Buscar

19 setembro 2014

Professores são filmados fazendo sexo em escola de Bauru (SP)

Dois professores foram afastados após serem filmados por um aluno fazendo sexo dentro de uma sala de aula na escola Padre Antônio Jorge de Lima, em Bauru (SP). O fato aconteceu no dia 2 de setembro, mas só veio à tona esta semana, depois que a Polícia Civil recebeu a denúncia de um abuso sexual coletivo contra uma menina de 11 anos na mesma escola.
O vídeo dos professores fazendo sexo sobre as carteiras de uma sala de aula foi gravado por um aluno de 16 anos, que deixou a câmera do celular ligada dentro mochila durante o intervalo. De acordo com o pai do garoto, que pediu para não ser identificado, dias antes o menino tentou entrar na sala durante o recreio, mas foi impedido pelo professor.
"Ele e os colegas acharam estranho o comportamento do professor e a permanência dele na sala de aula durante o intervalo. Você sabe como são os adolescentes, colocaram a câmera e deixaram filmando. As cenas gravadas são dignas de um filme pornô", afirma o pai do aluno.
O professor dá aulas de filosofia e sociologia e a professora ensina português. No intervalo, os dois se trancaram na sala de aula onde o vídeo foi gravado. "As cenas são fortes. Quando a professora entra na sala, eles utilizam duas carteiras contra a porta para impedir a entrada de terceiros na sala. Em seguida, começa a sessão de sexo explícito que dura mais de 20 minutos", diz o pai.
Após tomar conhecimento do fato, o pai procurou a direção da escola para denunciar os professores. O caso foi encaminhado para a Diretoria Regional de Ensino, que decidiu suspender os dois educadores.
Uma professora que não quis se identificar disse temer que a escola venha a sofrer uma enxurrada de pedidos de transferência. "O problema é que agora os pais e, até mesmo o alunos que não sabem quem são os professores, nos olham com desconfiança", afirma.
O pai de uma aluna que também procurou a Diretoria de Ensino informou que pretende transferir a filha para outra escola. "Minha filha não vai mais estudar lá, nem que eu tenha que entrar na Justiça para conseguir vaga em outra escola da cidade", afirmou.
Em nota, a Diretoria Regional de Ensino de Bauru informou considerar inadmissível o ato que envolveu dois professores da Escola Estadual Padre Antônio Jorge Lima, e já decidiu pelo afastamento dos docentes. Um processo administrativo foi aberto e pode resultar na demissão dos envolvidos.
Além deste caso, a Diretoria Regional também acompanha a denúncia da menina de 11 anos que teria sofrido abuso sexual por seis colegas, de 11 a 13 anos, durante o horário de aula. "A partir da próxima semana, a gestão da unidade será reformulada, uma vez que a diretora não estará mais no cargo. Nesta semana, a escola passou a contar com mais funcionários para monitorar os alunos", diz a nota.

Notícias relacionadas

Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/09/18/professores-sao-filmados-fazendo-sexo-em-escola-de-bauru-sp.htm

Inaugurada em Iguatu mais uma Escola de Educação Profissional


O Governador Cid Gomes inaugurou nessa quinta-feira (18), em Iguatu, na Região Centro Sul, a Escola Estadual de Educação Profissional Lucas Emmanuel Lima Pinheiro. A unidade de ensino tem capacidade para atender até 540 alunos, em tempo integral. Para construir, mobiliar e equipar a nova EEEP foram investidos R$ 10 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e Governo Federal.
Na escola profissional, o aluno faz, ao mesmo tempo, o Ensino Médio e um dos quatro cursos técnicos ofertados: Edificações; Eletrotécnica; Finanças e Móveis. Durante o terceiro ano, o estudante participa de estágio curricular obrigatório e remunerado, propiciado pelo Governo do Estado.
A estrutura abrange 12 salas de aula, auditório, biblioteca e dependências administrativas. Dispõe também de Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, além de ginásio poliesportivo e teatro de arena. As obras foram supervisionadas pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), ligado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).
A EEEP Lucas Emmanuel Lima Pinheiro está sob a abrangência da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 16. A região é composta de quatro escolas profissionais, 15 de Ensino Médio e um Centro de Educação de Jovens e Adultos.
O Governador Cid Gomes destacou a importância do equipamento para atender aos estudantes de Iguatu que não têm condições de colocar os filhos em escolas particulares. Cid Gomes criticou ainda os que reclamam os prédios bonitos e da estrutura que têm esses equipamentos.

Em Itapajé, Camilo reafirma compromisso de construir UPA 24 horas


O candidato ao Governo do Estado pela coligação “Para o Ceará seguir mudando”, Camilo Santana, reafirmou nesta quinta-feira (18/09) o compromisso de construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas em Itapajé, a 130 quilômetros da capital. Camilo participou, ao lado de Mauro Filho, candidato ao senado, de uma grande carreata no município. “Itapajé terá uma UPA. Já coloquei isso no meu plano de governo e vou cumprir. Já temos 21 funcionando no Ceará e precisamos, além de ampliar a rede, melhorar o atendimento ao nosso povo”, reforçou.
A carreata em Itapajé começou às 17h10 e teve cerca de cinco quilômetros. Durante mais de uma hora, a população saiu às ruas para cumprimentar Camilo e Mauro. “Tenho certeza que Camilo é o melhor candidato para nossa cidade, Não podemos jogar fora esse projeto que já dura oito anos”, citou a auxiliar de enfermagem Ângela Freire, 32, que foi à carreata acompanhada do marido, Marcos Freire.
O prefeito de Itapajé, Ciro Braga (PTB), afirmou que a mobilização no município não para de crescer. “A população está muito comprometida a continuar o que está dando certo no Ceará. Camilo é uma pessoa simples, sensibilizada pelas dificuldades do nosso povo. Com certeza, Itapajé e nosso estado terão muito a ganhar com ele”, disse o prefeito, que participou da carreata ao lado de outras lideranças políticas da região.

Camilo avança com novas visitas ao Interior


O candidato da Coligação ‘Para o Ceará Seguir Mudando’ ao Governo do Estado, Camilo Santana, avançou, nessa quinta-feira (18/09), com visitas a mais quatro municípios do Interior. Camilo, ao lado do candidato ao Senado, Mauro Filho, visitou os municípios de Forquilha, Irauçuba, Itapajé e Itapipoca, onde participou de uma carreata. Com a agenda cumprida, nessa quinta-feira, Camilo alcançou 121 municípios visitados em menos de 40 dias de campanha.
Enquanto Camilo viajou a Região Norte, a candidata à vice-governadora, Izolda Cela se reuniu com educadores de Maracanaú e Aquiraz. Na roda de conversa montada num clube de Maracanaú, Izolda falou sobre os planos de Camilo para ampliar ainda mais as conquistas sociais do Governo Cid. “Quando eu recebi o convite do Camilo pra estar com ele na chapa majoritária, fiquei muito feliz porque eu conheço o Camilo de perto do tempo em que trabalhamos juntos. Vai ser um privilégio para todos os cearenses ter um governante que tem um espírito genuíno de servir. Porque isso vai fazer toda a diferença no governo dele, se Deus nos permitir e o povo nos ajudar a vencer essa eleição”, afirmou.

Cid pede a STF, PF e PGR que neguem denúncia da IstoÉ

Governador lembrou episódio semelhante há quatro anos

O governador Cid Gomes (Pros) enviou ofício ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao procurador geral da República, Rodrigo Janot, e à Diretoria Geral da Polícia Federal pedindo que as instituições neguem o envolvimento dele em esquema de corrupção na Petrobras. Segundo a revista IstoÉ desta semana, Cid foi citado pelo ex-diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, entre os supostos beneficiários de propinas.

“A revista colocou uma flagrante mentira, dizendo que meu nome estaria envolvido num processo que corre sob segredo judicial”, disse o governador ontem durante inauguração de escola de educação profissional em Iguatu. Cid afirmou que está sendo vítima de uma falsa notícia assim como em 2010, quando foi citado em denúncia feita pela revista Veja.

“Essa mesma coisa já aconteceu há quatro anos atrás, e eu consegui na época uma declaração da Polícia Federal de que eu não tinha nenhum envolvimento. Agora, como o processo corre em segredo de justiça, eu não consigo pegar essa declaração”, disse Cid.

Em setembro de 2010, durante a campanha de Cid pela reeleição, a revista Veja acusou o governador e seu irmão Ciro Gomes de participar de suposto esquema que, entre 2003 e 2009, teria desviado R$ 300 milhões de prefeituras cearenses. Cid e Ciro rechaçaram a denúncia e o governador pediu à Polícia Federal que se manifestasse. A PF informou, então, que os irmãos Gomes não estavam envolvidos no caso.
 
“Clara armação”
Na entrevista em Iguatu, Cid declarou que está sendo vítima de uma “clara armação” e justificou a ação judicial que moveu contra a IstoÉ, que resultou na proibição de sua circulação em todo o país. A proibição foi derrubada na última quarta pelo ministro do STF, Luís Roberto Barroso.

“Eu pessoalmente acho que é um absurdo você caluniar, sem direito de defesa, qualquer pessoa. Eu fui atrás dos meus direitos. Eu tenho uma honra e essa honra não pode ser atacada de forma leviana, de forma absolutamente caluniosa e mentirosa, para mim numa clara armação, que repete o mesmo processo que aconteceu em 2010”, afirmou Cid.

“O que é que deu a historia da Veja? Se eu tivesse alguma coisa, eu já devia estar preso. Mas é claro que eu não tinha nenhuma relação, do mesmo jeito agora de novo, que tentaram envolver meu nome num escândalo que é nacional”, completou o governador. (com informações da Jangadeiro FM de Iguatu)

SERVIÇO

Supremo Tribunal Federal
Site: www.stf.jus.br 

Procuradoria Geral da República

Polícia Federal.
Site: www.dpf.gov.br 
Governo do Estado

Saiba mais

1. Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, fez acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal e citou políticos que estariam envolvidos em esquema de pagamento de propinas pela estatal. Segundo a IstoÉ, ele teria mencionado Cid Gomes.

2. O ministro Luís Roberto Barros, do STF, atendeu pedido da editora que publica a IstoÉ e, na última quarta, liberou a circulação da edição que cita o governador. A justiça de Fortaleza havia proibido a circulação a pedido do governador.

3. Ciro Gomes (Pros), secretário estadual da Saúde e irmão do governador, chamou ontem a IstoÉ de “QuantoÉ” e disse que o candidato ao governo pelo PMDB, Eunício Oliveira, pode ter pago pela publicação da matéria da revista, envolvendo Cid (com informações do Blog do Alex Santana)

Campanha de Camilo: Ciro comanda encontro regional em Baturité

ciroencontroO secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, volta, nesta sexta-feira, a partir das 18h30min, a comandar um novo encontro de lideranças políticas, comunitárias e sindicais em apoio às candidaturas de Camilo Santana ao Governo do Estado e de Mauro Filho ao Senado. Ciro já havia reunido mais de 120 prefeitos nos encontros regionais de Maracanaú, Crateús, Russas, Quixeramobim, Tianguá, Juazeiro do Norte, Acaraú e Iguatu. A série de reuniões faz parte da estratégia da campanha da Coligação ‘Para o Ceará Seguir Mudando’ de ampliar o debate sobre os projetos e propostas de Camilo Santana.
A mobilização das lideranças políticas, de acordo com a coordenação da campanha de Camilo, tem atraído o apoio de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, lideranças políticas e comunitárias municipais que querem a continuidade dos projetos implantados pela administração Cid Gomes, ”como a ampliação da rede de saúde com a construção de hospitais regionais, Centros de Especialidades Odontológicas, Policlínicas e Upas (Unidades de Pronto Atendimento).

Thiago Campelo e Camilo farão carreta em Aracoiaba e Baturité

Os candidatos da coligação "Para o Ceará seguir mudando". A carreata, que será liderada pelo jovem candidato a Deputado Estadual Thiago Campelo (SD), Camilo Santana (governador), Izolda Cela (vice-governadora) e Mauro Filho (senador), será realizada, na manhã deste sábado (20) às 9h, nos municípios de Aracoiaba e Baturité. 
A ex-prefeita de Aracoiaba Marilene Campelo, declarou o seu apoio a Camilo para governador. “É muito fácil apoiar Camilo nessas eleições. Ele tem um nome bom, é apoiando por um nome igual ao dele, que é o governador Cid, e vai continuar as mudanças do Ceará, que nós estamos precisando disso. Então Aracoiaba e o Maciço de Baturité está em peso com ele, vamos elegê-lo, porque o Maciço precisa de progresso, emprego e renda. Tenha certeza que Camilo e Thiago Campelo farão isso pelo Maciço bem como o Ceará. Estamos precisando de mais avanços na área da saúde, de mais escolas. Tenho certeza que junto ao Camilo e junto ao Governo Federal nós vamos deixar o Maciço e o Ceará auto-suficiente de tudo isso. O povo de Aracoiaba, por ser a porta de entrada do Maciço, quer muito bem a ele e nós vamos fazê-lo governador do Ceará”, afirmou a ex-prefeita ao site Aracoiaba News.
Também participaram desta carreta, o prefeito de Baturité Bosco Cigano, o presidente do PROS Sergio Silvestre, estarão presentes candidatos a deputado federal Domingos Neto e Ariosto Holanda, além de lideranças políticas da região. 

Baturité - Ciro Gomes realizará seminário em Baturité

Conheça os finalistas do concurso Garoto Fitness cidade de São Paulo 2014







Homem bate recorde com língua mais larga do mundo

Incrível - As imagens mais curiosas de 2014

19.set.2014 - O norte-americano Byron Schlenker, 46, entrou para a 60ª edição do Guinness Book of World Records, o Livro dos Recordes, graças a sua língua, considerada a mais larga do mundo. A largura da língua dele é de 8,3 centímetros; o recorde anterior era de 7,9 centímetros. Byron estava ajudando a filha a fazer um trabalho escolar que deveria ser baseado em um livro e sugeriu o dos recordes, abrindo justamente na página sobre "a língua mais larga do mundo". Pensando sobre o assunto, ele pediu que a filha medisse a língua dele e verificou que era maior que a do livro e entrou em contato. Apesar do tamanho de sua língua, o homem diz que nunca teve dificuldade para falar, mas tem apneia do sono e costuma roncar Divulgação/Guinness
Leia mais em: http://zip.net/bypB6h

Presidente da Associação dos Cornos do Ceará procura substituto após 15 anos

As eleições chegaram também para o Associação dos Cornos do Ceará. O curioso clube, com sede em Fortaleza e que tem mais de 17 mil filiados, está à procura de um novo presidente após 15 anos no comando do senhor José Adauto Caetano, 65 anos, que diz ter orgulho de estar à frente da iniciativa. "Ser corno é um privilégio. Triste daquele homem que não é corno", declara.
O motivo do abandono é o cansaço e a vida particular. Como trabalha com próteses dentárias, Seu José se vê atualmente sem tempo e não quer fechar a associação, que fica no Centro. "Estamos procurando um candidato e o pré-requisito é apenas que seja corno", brinca.
A Associação dos Cornos do Ceará já foi bastante divulgada pelo Brasil. José Adauto conta que já passou por vários programas de televisão, como Jô Soares, Fantástico, Encontro com Fátima Bernardes (todos pela TV Globo), Domingo Espetacular da TV Record, e Gugu, quando ainda era do SBT. O sucesso foi tanto que, em 2011, uma escola de samba do Rio de Janeiro teria ligado para José a fim de fazer da ideia inovadora um dos carros alegóricos que desfilariam pela Sapucaí.
Confira o depoimento do Seu José Adauto
José Adauto Bezerra é escritor de literatura de cordel há mais de 40 anos. Ele já publicou um total de 108 cordéis, todos sobre traição conjugal. E foi a partir de suas histórias que, em 1999, surgiu a ideia de fundar um clube para homens traídos. Uma namorada que teve aos 14 anos em Macaraú, distrito da zona rural de Santa Quitéria, o "incentivou ainda mais".
Apesar da fama popular que foi criada em torno do bairro José Walter, é na rua Pedro Pereira onde fica situado o prédio da associação. O espaço é pequeno e funciona também como ponto de trabalho onde José vende suas próteses dentárias sob encomenda. "Quando é necessário fazer algum encontro, tomar uma cervejinha ou jogar uma sinuca, não tem aonde!", explica.
O local carece de reparos porque ninguém paga nada depois que se "filia" ao clube dos cornos. A única taxa cobrada é de R$ 2,00, pago pelo associado apenas para as despesas da confecção da carteirinha. É com o dinheiro do próprio bolso que seu José mantém o lugar.
José Adauto Caetano casou-se 8 vezes. Com as mulheres, teve 18 filhos, que atualmente moram espalhados pelos estados do Maranhão, Piauí, São Paulo e até nos Estados Unidos. "Nosso contato é muito pouco".
Com mais de 30 netos, a família já está na quarta geração. E Adauto namora com a 9ª mulher de sua vida. Sua maior alegria é "ter sido corno". Sua maior tristeza? "É que minha atual esposa (de 39 anos, 25 mais nova do que ele) não quer me trair!", se impressiona.
Fonte: Diário

Ceará e Fortaleza caem no grupo da morte e fazem dois Clássicos-Rei

Copa do Nordeste
O sorteio dos grupos da edição 2015 da Copa do Nordeste aconteceu na noite de ontem, no Recife. Ceará, atual vice-campeão, e Fortaleza ficaram no meio agrupamento, juntamente com Botafogo/PB e River/PI
FOTO: FUTURA PRESS
A edição 2015 da Copa do Nordeste começou a ganhar forma na noite de ontem. No Recife, foi realizado o sorteio que definiu os grupos do torneio regional, que terá Ceará e Fortaleza como representantes do Estado. O Alvinegro, vice-campeão em 2014, encabeça o Grupo D, que também contém o Tricolor de Aço, fazendo deste o grupo da morte.
A principal novidade do certame na próxima temporada será a participação de 20 equipes, o que acontece pela primeira vez na história. Os times foram divididos em 5 grupos; o melhor de cada avança para as quartas de final, juntamente com os três melhores segundos colocados.
Dentro de cada agrupamento, os clubes se enfrentarão em partidas e turno e returno. O mesmo acontece na fase de mata-mata, na qual haverá confrontos de ida e volta.
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, garantiu que a entidade dará a premiação extra de R$ 1 milhão ao campeão.
O sorteio
Coube ao diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, juntamente com Magrão, goleiro do Sport, foram os responsáveis por selecionar as equipes dispostas em quatro potes.
Foi definido que o Grupo A será composto por Vitória, Serrano, Confiança e América/RN. Já o B terá o atual campeão da Copa do Nordeste, o Sport, juntamente com o Socorrense, Coruripe e Sampaio Corrêa. No Grupo C, ficarão os times do Náutico, Piauí, Moto Clube e Salgueiro.
O grupo da morte será o D, que irá promover o Clássico-Rei já na primeira fase. Ceará, Fortaleza, Botafogo/PB e River compõem o agrupamento. O E será formado por Bahia, CRB, Campinense e Globo.
Melhores de 2014
Passados 162 dias do encerramento do Nordestão, foi divulgada a seleção do torneio. O Ceará foi representado por: Sandro, Ricardinho e Magno Alves.
Os demais premiados foram Magrão, Patric Durval, Renê, Rithely e Neto Baiano, do Sport; Luciano Sorriso, do Santa Cruz; e Daniel Costa, ex-CSA.
f
Fonte: Diário

'Ninguém ganha eleição de véspera', diz Aécio

Eleições 2014

'Ninguém ganha eleição de véspera', diz Aécio

Terceiro colocado na corrida presidencial, o candidato tucano visitou a cidade de Itabuna (BA) e prometeu investimentos no Nordeste

O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, participou de caminhada pelas ruas de Itabuna (BA), ao lado do prefeito de Salvador, ACM Neto (à esq.), dos candidatos ao governo da Bahia Paulo Souto - 18/09/2014
O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, participou de caminhada pelas ruas de Itabuna (BA), ao lado do prefeito de Salvador, ACM Neto (à esq.), dos candidatos ao governo da Bahia Paulo Souto - 18/09/2014 (Igo Estrela/Divulgação)
O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, voltou a criticar nesta quinta-feira o “ciclo perverso do governo do PT” e disse, em ato político na cidade de Itabuna (BA), que “ninguém ganha eleição de véspera”.
“Ninguém ganha eleição de véspera. A eleição se decidirá no momento em que cada brasileiro e brasileira se levantar no domingo de outubro, no dia 5, e encaminhar-se à urna para dizer o que quer, não somente em relação a um partido ou preferência pessoal. Mas o brasileiro e a brasileira vão dizer o que querem para o seu futuro. O que quer para suas famílias. O que quer para aqueles que vivem em sua comunidade", disse o candidato, terceiro colocado nas pesquisas.

Leia também: TSE nega direito de resposta a Marina sobre propaganda do PT
“Ajudem a tirar o PT do governo, a dar ao Brasil um governo decente, que tenha palavra e que cumpra os compromissos assumidos. O que está aí não dá mais: ninguém aguenta tanta incompetência, a recessão, a inflação e a fuga de empregos”, completou ele ao lado do prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM), e dos candidatos ao governo da Bahia, Paulo Souto (DEM), e ao Senado, Geddel Vieira Lima (PMDB).
Na Bahia, o candidato reafirmou que, se eleito, pretende diminuir as desigualdades no Brasil e investir mais na região Nordeste. Desconhecido pela maior parte do eleitorado nordestino, o tucano contava conseguir pelo menos 18% dos votos da região Nordeste nas eleições de outubro e diminuir a larga vantagem projetada em favor da presidente Dilma Rousseff – favorita na região graças ao padrinho político Luiz Inácio Lula da Silva e ao programa Bolsa Família como cabo eleitoral.
Fonte: VEJA

Dilma sobre Marina: 'Nunca sei o que ela pensa'

Eleições 2014

Dilma sobre Marina: 'Nunca sei o que ela pensa' 

Presidente diz que a adversária mudou de opinião sobre alteração nas leis trabalhistas; petista também minimizou dados sobre desigualdade

Gabriel Castro, de Brasília
A presidente Dilma Rousseff durante entrevista coletiva em Brasília - 18/09/2014
A presidente Dilma Rousseff durante entrevista coletiva em Brasília - 18/09/2014 (Ichiro Guerra/VEJA)
A presidente-candidata Dilma Rousseff (PT) desferiu mais um ataque a Marina Silva (PSB) nesta quinta-feira. Ao comentar a opinião da adversária sobre a necessidade de atualização de leis trabalhistas, a petista manteve a estratégia de apresentar a oponente como alguém que não tem opiniões firmes. "Eu nunca sei de fato o que ela pensa, porque ela pensa uma coisa num dia e outra coisa no outro dia", disse.
A candidata do PSB defendeu nesta quarta uma atualização das regras atuais, o que foi suficiente para o PT espalhar a insinuação de que ela poderia alterar o décimo terceiro salário e as férias. Nesta quinta, Marina esclareceu que não pretende mexer em temas centrais da legislação.
As afirmações da presidente foram dadas em entrevista concedida no Palácio da Alvorada. Dilma também minimizou os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta quinta, que mostram que há três anos o país não consegue reduzir adesigualdade. A presidente afirmou que o resultado é natural. "Nesse período, ela deu uma flutuada. Agora, todos os dados que nós temos, do próprio IBGE, mostram uma queda de 0,1% ao mês", disse ela.
A petista enfatizou os aspectos positivos da pesquisa, que mostram uma melhora na escolaridade e um aumento no número de eletrodomésticos nas casas dos brasileiros. "Eu achei muito interessante o aumento na máquina de lavar, porque tira a mulher do tanque", afirmou a presidente.
Dilma ainda falou sobre as queixas de universidades estrangeiras sobre alunos do programa Ciência Sem Fronteiras. Como não há controle de presença nem cobrança de desempenho acadêmico, muitos alunos acabam fazendo turismo com os recursos que deveriam custear os estudos. Segundo ela, o governo nunca recebeu uma queixa oficial. "Os que fizerem isso são pessoas que estão desmerecendo o país, lamentavelmente. Agora, isso não é significativo dos que estão lá", afirmou.
Fonte: VEJA

Ministro do TSE recua e libera site de apoio a Dilma – desde que o PT assuma a autoria

Eleições 2014

Ministro do TSE recua e libera site de apoio a Dilma – desde que o PT assuma a autoria

Ministro Herman Benjamin acolhe recurso da presidente-candidata e diz que irregularidades no site podem ser sanadas desde que o PT se responsabilize pelo conteúdo publicado

Laryssa Borges, de Brasília
O ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula, Franklin Martins, durante a solenidade de lançamento da TV Brasil Internacional, no Palácio do Itamaraty, em outubro de 2010
O ex-ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula, Franklin Martins (André Dusek/Agência Estado/VEJA)
O ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizou nesta quinta-feira que o site Muda Mais, ligado à campanha da presidente-candidata Dilma Rousseff (PT), volte ao ar. O ministro, que havia concedido uma liminar pela suspensão da página, aceitou um recurso do PT e liberou o endereço eletrônico, mas determinou que a coligação da petista informe à Justiça que o site pertence oficialmente ao partido.
A determinação para que o site fosse retirado do ar gerou uma mobilização da militância do PT, que acusou a candidata do PSB Marina Silva, que contestou o endereço eletrônico na Justiça, de atuar como uma censora.
Originalmente, a campanha de Dilma tinha dois endereços eletrônicos – o Muda Mais, cujo conteúdo era administrado pelo ex-ministro da Secretaria de Comunicação Franklin Martins, e o dilma.com.br. Porém, por causa de divergências com alguns posicionamentos divulgados pela equipe de Franklin, a campanha de Dilma passou a afirmar que desvinculou-se do Muda Mais. A empresa Digital Polis, que detém o registro da página oficial de Dilma, é vinculada à Polis Propaganda & Marketing, em cujo nome está o site Muda Mais.
De acordo com a Lei das Eleições, páginas eletrônicas não podem veicular propaganda política, ainda que gratuitamente. Mas no recurso apresentado ao TSE, a campanha de Dilma alegou que a titularidade do domínio www.mudamais.com pertence ao PT e disse que a Polis Propaganda foi utilizada apenas para registro, criação e alimentação de seu conteúdo. Com base nessas considerações, o ministro Herman Benjamin autorizou o retorno do endereço eletrônico por considerar que o Muda Mais tem “irregularidades de natureza estritamente formal”, que podem ser sanadas.
Fonte: VEJA

'Desigualdade reflete políticas de Dilma'

Campanha

Marina ataca 'políticas erráticas' de Dilma: 'Ricos estão cada vez mais ricos'

Em campanha nas cidades de Goiânia (GO) e Vitória (ES), candidata do PSB culpou o governo da petista pela falta de avanço na redução da desigualdade

Marcela Mattos, de Goiânia, e Talita Fernandes, de Vitória
 A candidata do PSB à presidência, Marina Silva, e seu vice, Beto Albuquerque, durante campanha em Vitória
 A candidata do PSB à presidência, Marina Silva, e seu vice, Beto Albuquerque, durante campanha em Vitória (Yuri Barichivich/Folhapress)
Diante da constatação de que o atual governo, pelo terceiro ano consecutivo, não apresentou avanços no combate à desigualdade, a candidata à presidência pelo PSB, Marina Silva, mirou no que classificou de "políticas erráticas" da presidente-candidata Dilma Rousseff durante os atos de campanha desta quinta-feira. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad) de 2013, divulgados nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o indicador que mede a desigualdade de renda, chamado Índice de Gini, não mostra melhora significativa desde 2011. A piora deve-se ao baixo crescimento da economia e à menor oferta de vagas de trabalho – e atinge, portanto, uma das principais bandeiras da petista.

Leia também:
Marina cogita tributar grandes fortunas, diz economista do PSB
Pnad aponta que país não reduz desigualdade há três anos
Dilma dispara contra Marina: 'Nunca sei o que ela pensa'

Marina esteve em Goiânia e em Vitória nesta quinta e tratou do assunto nas duas ocasiões. “Para além da inflação, o crescimento baixo e os juros altos, nós temos essa triste realidade de que no Brasil o processo de distribuição de renda está voltando à concentração da renda e que tivemos um processo de estagnação, uma tendência também de diminuição das igualdades sociais”, afirmou a candidata. “Não se está mais no processo virtuoso de redução das desigualdades sociais. Os 10% mais ricos estão ficando cada vez mais ricos e os 10% mais pobres estão ficando mais pobres. A presidente Dilma precisa explicar para população brasileira por que ela está entregando o país pior do que ela encontrou”, continuou.

Em seguida, Marina afirmou que o resultado do Pnad reflete “parte das políticas erráticas do governo”, representada pela volta dos juros, pelo baixo crescimento e pela elevada inflação. E prometeu que fará diferente se eleita: “Nós vamos investir em políticas sociais e recuperar a capacidade do Estado de favorecer investimentos e recursos”.

Nesta quinta, Marina escolheu Estados em que o PSB tem candidatura própria e está atrás nas pesquisas. O atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, tem 29% das intenções de votos, enquanto seu adversário Paulo Hartung (PMDB) lidera com 42%, de acordo com o último Ibope. Em Goiás, a situação é ainda pior: o candidato peessebista Vanderlan Cardoso está com apenas 9%, enquanto o governador tucano Marconi Perillo tem 38% das intenções.

Aos goianos e capixabas, Marina apresentou as promessas não cumpridas por Dilma, como o baixo número de creches construídas e a falta de uma educação pública de qualidade, e aproveitou para rebater a fala da petista de que “nunca sabe o que Marina pensa”. “Eu tenho debatido muito a postura da presidente Dilma e sou eu que não sei exatamente o que ela pensa. Porque ela disse que ia ganhar o primeiro mandato para manter o país crescendo, para diminuir os juros e para conter a inflação, mas o que temos é o contrário”, afirmou Marina. “Eu estou em um debate com a presidente Dilma, é com ela que eu vou debater, e gostaria que ela apresentasse o seu programa e que não ficasse se escondendo atrás de fofocas”, continuou.

Atraso – Como tem sido comum em suas agendas de campanha, Marina chegou a Goiânia quase duas horas depois do previsto – o que irritou candidatos a diversos cargos que a aguardavam para tirar fotos de divulgação ao lado da ex-ministra, líder nas pesquisas no Estado. No calor do momento, deputados começaram a se empurrar na beira do palco na tentativa de se aproximar da socialista durante o discurso –  e muitos não obtiveram sucesso.
Fonte: VEJA