de Defesa do Consumidor, também tratam desse assunto (VOCÊ NÃO TEM OBRIGAÇÃO DE SABER DISSO NA CONDIÇÃO DE CONCLUDENTE DO ENSINO MÉDIO! ESTOU APENAS CONTEXTUALIZANDO O ASSUNTO!). Ademais, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) aprovou uma resolução, em março de 2014, que considera abusiva a publicidade e a comunicação mercadológica dirigidas à criança (pessoa de até 12 anos de idade, conforme o ECA), definindo especificamente as características dessa prática, como uso de linguagem infantil e de pessoas ou celebridades com apelo ao público infantil, excluindo, todavia, campanhas de utilidade pública referentes a informações sobre boa alimentação, segurança, educação, saúde e outros itens relativos ao melhor desenvolvimento da criança no meio social.
Agora, vamos à Redação de hoje. Sua TESE poderia ocorrer por:
1. OPINIÃO CONTUNDENTE: Opinar negativamente em relação à publicidade para crianças em face da vulnerabilidade delas em um momento de formação de valores, demonstrando que a interferência desse marketing pode apresentar, por exemplo, consequências danosas à saúde e à atuação social desses indivíduos no futuro;
2. CULPABILIDADE: Responsabilizar algumas famílias pela negligência em relação àquilo que seus filhos presenciam na televisão e na Internet ou pela falta de diálogo ou de exemplos concretos no lar sobre hábitos de consumo moderado e de alimentação saudável; algumas escolas, sobre esses mesmos conceitos, e até o Estado, pela atuação insuficiente em regulamentar o que seria abusivo em termos de publicidade para crianças;
3. SUGESTÃO ANTECIPADA: Sugerir que a crescente influência midiática sobre crianças demonstra a necessidade de maior empenho familiar, escolar e governamental na tentativa de evitar consequências negativas desse processo.
Vejamos considerações sobre os textos de apoio:
TEXTO I: menciona uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que considera abusiva a publicidade infantil, e abre a possibilidade (não é obrigação!) de você desenvolver o tema como polêmico, posicionando-se entre a vertente de pais, ONGs e ativistas ou a de anunciantes, emissoras, revistas e empresas que criticam a resolução e afirmam que já há uma entidade específica (Conar) para controlar e evitar abusos. Reitero que não é obrigação sua, numa Redação de conclusão do Ensino Médio, aprofundar-se nessa questão técnica relativa aos dispositivos legais existentes.
TEXTO II: A PUBLICIDADE PARA CRIANÇAS NO MUNDO: explicita predominantemente o tratamento internacional ao assunto, oferecendo uma ampla perspectiva para você entender como se procede em vários países acerca da publicidade para crianças e usar alguns exemplos como parte de seu repertório.
TEXTO III: evidencia a necessidade de educar crianças no sentido de desenvolver nelas senso crítico para se tornarem menos vulneráveis às influências que venham a receber no contexto midiático. Esse texto insinua que mais importante que qualquer legislação proibitiva é uma atuação preventiva e educacional, desenvolvida por instituições formadoras de opinião, com o fito de diminuir a suscetibilidade de indivíduos acerca das propagandas. A meu ver, era o texto fundamental dessa prova.
No desenvolvimento, você justificaria a escolha da tese introdutória com base em uma argumentação consistente. Perceba que o tema deste ano não oferecia tantas perspectivas concretas de atrelamento a fatos históricos ou a obras literárias nacionais, por exemplo. A extrapolação desses textos poderia estar nos exemplos de influências negativas das publicidades, no conhecimento da interferência de personagens infantis no comportamento de alguns jovens, no entendimento da psicologia infantil ou em comentários acerca das legislações existentes sobre o assunto. Fique tranquilo quanto a isso; certamente essa limitação do tema deste ano será considerada no momento de avaliação.
A intervenção da sua Redação permitia, como treinamos durante o ano inteiro, alusão
1. ao dever das famílias, que, a partir do entendimento de que a exemplificação de hábitos de consumo moderado e de alimentação saudável, por exemplo, é crucial para a formação de uma cultura e de um senso crítico que não sejam abalados por quaisquer publicidades, podem contribuir decisivamente para atuação das crianças como consumidoras no futuro. Não basta proibir publicidades; é necessário educar contra excessos;
2. à importância da atuação escolar, no sentido de promover aulas expositivas, palestras, seminários, sobre o malefício de certos hábitos estimulados pelas propagandas, na tentativa de fomentar uma cultura de moderação de consumo, de alimentação saudável, de contentamento com o que já se possui, formando cidadãos mais perspicazes e menos vulneráveis à influência midiática, entendendo que os valores transmitidos pelas mídias não precisam ser aceitos; podem ser discutidos e criticados;
3. à necessidade de atuação mais ostensiva do Estado brasileiro no que tange a aspectos que envolvem, por exemplo, a regulamentação de publicidades para crianças, inviabilizando a exposição desses indivíduos a peças publicitárias que venham a corromper determinados hábitos; a promoção de amplas campanhas de conscientização social, veiculadas pela imprensa e pelas redes sociais, direcionadas às famílias brasileiras, acerca da influência negativa de alguns anúncios para a formação de valores das crianças; o monitoramento de eventuais acordos de restrição de publicidades infantis, por intermédio, por exemplo, do Conar, dos Procons e do Ministério Público, e o incentivo ao exercício de cidadania que envolve as denúncias realizadas pelos próprios cidadãos no que concerne ao marketing abusivo direcionado a crianças.
Pessoal, essas reflexões que expus não constituem o gabarito da Redação; sugeri apenas possibilidades de abordagem desse tema ainda tão controverso no Brasil. Estou absolutamente confiante no bom desempenho redacional de vocês. Vamos esperar o nosso excelente resultado. Forte abraço; estou na torcida.
Prof. Diego Pereira.
_______________________
DIEGO PEREIRA é professor da rede particular de ensino do Ceará e, nos últimos anos, consolidou-se como uma das principais referências no Estado na área de Linguagens, códigos e suas tecnologias a partir do seu curso de redação presencial (Curso Prof. Diego Pereira/ Curso Percurso). Ele é autor do livro Curso de Redação para Enem e Particulares, obra com as principais dicas para as provas de redação (com o formato Vestibular tradicional e com o formato Enem). 
- See more at: http://www.vempassar.com.br/noticias/467-prof-diego-pereira-comenta-a-proposta-de-redacao-do-enem-2014#sthash.Kk5gknzS.dpuf

'Febre' de mulheres nuas em Porto Alegre inspira jogo para celular

Jogo pode ser baixado no Google Play tem cenários com ambiente do Parcão e 3ª Perimetral (Foto: Divulgação/Aurea Games)Jogo tem cenários com ambiente do Parcão e 3ª Perimetral (Foto: Divulgação/Aurea Games)
No embalo da sequência de flagrantes de pedestres nus registrados nos últimos 12 dias em Porto Alegre, uma empresa de softwares desenvolveu um jogo para celular em homenagem aos 'peladões' do estado. Criado em apenas uma madrugada, o 'CorridaPelada!Poa' está disponível desde o sábado (8) para download em smartphones que utilizam o sistema Android.
Mulher é flagrada correndo nua nas ruas de Porto Alegre, a poucos metros do Palácio Piratini (Foto: Fernando Teixeira/Futura Press/Estadão Conteúdo)Mulher é flagrada correndo (Foto: Fernando Teixeira/
Futura Press/Estadão Conteúdo)
"No final da noite de sexta (7) vi que essa história estava dando bastante polêmica. Aí nem fui domir, resolvi passar a madrugada para aproveitar a febre", explicou ao G1 o criador do jogo, o gaúcho Cristian Bartel.
Proprietário da Aurea Games há dez anos, ele diz ter explorado, pela primeira vez, um fenômeno local na internet. "Já peguei a febre dos zumbis também e criei um game com esse tema. Fez um mega sucesso para Iphone, teve sete milhões de downloads."
No 'CorridaPelada!POA', o game se desenvolve com uma mulher loira e nua que precisa fugir de um policial. No trajeto, ela terá de pular cascas de banana, bancos de praça entre outros obstáculos. Segundo Bartel, a primeira fase recria o ambiente do Parcão, em Porto Alegre, onde ocorreu o primeiro flagrante do gênero. Se o jogador obtiver 45 pontos, poderá avançar para a segunta etapa do game ambientada na Terceira Perimetral, local do segundo caso registrado na cidade.
"O cenário é simples, mas tentei relembrar algo bem da rotina dela [Terceira Perimetral]. Tem buracos e várias obras", detalhou Bartel. Ao saber através do G1 de dois novos casos, ocorridos neste final de semana na Avenida Carlos Gomes, Zona Norte da capital, e no centro da cidade, o criador prometeu arregaçar as mangas nas próximas horas e atualizar o game. "Essa é a ideia. Conforme novos casos forem acontecendo, irei formulando novos cenários e fases."
Mulher corria nua no Parcão, em Porto Alegre (Foto: Diego Vara/Agência RBS)No primeiro caso, jovem correu nua no Parcão e acabou detida (Foto: Diego Vara/Agência RBS)
Mulher nua é flagrada em Porto Alegre (Foto: Manoel Soares / G1)Mulher nua foi flagrada em Porto Alegre (Foto: Manoel Soares / G1)Fonte: G1

'Não entendi nada', afirma estudante surda que prestou a prova do Enem

'Não entendi nada', afirma estudante surda que prestou a prova do Enem

Jovem recebeu auxílio de intérprete, mas tradução foi apenas de palavras. Profissional diz que surdos precisam entender o contexto das orações.


Natalia vai entregar carta à promotoria de Justiça (Foto: Natalia Carla/Arquivo Pessoal)Natalia vai entregar carta à promotoria de Justiça
(Foto: Natalia Carla/Arquivo Pessoal)
Uma estudante surda de Santos, no litoral de São Paulo, encontrou dificuldades para responder às questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último fim de semana. Embora uma legislação específica garanta que o candidato com deficiência auditiva receba auxílio de um intérprete em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), as duas profissionais que assistiram Natália Carla, de 19 anos, traduziam apenas palavras, seguindo uma recomendação da coordenadoria regional da prova. A norma dificultou a interpretação do contexto das perguntas e alternativas por parte da jovem, já que LIBRAS não utiliza preposições ou conectivos em textos, como a língua portuguesa. A estudante escreveu uma carta de próprio punho e levará o caso à promotoria de Justiça, sugerindo mudanças.
No documento, ela relata a dificuldade que encontrou durante o exame. “O surdo não entende a estrutura da língua portuguesa. Apenas quem fala português entende o Enem. Os surdos precisam de interpretação do conteúdo de toda a prova. Não entendi nada. Precisamos de Tudo em Libras, por favor”, pede a jovem.
As provas do Enem devem seguir a Recomendação nº 001/2010 do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) que aborda sobre “a aplicação do princípio da acessibilidade à pessoa surda ou com deficiência auditiva em concursos públicos, em igualdade de condições”. Libras foi oficializada como a segunda língua brasileira, após a publicação da Lei nº 10.436/2002. 
Elayne é intérprete de Natalia Carla (Foto: Elyane Kanashiro/Arquivo Pessoal)Elayne é intérprete da jovem Natalia Carla
(Foto: Elayne Kanashiro/Arquivo Pessoal)
A intérprete de Libras e professora do Instituto Federal de São Paulo, Campus Cubatão Elayne Kanashiro, explica que a leitura do surdo é diferente da de quem possui uma audição perfeita. Segundo ela, que é professora da garota mas não a acompanhou durante a prova, os surdos profundos, como são chamados aqueles que não escutam nenhum tipo de som, precisam entender o contexto da frase. "Embora eu não tenha trabalhado na prova, conversei com várias colegas e alunos que me relataram essa dificuldade. O intérprete foi direcionado a traduzir apenas as palavras por recomendação que recebeu dos coordenadores. O problema é que precisamos respeitar o contexto do surdo, com a interpretação das palavras e orações".
Carta de próprio punho foi escrita pela jovem (Foto: Reprodução)Carta de próprio punho foi escrita pela jovem
(Foto: Reprodução)
No entanto, uma recomendação do próprio site do Enem deixa dúvidas. No regulamento consta que, em caso de dúvida nas orações o candidato pode pedir ajuda. "Mas como você só vai traduzir palavras se eles não compreendem somente as palavras soltas?", questiona.
Natalia é aluna de Elayne e relatou a dificuldade à intérprete. Ela pediu ajuda para levar o caso à promotoria de Justiça, pedindo atenção à causa. "Ela ficou desmotivada, porque ninguém traduziu nada, somente palavras e ela não entendeu o contexto. Poucas coisas e isso não adianta. Nem alternativa nem pergunta. A menina saiu sem entender. Ela não conseguiu se concentrar para entender o que estava escrito porque ficou nervosa com a situação", revela.
A jovem finaliza a carta fazendo um apelo: “Eu quero uma intérprete para traduzir tudo e eu entender bem", afirma.
Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, afirma que vai aguardar a chegada das atas dos locais e analisar as ocorrências.
*Colaborou Wagner Tavares, da TV Tribuna
Fonte: G1

Em novo caso de nudez pública, mulher corre pelada em Porto Alegre

Corredora se exercitou no centro apenas de tênis, boné e óculos.Nos últimos dias, três casos de nudismo foram registrados na cidade.


Uma nova moda parece ganhar as ruas de Porto Alegre: ficar pelado em público. Após dois casos de nudez registrados no intervalo de uma semana, uma terceira mulher foi flagrada correndo completamente nua neste domingo (9) no centro da capital. A foto foi feita em uma rua nas imediações do Palácio Piratini, a sede do governo gaúcho. Sem nenhuma roupa, a mulher corria apenas com tênis de corrida, boné e óculos escuros para se proteger do sol forte. A temperatura máxima chegou a 30,5ºC neste domingo na cidade.
O 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), responsável pelo policiamento no centro da cidade, informou que recebeu uma denúncia sobre o caso por telefone, mas os policias não conseguiram localizar a mulher.
Pelas redes sociais, mais de 3 mil pessoas confirmaram presença em uma “corrida pelada” marcada para as 16h na Avenida Carlos Gomes, mas cerca de 15 pessoas compareceram ao local. No final da tarde, um homem tirou a roupa e caminhou nu na avenida.
Nas últimas semanas, outros dois casos de nudez pública foram registrados em Porto Alegre. O primeiro ocorreu no dia 30 de outubro, no Parque Moinhos de Vento, o Parcão. Uma mulher foi detida pela Brigada Militar enquanto corria nua no parque e levada para uma clínica psiquiátrica.
Na última quinta-feira (6), outra mulher foi flagrada nua andando na chuva em meio aos carros na Terceira Perimetral, uma das avenidas mais movimentadas da cidade. Ao ser abordada por um repórter da RBS TV, ela disse que era lutadora de MMA e que seu ato era um “desabafo” contra a falta de incentivo. Ela também foi abordada pela polícia e levada para um posto de saúde.

Prefeitura de Juazeiro do Norte cancela contratos após denúncia do Fantástico

NOTA OFICIAL
Prefeitura de Juazeiro do Norte cancela contratos após denúncia do Fantástico

Prefeitura de Juazeiro do Norte (CE).  
Contratos celebrados entre a Prefeitura de Juazeiro do Norte e empresas, que foram alvos de denúncia no programa Fantástico, da Rede Globo, por indícios de fraude e desvio de dinheiro público, causaram a indignação da população do município, assim como também a perplexidade de todo o País, que acompanhou a reportagem no último domingo (09).

Mais emCrato e Juazeiro são alvos de reportagem sobre corrupção no Fantástico

Para conter os ânimos e dar mais esclarecimentos ao público, o prefeito Raimundo Macedo (Raimundão), por meio de sua assessoria, emitiu uma nota informando que, a partir de agora, nenhuma das contratadas fornecerá produtos ou prestará serviços ao município. A gestão ainda esclarece que foram abertas sindicâncias para apurar das supostas irregularidades e que a Prefeitura de Juazeiro do Norte está apoiando a investigação realizada pelo Ministério Público.

Leia a nota publicada na tarde desta segunda-feira (10).

Nota de Esclarecimento
Em virtude de matéria veiculada neste domingo no Programa Fantástico, a Prefeitura de Juazeiro do Norte informa que as empresas citadas na reportagem, quais sejam, Distrimegi  e Maria Sheila não fornecem mais  nenhum tipo de produto ou serviço para o município de Juazeiro do Norte.

A empresa Distrimegi foi contratada num período emergencial para fornecimento de merenda escolar no início de 2013. Vale lembrar que no início do ano passado ainda estava sendo finalizado o ano letivo referente a 2012. Daí a necessidade de uma contratação emergencial. A empresa Distrimegi entregou todos os produtos conforme contrato firmado com o município. Salientamos ainda, que a partir daí, não houve mais nenhum contrato entre o município de Juazeiro do Norte e a citada empresa.

Já a Empresa Maria Sheila apresentou todos os documentos exigidos num processo licitatório. Entretanto, diante da possibilidade de supostas irregularidades, todos os contratos com a empresa Maria Sheila foram suspensos, de imediato, e houve a abertura de uma sindicância para apurar todos os fatos. A partir de então, também não houve mais nenhum contrato entre o município e a empresa Maria Sheila.

Como foi destacado na reportagem, o prefeito Raimundo Macêdo apoia todas as investigações do Ministério Público com relação aos casos e a consequente punição dos envolvidos.

Desta forma, o município está disponibilizando todas as informações necessárias para que o Ministério Público possa realizar o seu trabalho, que é de grande importância para a população de Juazeiro do Norte.

A administração municipal se coloca veementemente contra qualquer tipo de irregularidade e comunga com as ações do Ministério Público Federal no sentido de averiguar estes acontecimentos. Destacando ainda, que no caso da comprovação dos atos ilícitos, que a devida punição seja dada aos responsáveis.


Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte – Ceará
Assessoria de Comunicação


Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=21936

FestFilmes acontece de 8 a 15 de novembro em Baturité, Redenção e Fortaleza

FestFilmes acontece de 8 a 15 de novembro em Baturité, Redenção e Fortaleza

Festival promove intercâmbio entre países de Língua Portuguesa. Programação terá exibição de 90 curtas-metragens.


Curta 'Tejo, Mar', de Bernard Lessa (Foto: FestFilmes/Divulgação)Curta Tejo, Mar, de Bernard Lessa (Foto: FestFilmes/
Divulgação)
A segunda edição do FestFilmes – Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro acontece de 8 a 15 de novembro em Baturité, a 105km da capital cearense. Os municípios de Redenção e Fortaleza também receberão parte da programação do festival, que busca promover o intercâmbio cultural, social e econômico dos Países de Língua Portuguesa. A noite de abertura do evento será no  Espaço Cultural de Baturité, às 20h, com a exibição do filme "Língua - Vidas em Português", de Victor Lopes.
A programação do FestFilmes exibirá, no conjunto das mostras, 90 curtas-metragens. Os locais e horários serão divulgados no site oficial.O homenageado do ano será o escritor e cineasta Francis Vale, que soma mais de 30 anos de atividades no campo cultural e, atualmente, é diretor do Festival de Cinema de Jericoacoara.
“O FestFilmes busca promover o intercâmbio e atuar na valorização e exibição da diversidade presente na produção audiovisual dos Países de Língua Portuguesa. Para isso cumpre, de forma prioritária, levar essa produção ao conhecimento do público, principalmente o situado em locais onde a sétima arte não chega com a frequência e a variedade necessária para o pleno desenvolvimento cultural”, afirma Duarte Dias, diretor do festival.
Programação
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) de Baturité sediará a exibição das mostras competitivas e de algumas paralelas, que serão divididas, para efeito de exibição, com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, e em Fortaleza.
Outra atividade prevista para essa segunda edição do FestFilmes é o lançamento de uma revista eletrônica, que contará com a contribuição de profissionais do audiovisual realizado nos Países de Língua Portuguesa. Será anunciada também, em parceria com o IFCE de Baturité, a criação de um cineclube cujas atividades, a princípio mensais, contarão com o acervo do festival, e a promoção de ações de formação técnica na área do audiovisual.
Mostras Competitivas
Curtas-metragens realizados pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa concorrerão na Mostra Atlântica. O melhor filme receberá o Troféu Dragão do Mar e o prêmio de R$ 2.500. Troféus também serão concedidos nas categorias de melhor direção, roteiro, ator, atriz, fotografia, montagem e trilha sonora original.
A Mostra Nascente contará com curtas-metragens de cineastas brasileiros estreantes. O melhor filme receberá o Troféu Dragão do Mar e o prêmio de R$ 1.500. Já a Mostra Iracema é exclusiva dos curtas-metragens cearenses. O melhor filme também receberá o Troféu Dragão do Mar e o prêmio de R$ 1.000.
O júri técnico será formado por profissionais do cinema e audiovisual. Para o prêmio de Júri Popular, o público escolherá a obra que considerar de maior relevância e dará o Troféu Luiz Severiano Ribeiro.
Mostras Paralelas
Fora de competição, o FestFilmes integra quatro mostras paralelas: a Mostra CPLP, que exibirá curtas-metragens que reflitam sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; a Mostra dos Festivais, que esse ano fará um recorte da Mostra Cultura de Cinema Brasileiro; a Mostra Retrospecto, composta por filmes que se destacaram na edição anterior do FestFilmes; e, por fim, a Mostra Animada, que terá filmes com temática infantojuvenil.
Filmes em competição

Policial militar é assassinado em Mulungu com tiro na cabeça

André
André Ribeiro tinha 30 anos e era policial do Raio
FOTO: REPRODUÇÃO
O policial militar André Ribeiro de Carvalho, 30, do Batalhão de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), foi assassinado na noite do último domingo (9) no município de Mulungu, localizado a 87 KM de Fortaleza. O soldado foi atingido por um tiro na cabeça. 
A composição da Polícia Militar que fazia a ronda pela cidade foi acionada para controlar uma confusão generalizada em uma festa na localidade de Lameirão, na zona rural de Mulungu. Chegando lá, os soldados identificaram um dos envolvidos e o obrigaram a deixar o local. Indignado, o homem prometeu voltar e revidar, informou a Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS).
O acusado, então, foi em casa, se armou e retornou ao local. Ao avistar o soldado, o homem atirou em sua direção, acertando a cabeça do PM. Escondido em meio a um matagal, o autor do disparo empreendeu fuga, mas um dos policias da composição avistou o homem. Houve troca de tiros, mas o suspeito conseguiu fugir.
Um dos policiais, porém, reconheceu o suspeito e foi até a sua residência, onde foi feita a prisão em flagrante. O acusado foi identificado como Francisco Magno Ferreira Bezerra da Silva, de 26 anos, que respondia por tentativa de homicídio e roubo, e estava em regime semiaberto.
O soldado ferido foi rapidamente socorrido ao Hospital Municipal de Aracoiaba, logo sendo transferido para o Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza. A vítima ainda chegou a ser levada para uma sala de reanimação, mas teve morte cerebral decretada ainda na madrugada.
O acusado do crime encontra-se preso na Delegacia Regional de Baturité. Um comparsa, que foi avistado durante a fuga, ainda não foi identificado.

Jesus se casou com Maria Madalena e teve dois filhos, afirma manuscrito

Maria Madalena foi pintada em diversas obras de arte com Jesus
Um manuscrito de quase 1.500 anosencontrado na Biblioteca Britânica afirma que Jesus teria se casado com Maria Madalena e tido dois filhos. De acordo com matéria do “The Sunday Times”, o chamado “Evangelho Perdido”, que já foi traduzido do Aramaico, traz novas alegações surpreendentes. O texto foi traduzido durante alguns meses pelo professor Barrie Wilson e pelo escritor Simcha Jacobovic.
Apesar do muitos especialistas minimizarem a importância histórica da Bíblia, os tradutores do novo evangelho afirmam que ela tem mais importância do que se pensava anteriormente. Maria Madalena já aparecia em outros evangelhos e esteve presente em vários momentos importantes registrados na vida de Jesus. Além disso, o “Evangelho Perdido” não é o primeiro a afirmar que Jesus se casou com Maria Madalena. O livro “A última tentação de Cristo”, de Nikos Kazantzakis, e “O Código Da Vinci”, de Dan Brown, já fizeram a mesma alegação.
Com a confirmação publicada pela editora Pegasus, o livro “Evangelho Perdido” promete novas revelações em seu lançamento durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira como, por exemplo, os nomes dos descendentes de Jesus.

Ceará volta a ser notícia por tentativa de fraude no ENEM

PESCA ELETRÔNICA
Ceará volta a ser notícia por tentativa de fraude no ENEM
Casal é preso em flagrante Juazeiro do Norte com celulares contendo gabaritos das provas.

A Polícia Federal prendeu, na noite do último sábado (08), dois candidatos, uma mulher e um homem, durante a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na cidade de Juazeiro do Norte/CE.

Os candidatos se declararam sabadistas e tiveram o direito, por convicções religiosas, de prestar o exame em um horário diferenciado, à noite. Os presos estavam portando aparelho celular contendo gabaritos e foram autuados em flagrante pelo crime de fraudes em certame de interesse público. A dupla foi liberada após pagamento da fiança arbitrada pela autoridade policial, em razão da pena máxima prevista para o delito permitir.

A ação policial faz parte dos trabalhos de segurança e monitoramento da Policia Federal com o objetivo de acompanhar o ENEM e garantir a lisura do exame seletivo no estado do Ceará.

* Com informações da PF/CE

CASO CHRISTUS
Em 2011, o vazamento de 14 questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para alunos do Colégio Christus, em Fortaleza, virou notícia nacional e colocou em dúvida a integridade do processo de avaliação em todo o País. A anulação das provas chegou a ser cogitada por alguns críticos do sistema.

O professor da instituição, Jahilton José Motta, foi responsabilizado pela fraude e condenado pela Justiça Federal do Ceará, em 2013, a seis anos de prisão em regime semi-aberto. O docente também foi multado em 400 salários mínimos.

Na época, a Justiça rejeitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra Maria Tereza Serrano Barbosa e Camila Akemi Karino, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Evelina Eccel Seara, da Cesgranrio, e Maria das Dores Nobre Rabelo, coordenadora do colégio Christus, por entender que elas não praticaram crime.


Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=21924

Gabaritos do Enem devem sair até quarta-feira

enemOs gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ser divulgados até quarta-feira (12) no site http://portal.inep.gov.br/enem.
Já os resultados individuais da avaliação, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), serão disponibilizados em janeiro, mediante inserção do número de inscrição ou CPF e senha do candidato.
As provas foram aplicadas no fim de semana em 1,7 mil cidades brasileiras. Mais de 8,7 milhões de pessoas se inscreveram para o exame.
O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ontem (9), foi marcado por provas mais cansativas, na avaliação de professores ouvidos pela Agência Brasil. Apesar de seguir o padrão de provas anteriores e abordar temas atuais com o mesmo número de questões, o teste deste ano foi considerado mais longo e exigente.
“A prova foi muito longa e a sensação era que não dava tempo para o aluno fazer todas as questões, precisava fazer escolhas”, avaliou o professor do Sistema Elite de Ensino, Rafael Coelho. Segundo ele, o exame trouxe textos de autores nacionais, o que é positivo por valorizar a língua e a cultura brasileira. Questões como a exploração sexual, o selfie e o consumo de água foram abordadas no exame. Para ele, é interessante a “busca de conscientizar os candidatos sobre problemas que o país tem”.

Desobedecer às leis é 'fácil' para 81% dos brasileiros, diz pesquisa

proibido
A desconfiança diante das instituições públicas do país faz com que 81% dos brasileiros concordem com a afirmação de que é “fácil” desobedecer às leis. O mesmo porcentual de pessoas também tem a percepção de que, sempre que possível, os brasileiros escolhem “dar um jeitinho” no lugar de seguir as leis.
Os dados são de uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas para o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e revelam ainda que 32% da população confia no Poder Judiciário. Já a confiança na polícia fica um ponto porcentual acima, com 33%. Apesar de baixos, esses índices já foram menores – 29% e 31% respectivamente – em pesquisa anterior.
O levantamento mostra ainda que a ruptura entre os cidadãos e as instituições públicas ligadas à Justiça leva 57% da população a acreditar que “há poucos motivos para seguir as leis do Brasil”, segundo o levantamento. “Isso está relacionado à desconfiança que as pessoas têm no cumprimento das leis”, explica a pesquisadora da FGV Luciana Ramos.
O Índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil) está em sua 8ª edição e será apresentado, nesta terça-feira (11/11). Ele faz parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A pesquisa ouviu 7.100 pessoas em oito Estados, de abril de 2013 a março de 2014. Elas foram convidadas a assinalar desde “discordo muito” a “concordo muito” nas afirmações propostas.
Os moradores do Distrito Federal foram os que mais disseram acreditar na saída do “jeitinho” como regra nas relações. No total, 84% dos brasilienses disseram concordar ou concordar muito com a afirmação. Quem menos acredita no desrespeito às regras são os baianos, mas ainda assim, a porcentagem é alta: 71% deles responderam que concordavam com a percepção de que todos dão “um jeitinho”, sempre.
A pesquisa também fez um corte por renda. Quanto maior o rendimento da pessoa, mais alta é a sensação de que as leis não são cumpridas. De acordo com o estudo, 69% dos entrevistados que ganham até um salário mínimo concordaram que o “jeitinho” é a regra, porcentual que cresce para 86% na população que ganha mais de oito salários mínimos.
Já sobre a polícia, a renda não influencia a má avaliação. Entre as pessoas que ganham até um salário mínimo, 52% concordam que “a maioria dos policiais é honesta”. Para quem ganha oito salários ou mais, o porcentual é de 50%.
Luciana, no entanto, lembra que nem Justiça nem polícia são bem avaliadas. “Se a polícia faz algo muito errado, isso reflete rapidamente na população, na confiança que se tem da polícia. No Judiciário, como as coisas são muito mais demoradas, esse erro demora mais, não tem reflexo imediato na confiança. Na minha opinião, acho que isso é o que conta.”
Para o aposentado Carlos Afonso Santos, de 87 anos, a impunidade faz com que as pessoas também passem a desafiar as leis. “Se não tem punição para dar exemplo e fiscalização, a sensação para quem faz algo errado é de que nada vai acontecer”, afirmou Santos.
As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

Camilo e Lula se reúnem em São Paulo

EX-PRES LULA - Camilo Santana
O governador eleito do Ceará, Camilo Santana, se encontrou na manhã desta segunda-feira (10/11) com o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Durante o encontro, que aconteceu no Instituto Lula, em São Paulo, os dois conversaram sobre os resultados das eleições, os desafios da presidenta reeleita Dilma Rousseff e sobre o papel do PT nos próximos anos.
“Lula está atento a todos os movimentos da política nacional. Sabe a importância da vitória da Dilma e mais ainda sobre o que ela representa para o futuro do Brasil”, afirmou Camilo.
O ex-presidente parabenizou Camilo pela vitória no Ceará e ressaltou a importância de ser o primeiro governador do PT no Estado. “O ex-presidente compreende que o Ceará avançou muito em políticas de educação, convivência com a seca e saúde durante o governo Cid Gomes. Agora vamos aprofundar ainda mais os avanços em parceria com o Governo Federal”, disse.
Camilo e Lula devem se reunir mais uma vez durante encontro do PT no Ceará ainda este ano.
Fonte: Ceará Agora

Funkeira Jack Moranguinho provoca durante ensaio sensual: ‘Gosto de ser chamativa’


Jack Moranguinho mostrou sensualidade durante o ensaio fotográfico para uma marca de lingerie. Ao ser clicada, a vocalista do Bonde das Felinas confessou que adora espalhar o seu charme: “Gosto de ser chamativa e provocante”
A funkeira, que também realiza trabalhos como modelo, se diz segura para posar com peças íntimas: “Eu me cuido. Malho quatro vezes por semana, independente se é dia de show ou não. Faço aulas de boxe e drenagem linfática". 
Na hora de escolher o clique favorito, a moça não tem dúvida: “Amei o ensaio. Em especial as fotos de lingerie vermelha. Por ser loira, acho que as de tonalidade mais forte ficam mais bonitas”.



Ex-mulher pede o teste para se vingar da atual


Mulher de 54 anos faz Enem pela 10ª vez porque 'gosta da prova'

Mulher de 54 anos faz Enem pela 10ª vez porque 'gosta da prova'

Isabel Elói diz que prova do Enem de 2014 é especial para o filho. Cerca de 600 mil pessoas fazem a prova do Enem no Ceará.


Isabel diz que Enem 2014 é especial por causa do filho (Foto: Diana Vasconcelos\G1)Isabel diz que Enem 2014 é especial por causa do filho (Foto: Diana Vasconcelos\G1)
Isabel Elói, de 54 anos, faz neste fim de semana o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela 10ª vez. Ela não é uma candidata que não consegue pontuação para entrar na faculdade, ela simplesmente diz ter prazer em passar horas testando conhecimento no exame.
“Faço todos os anos, adoro o modelo da prova do Enem”, diz. Este ano, diz ela, é um prova especial porque ela vai fazer junto com o filho. “Estou tentando incentivar o filho a voltar a faculdade. Ele abandonou o curso de física no terceiro trimestre e quero que ele tenha um curso superior”, relata.
Isabel é formada em biblioteconomia e tem pós-graduação e usa a pontuação do Enem como referência para avaliar seus conhecimentos. “A gente não pode parar. Tem que se atualizar sempre, e o Enem é muito bom para gente saber como está o nosso nível.”
Os portões dos locais de prova do Enem já abriram em todo o Brasil e serão fechados às 13h, no horário de Brasília. São 8,7 milhões de inscritos para fazer prova neste sábado (8) e domingo (9). O G1 acompanha os dias de prova em todo o país e mostrará a correção dos exames.
No Ceará, 596.568 candidatos devem fazer o exame, de acordo com o Ministério da Educação. Cinco instituições de ensino superior do estado vão adotar o Sistema de Seleção Unificação (Sisu) para processo seletivo do primeiro semestre de 2015 (UFC, UFCA, Unilab, IFCE e Uece).
Fonte: G1

OAB de Tauá diz que Justiça do município anda morosa demais

oab ceara

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Tauá, está fazendo uma reclamação formal através de ofício ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE),  Luis Gerardo de Pontes Brígido, de que a justiça no município de Tauá, anda morosa demais. São mais de 4 mil processos aguardando  decisão da justiça, o presidente da OAB de Tauá, Agildo Pereira Nogueira, diz que esta difícil de advogado sobreviver com advocacia, porque a justiça esta lenta demais em suas decisões. Mais informações, você pode acessar o link abaixo, com o nosso correspondente Alverne Lacerda.


Meninas adolescentes precisam tomar a segunda dose da vacina do HPV

11 A 13 ANOS
Meninas adolescentes precisam tomar a segunda dose da vacina do HPV

O Ministério da Saúde, por meio das secretarias estaduais e municipais, tenta identificar as meninas de 11 a 13 anos que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV). Dados da pasta indicam baixa adesão neste segundo momento da cobertura vacinal.

No primeiro mês de aplicação da segunda dose, 914 mil adolescentes foram imunizadas. O número representa 18,4% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de meninas de 11 a 13 anos. A vacinação da segunda dose começou no dia 1º de setembro.

O último balanço do governo mostra que, desde 10 de março, quando a imunização passou a ser ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 4,5 milhões de meninas receberam a primeira dose da vacina, o que representa 92,6% do público-alvo.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lembrou que se trata de uma vacina nova, que passou a integrar o calendário básico de imunização apenas este ano. Outra particularidade considerada pelo governo, segundo ele, é o público-alvo: adolescentes, faixa etária que dificilmente procura postos de saúde por não ter de tomar nenhuma outra dose.

“O que vamos fazer é um trabalho mais pontual. Estamos identificando meninas que não tomaram a segunda dose e convocando para comparecer aos postos”, explicou, ao se referir ao plano como uma estratégia para as meninas faltosas.

Chioro ressaltou que, apesar da campanha deflagrada no primeiro semestre deste ano, a vacina contra o HPV foi incorporada ao calendário básico de imunização. Assim, está disponível nos postos de saúde durante todo o ano e não apenas no período da campanha. Dessa forma, meninas que completaram 11 anos apenas agora devem procurar uma unidade de saúde para receber a primeira dose.

O SUS oferece a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os últimos dois subtipos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo.

Cada adolescente deve tomar três doses da vacina para completar a proteção: a segunda, seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

Fonte: Agência Brasil. 


Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=21900

Camilo e Cid fazem ‘Festa da Vitória’ no Cariri, região que elegeu o petista

AGRADECIMENTO MERECIDO
Camilo e Cid fazem ‘Festa da Vitória’ no Cariri, região que elegeu o petista

Pela primeira vez desde o término das eleições, o governador eleito Camilo Santana (PT) retornou ao Cariri. Nessa sexta-feira (7), aconteceu a “Festa da Vitória”, realizada, simultaneamente, nos municípios de Juazeiro do Norte e Barbalha. Camilo Santana e o governador do Estado, Cid Gomes (Pros), compareceram à comemoração dos juazeirenses.
A festa na região é mais do que merecida. Filho do Crato e tendo Barbalha como seu berço político,Camilo Santana, agora, é devedor do Cariri por mais um motivo. Com uma maioria de 209.030 votos, a Região do Cariri foi contundente para sua vitória. 
O petista teve 50,75% dos votos válidos na região, o equivalente a 372.856 sufrágios. Eunício Oliveira (PMDB), por sua vez, recebeu apenas 22,30%. Isso significa que 69% da vantagem de Camilo sobre o peemedebista é oriunda dos municípios caririenses. 
Festa cancelada

Vale lembrar que a festa que ocorreria no Crato nos mesmos dia e hora foi cancelada em respeito à memória do agente de segurança pública do Estado, sargento Franciê Rodrigues,morto durante um assalto à farmácia no Centro do Crato, na última terça-feira(4).