Buscar

17 outubro 2014

Canindeenses saem em caminhada em luto pela romaria Codó do Maranhão

“Canindé está de luto e solidário aos romeiros do Codó”, foi está uma das expressões deixadas por canindeenses e a comunidade franciscana na manhã dessa quinta-feira, dia 16, no pátio da Basílica.
O Santuário através de uma comitiva iria realizar mais uma recepção aos romeiros codoenses no distrito de Caiçara, a 12 km da sede, quando ainda na noite do dia 15 começou a tomar conhecimento do impedimento dos romeiros a cumprirem sua viagem. Já pela manhã o fato teria se confirmado pelos meios de comunicação com a retenção dos veículos, onde muitos romeiros passaram mais de 8h no local sem as condições mínimas de um acolhimento adequado. O sofrimento foi maior quando souberam que não iriam cumprir suas promessas a São Francisco nem visitar a cidade que para muitos é um local sagrado.
A informação veiculada nos meios de comunicação sobre a não chegada dos romeiros, que inclusive são esperados todos os anos pelo povo canindeense gerou muita comoção o que motivou juntamente a paróquia a realizarem uma caminhada em luto pelos romeiros que tiveram suas viagens interrompidas.

Uma caminha de luto pelas romarias que não chegaram a Canindé

A caminha teve início próximo a praça do Convento, no prédio do Sistema de Comunicação, contando com a presença de jovens, movimento dos moto-taxistas, o Guardião do Convento Frei Jean, o Ministro Provincial Frei Marconi e outros frades, funcionários do Santuário, autoridades do município e muitos populares canindeenses. Um dos pontos de parada foi em frente a promotoria pública que desde o ano passado pressionou o enrijecimento a fiscalização aos transportes a Canindé, exclusivamente nos festejos do Santo. A caminhada que ainda passou pelos abrigos de hospedagem de romeiros foi concluída no pátio da Basílica.
De acordo com a equipe do Santuário e Paróquia mais de 200 veículos entre pau de arara e ônibus, cerca de dez mil romeiros apenas nesse dia 16 deixaram de entrar em Canindé, o que significa um grande prejuízo em todos nos aspectos do patrimônio religioso, social e  cultural, para os romeiros de São Francisco, o Santuário e a cidade que depende da romaria.
Para as romarias a Canindé, no Ceará, neste ano a tolerância foi zero, com uma fiscalização que vai além do normal, ganhando características de estranheza, já que nunca haviam se tomado medidas tão duras e tão constrangedoras aos devotos.
Acompanhe algumas fotos:

Manifesto popular

A cidade está em peso se organizando e participando da assinatura de um manifesto popular em defesa dos romeiros de São Francisco das Chagas, que teve início no meio dia de hoje, dia 16.

A Romaria do Codó

A romaria já tradicional e conhecida em todo o estado como “Romaria das Carretas do Codó”, do Maranhão, neste ano iria completar sua 31ª viagem a Canindé. São dezesseis veículos com quase mil e duzentos devotos. A romaria iniciou através de uma promessa do devoto Francisco Carlos Oliveira, também conhecido como Chiquinho do Codó, que depois deu continuidade pelo amor que sentia a romaria a São Francisco de Canindé e ao sentimento pelo povo devoto codoense.

Romaria com condições de tráfego

Apesar de ter realizado todas as exigências do órgão responsável DNIT, inclusive com as adaptações necessárias de conforto e segurança, e recebendo a autorização necessária AET (Autorização Especial de Trânsito), os veículos foram retidos no posto da Polícia Rodoviária Federal, ainda no estado do Maranhão, como informou a organização da romaria.
Várias reflexões podem ser levantadas em relação a lei vigente no país para esse tipo de transporte em observação a uma cultura antropológica que se caracteriza a realidade da população, especialmente no nordeste, por questões geográficas quanto ao tráfego, financeiras quanto ao direito de ir e vir, e de respeito a manifestação de fé.
O Santuário não é contra a fiscalização, muito menos a ilegalidade, mas sim pede o bom censo das autoridades diante a realidade sócio e cultural e estrutural que ainda temos em nosso país.

Romeiros do Codó não ficaram sem ver São Francisco

O Guardião do Convento e o  pároco e reitor do Santuário Frei João Amilton afirmaram que os romeiros da romaria do Codó não ficaram sem ver São Francisco, a comunidade franciscana de Canindé está organizando um gesto concreto com a visita da imagem de São Francisquinho ao Maranhão e espera reunir os romeiros para uma bonita missão, inclusive celebrando uma Santa Missa.

Homenagem aos Romeiros Codoenses

Relembre a acolhida a romaria realizada no ano 2013 no Santuário de São Francisco de Canindé:Romaria do Codó do Maranhão: “Bendita e louvada seja esta Santa Romaria
Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário

Camilo defende combate à dependência química em encontro com evangélicos

DIÁRIO DO CANDIDATO
Camilo defende combate à dependência química em encontro com evangélicos

O candidato da coligação “Para o Ceará seguir mudando” ao Governo do Estado, Camilo Santana, defendeu ações de combate à dependência química pelo poder público, em parceria com a sociedade civil. Foi nesta quinta-feira (16), durante encontro com líderes evangélicos realizado em Fortaleza. “É preciso determinação para enfrentar o problema das drogas. Quero contar com a parceria de vocês, que já desenvolvem um trabalho nesse sentido, para que possamos combater a dependência química entre os jovens”, afirmou.

Na atividade, que mobilizou líderes evangélicos de diversos municípios, bem como 83 vereadores, Camilo destacou a importância dos investimentos em educação, a partir das ações desenvolvidas no governo Cid Gomes, citando a atuação de sua candidata a vice-governadora, a ex-secretária da Educação Izolda Cela. “Tenho a honra de contar com a professora Izolda ao meu lado, pois ela é responsável por ações que fizeram com que o Ceará tivesse a maior rede de educação em ensino profissionalizante do Brasil”, afirmou o candidato, destacando ainda o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), também desenvolvido no governo Cid Gomes.

Gratidão

Camilo agradeceu aos aliados pelo engajamento na campanha desde o primeiro turno e destacou a importância da reta final da disputa, quando faltam dez dias para o segundo turno. Izolda Cela reforçou a necessidade de engajamento coletivo dos líderes evangélicos na reta final. “Estamos em uma grande jornada para buscar a vitória, garantindo que o Ceará avance com responsabilidade nos próximos quatro anos”, destacou a candidata a vice.

O deputado federal eleito Ronaldo Martins (PRB) defendeu as candidaturas de Camilo e da presidenta Dilma Rousseff, que disputa a reeleição. “Conheço Camilo e sei dos seus compromissos com os cearenses, como homem de família que é, além de meu colega na Assembleia Legislativa. Faltam apenas dez dias para as eleições”, defendeu Ronaldo, que conclui o terceiro mandato como deputado estadual. Também participaram do encontro o deputado estadual eleito David Durand (PRB) e os vereadores Carlos Dutra (Pros) e Gelson Ferraz (PRB), ambos de Fortaleza.

Fonte: assessoria da coligação “Para o Ceará seguir mudando”.

Eunício desiste de debate da TVC

camiloO candidato da Coligação Ceará de Todos ao Governo do Estado, Eunício Oliveira, não compareceu à sede da TVC, na noite dessa quinta-feira, para participar do debate com o candidato da Coligação ‘’Para o Ceará Seguir Mudando’’, Camilo Santana. Assessores de Eunício e Camilo aprovaram as regras do debate e confirmaram a presença de ambos no encontro. Eunício desistiu, porém, do conflito com o adversário.
Como estabeleciam as regras do debate, se um dos candidatos não estivesse presente, o debate seria substituído por uma entrevista com duração de 50 minutos. Com isso, Camilo Santana ganhou o espaço para uma entrevista e destacou as ações desenvolvidas pelo Governo Cid Gomes e as obras e projetos que pretende realizar se eleito governador no próximo dia 26.
Camilo destacou, como prioridades, a construção dos Hospitais Regionais na Grande Fortaleza e Vale do Jaguaribe, a ampliação das equipes do Raio, e a implantação do bilhete único, que irá beneficiar quem usa o transporte coletivo entre cidades da RMF.

Lula usa caso bafômetro contra Aécio

lula x aecioEm um comício na cidade de Ananindeua, no Pará, em apoio ao candidato Hélder Barbalho (PMDB) na quarta-feira (15) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou a apreensão da habilitação de Aécio e a recusa do adversário em fazer o teste do bafômetro.
“Vi esses dias, em um debate na televisão, um candidato dizendo que seu governo era da decência e da competência. Eu fico imaginando: que decência e competência se, às 3 horas da manhã, ele foi parado em uma rua no Rio de Janeiro e se recusou a colocar a boca no bafômetro para dizer se tinha bebido ou não?”, questionou.
“Como alguém que se recusa a fazer um simples teste do bafômetro pode dizer que vai governar com decência e competência? Palavras são muito fáceis de dizer”, completou.
Lula foi acusado em 2004, pelo jornalista Larry Rother, correspondente do “New York Times”, de consumir bebidas alcoólicas excessivamente. A reportagem foi respondida com a suspensão do visto do jornalista que depois foi revogada pelo governo.

Ibope: Camilo tem 51% das intenções de voto e Eunício, 49%

camilo e eunicio
Pesquisa Ibope com as intenções de voto ao governo do Ceará, divulgada nesta quinta-feira (16), mostra o candidato Camilo Santana (PT) com 51% das intenções de voto, contra 49% de Eunício Oliveira (PMDB). Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos em branco, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
O primeiro levantamento feito pelo instituto no segundo turno no Estado aponta que os candidatados estão tecnicamente empatados se considerada a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Já o nível de confiança chega a 95%.
No cenário geral, o petista aparece com 46% e o candidato do PMDB com 44% dos votos totais. Os brancos e nulos chegam a 6% e os indecisos somam 4%.
A pesquisa foi realizada nos dias 13 e 15 de outubro, com 1.204 entrevistados. O levantamento foi encomendado pela TV Verdes Mares e está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número CE-00033/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral, com BR-01100/2014.

Presidenciáveis transformam debate do SBT em troca de acusações

debate-sabt-by-marcos-fernandesO debate realizado na noite desta quinta-feira (16), no SBT, entre o senador Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) teve troca de acusações inclusive sobre a vida pessoal dos candidatos. O debate teve duração de 1h20 e foi dividido em três blocos, tendo perguntas livres entre Dilma e Aécio, mas não de jornalistas.
Os assuntos prediletos dos candidatos foram Corrupção, nomeação de parentes, mentira, desrespeito, desinformação, falta de transparência, suspeitas, investigações. Os candidatos centraram fogo entre si.  A batalha deixou de lado as propostas e os programas do governo das duas candidaturas.
No primeiro bloco, as denúncias de corrupção e de nepotismo nas gestões dos presidenciáveis deram a tônica. Aécio questionou Dilma sobre a nova denúncia divulgada sobre a Petrobras — o TCU vai apurar supostas fraudes em obras do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), que incluem construções que estavam sendo geridas pelo ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa.
Na resposta, Dilma acusou os tucanos de “engavetarem os escândalos” e “escondê-los debaixo do tapete”. “Onde estão os corruptos da compra de votos da reeleição? Todos soltos. Onde estão os corruptos do metrô de SP e dos trens? Todos soltos. (…) Da ‘privataria tucana’?, todos soltos”, respondeu Dilma. Aécio, na réplica, lembrou de petistas que foram presos.
Os dois candidatos também fizeram acusações mútuas de nepotismo: Dilma acusou Aécio de ter empregado a sua irmã Andrea Neves quando era governador de Minas Gerais (2003-2010), e Aécio disse que o irmão de Dilma, Igor Rousseff, foi empregado na prefeitura de Fernando Pimentel (PT-MG) sem trabalhar. “A diferença é que minha irmã trabalhou muito e não recebeu, enquanto seu irmão recebeu e não trabalhou”, disse ele.
No segundo bloco, as denúncias sobre a Petrobras voltaram à tona. Desta vez, Dilma questionou Aécio sobre a denúncia de que o ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra (morto no ano passado) teria recebido propina de Paulo Roberto Costa para esvaziar uma CPI.
Aécio disse que as denúncias devem ser investigadas independentemente do partido. “Para mim, não importa de qual partido seja o denunciado, a investigação tem que ir a fundo, e, pela primeira vez, pelo menos, há algo positivo aqui. A senhora dá credibilidade às denúncias do senhor Paulo Roberto.”
Os candidatos também debateram a questão da segurança. Aécio citou o elevado número de homicídios no Brasil. Na resposta, a presidente afirmou que as gestões petistas do governo federal foram as únicas que implantaram uma política de combate à violência.
No terceiro e último bloco, Dilma perguntou a opinião de Aécio sobre a Lei Seca — o tucano já foi parado em uma blitz no Rio de Janeiro em 2011 e teve a carteira de habilitação apreendida por estar vencida. Na ocasião, ele, que já era senador por Minas Gerais, se negou a fazer o teste do bafômetro. “Parei numa lei seca e não fiz o exame. Me desculpei e me arrependi disso”, respondeu o candidato, irritado. Ele chamou Dilma de “mentirosa” e pediu temas “sérios”. ‘Vamos falar de como melhorar a saúde e a segurança. A senhora ofende todos os brasileiros.”
Dilma disse que acha a lei importante porque “no Brasil, todos os dias, tem gente morrendo por acidente de trânsito, por motoristas que estão embriagados. Depende dele a vida ou a morte dos nossos jovens”, disse ela. “O senhor passou por uma experiência. Ninguém pode dirigir sob efeito de álcool e drogas. A Lei Seca trouxe um bem para o país”, completou ela.
Dilma citou pela primeira vez a crise de falta de água em São Paulo, Estado governado pelo PSDB de Geraldo Alckmin, e Aécio acusou a campanha da petista de filmar uma escola em Minas Gerais vazia durante um feriado.
A paternidade de programas sociais, discussão que já havia aparecido na terça, também se repetiu. Desta vez, Aécio disse que o programa ProUni foi criado não pelo PT, mas pelo governo do PSDB em Goiás.
No final do debate quando dava entrevista, Dilma Rousseff se sentiu mal. Ela falava sobre seu desempenho no encontro quando disse à repórter que tinha tido uma oscilação na sua pressão arterial. A petista então voltou para sua cadeira. Na volta, a presidente pediu desculpas ao telespectador. “Tive uma queda de pressão. Um debate exige muito da gente”, disse a presidente.
O próximo debate será organizado pela TV Record, no próximo domingo (19). O confronto derradeiro entre os concorrentes ocorrerá no dia 24, sexta-feira, na Globo.

Delação: Costa diz que repassou propina para ex-presidente do PSDB

Foto: Pedro Ladeira (Folhapress)
Matéria do Globo, assinada pelo jornalista Jailton de Carvalho, afirma que em depoimento ao Ministério Público Federal no Paraná, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa assumiu que pagou propina ao ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra para esvaziar a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras em 2009. A CPI foi criada a partir de um requerimento do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) para investigar desvios na construção da refinaria de Abreu e Lima, entre outras irregularidades, terminou sem qualquer resultado concreto.
O ex-senador Guerra morreu em 6 de março deste ano e era um dos principais líderes da oposição na CPI. Ele foi substituído no cargo pelo senador Aécio Neves, atual candidato do PSDB à presidência da República. Segundo o texto, no início, a CPI provocou desgaste ao governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas depois começou a ser vista como um problema por integrantes de vários partidos. As investigações naquele momento estariam afugentando importantes doadores de campanha.
As informações sobre o ex-presidente do PSDB e dos demais políticos mencionados por Costa foram encaminhadas ao ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Caberá ao ministro, decidir se manda a Polícia Federal abrir inquérito sobre cada um dos políticos mencionados pelo ex-diretor da Petrobras.
Ainda de acordo com a publicação, apesar da oposição ser minoritária na CPI, as empreiteiras temiam prejuízos que poderiam sofrer com a repercussão na mídia. A CPI criada em 2009 para investigar a Petrobras não foi adiante. Foi instalada em julho e acabou em novembro. Sérgio Guerra e o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) abandonaram a comissão no fim de outubro alegando que o governo, por ser majoritário, impedia qualquer investigação. A CPI do Senado tinha 11 membros, três deles integrantes da oposição: Guerra, Dias e Antônio Carlos Magalhães Filho (DEM-BA). A CPI ficou desacreditada e acabou em novembro de 2009, sem que nada de concreto tenha sido apurado. Outra CPI, entretanto, com participação da Câmara e do Senado foi criada.

Nota de Agradecimento da comunidade de Caninhas em Aracoiaba pela Festa de São Francisco

Aracoiaba, 17 de outubro de 2014

NOTA DE AGRADECIMENTO

"A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente e mais. Ela torna a negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã." Melody Beattie

Queridos irmãos e irmãs, devotos e devotas de São Francisco.

É com um sentimento de imensa satisfação que chegamos ao fim de mais uma festa de nosso Padroeiro São Francisco. A festa do Padroeiro deve ser um tempo de paz, de confraternização, de unidade, de encontro com Deus e com os irmãos e irmãs de caminhada. E podemos dizer que a festa de São Francisco de 2014, ano em que comemoramos 11 anos da criação da nossa Capela, foi exatamente assim. Os dias passaram ligeiros e agora vai ficar a saudade de uma festa grandiosa. Desde o início eu dizia: a festa vai ser do tamanho que o povo de São Francisco quiser. E o povo quis que ela fosse grande, do tamanho que nosso São Francisco merece. Obrigado, povo de São Francisco! Obrigado Franciscanos, presentes e ausentes! Obrigado, queridos visitantes, amigos de nossa comunidade! O sucesso dessa festa, abaixo de Deus, deve-se a vocês! Sem a ajuda preciosa de vários voluntários, homens e mulheres de boa vontade e pessoas que rezaram por nossa festa, nada disso teria acontecido.

Finalizamos agradecendo a Deus por todos nós, para que tenhamos vida e coragem, para estarmos aqui no próximo ano, que Deus abençoe a todos, os que doaram, os que celebraram, ao nosso padre Evando por esta aqui conosco hoje. Não queremos esquecer ninguém. Portanto, cada um que colaborou com a nossa festa, seja através do trabalho como da ajuda financeira ou da oração, merece um grande e sincero

MUITO OBRIGADO.

Flávio Silva
Comunidade de Caninhas

Sem Eunício, debate vira entrevista com Camilo Santana

O candidato ao Governo do Estado pelo PMDB, Eunício Oliveira, faltou ao debate agendado para a noite de ontem na TV Ceará. De acordo com as regras do debate, firmadas em reunião com as duas coligações, a ausência de um dos candidatos resultaria em uma entrevista com o candidato presente. 
Assim, o deputado estadual Camilo Santana (PT) respondeu as perguntas do programa. O peemedebista justificou a ausência alegando compromissos de agenda previamente assumidos. 
 
Na entrevista, o candidato Camilo Santana defendeu ações do governo Cid Gomes (Pros) durante os quase oito anos de mandato e justificou o aumento da violência no estado em razão de “uma epidemia em todo o Brasil” afirmou. 
O petista defendeu a reforma do funcionamento do Ronda do Quarteirão e a criação de escolas de tempo integral como política de segurança. 
 
O candidato prometeu uma “sacudida na área da cultura” investindo 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará na área. Santana prometeu reestruturar a Secretaria de Cultura, após a gestão de Cid sofrer diversas críticas na pasta durante a gestão. 
 
Camilo afirmou que pretende fazer concurso público para a secretaria. Em seguida, o candidato vendeu uma das suas principais propostas de campanha que é o Bilhete Único intermunicipal.
 
Por fim, o candidato defendeu a construção do Acquário, tema que gerou polêmica nos últimos meses, justificando que o equipamento vai contribuir para o turismo familiar à Capital cearense. 
 
Nas considerações finais, o petista lamentou a ausência do senador Eunício Oliveira (PMDB) e reafirmou as promessas de campanha.
Fonte: O POVO

TSE suspende propaganda de Dilma que ataca Aécio

TSE suspende propaganda de Dilma que ataca Aécio

Tribunal decide que horário eleitoral deve ter debate de propostas, não ofensas

Sessão do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília
Sessão do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília  (Roberto Jayme/ASICS/TSE /VEJA)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ordenou nesta quinta-feira a retirada do ar de propaganda da presidente-candidata Dilma Rousseff (PT) com ataques ao tucano Aécio Neves (PSDB). A propaganda afirmava que Aécio intimidava e perseguia jornalistas que o criticavam durante governo em Minas Gerais. Por 4 votos a 3, os ministros do TSE acataram pedido da campanha tucana e consideraram ofensiva a propaganda.
O presidente do tribunal, Dias Toffoli, acrescentou ainda que casos semelhantes que chegarem à Corte serão tratados da mesma forma. Ele salientou que estava sendo criada, a partir da decisão, uma jurisprudência para a questão e que as campanhas políticas na TV devem ser “programáticas e propositivas”, e não baseadas em ataques entre os candidatos.
Dias Toffoli disse ainda que a decisão "sinaliza para o futuro um outro tipo de estilo de propaganda eleitoral ao mesmo tempo em que insta o Congresso Nacional a fazer uma alteração legislativa". "É um novo modelo que se está sinalizando para a propaganda eleitoral gratuita", defendeu.
O candidato do PSDB solicitou também um direito de resposta a ser veiculado em dois programas. Essa questão, porém, não foi posta em julgamento na sessão.
(Com Agência Brasil)

Vereador Helder Paz realiza festa das Crianças em Bulandeira/Aracoiaba

Mais uma vez foi sucesso a festa das crianças realizada pelo vereador Helder Paz (PSDB). Um dia de muita alegria e diversão para as crianças do Bairro de Bulandeira em Aracoiaba. Foram distribuídos algodão doce, pipocas e mais brinquedos para alegria da criançada. Sem falar nos brinquedos infláveis e pula-pula.
“Muito obrigado meu Deus por poder proporcionar esses momentos de alegrias a essas crianças”. (Vereador Helder Paz)

Confiras fotos: 



Confira mais fotos no link abaixo