Buscar

17 setembro 2014

VAGINISMO

VAGINISMO



Segundo a psicóloga Marília Mendes Araújo, Vaginismo pode ter causa psicológica. Apesar de sentirem atração e desejo por seus namorados, companheiros ou maridos, muitas mulheres têm dificuldades ou simplesmente não conseguem manter relações sexuais com eles. Entre outras possibilidades, isto acontece porque elas podem estar sofrendo com um tipo de disfunção sexual chamada vaginismo, que tem como característica principal uma dor intensa que as impedem de manter relações devido à contração involuntária dos músculos da região pélvica e vaginal. 

Para elas, o problema pode impedir a penetração no ato sexual e até mesmo a realização dos exames ginecológicos de rotina, devido à intensidade das contrações. De acordo com a médica ginecologista do Hospital Marcelino Champagnat Mônica Zomer, esta queixa é relativamente frequente nos consultórios. “Temos relatos de mulheres de várias idades em relação à dor ou à impossibilidade de manter relações sexuais. As adolescentes ainda têm dificuldade em conversar sobre o assunto, já as mulheres mais experientes costumam falar sobre o problema com menos constrangimento”. 

Ela ainda explica que, além do vaginismo, outras doenças e disfunções também provocam dor e podem impedir a mulher de conseguir ter relações. Entre elas, estão a endometriose, as infecções vaginais e as alterações que ocorrem com o corpo feminino na menopausa. Seja qual for a causa do problema, a médica afirma que consultar com um ginecologista é fundamental para confirmar se os desconfortos são realmente o vaginismo ou outra doença de origem física. “Em uma consulta com o médico, já é possível determinar se a mulher possui vaginismo, endometriose ou DIP (doença inflamatória pélvica), que também podem provocar muita dor durante o sexo, impedindo a mulher de sentir prazer”. 

Descartadas as demais doenças, o diagnóstico do vaginismo ainda pode determinar se ele é primário ou secundário. “O vaginismo primário é aquele em que a mulher, devido às contrações e aos espasmos musculares, nunca conseguiu manter relações sexuais, fazer exames ginecológicos ou até usar absorventes internos”. Já quem tem o vaginismo secundário, apesar de apresentar os mesmo sintomas, geralmente teve uma vida sexual ativa com relações completas e prazerosas. “Este tipo de vaginismo é o que está ligado à menopausa e aos traumas em decorrência de sofrimento no parto, aos abusos sexuais e outros motivos de fundo emocional”. 

Tratamento envolve terapia e exercícios 

Apesar da dor e das dificuldades, Monica afirma que ambos os casos (primário e secundário) têm tratamento. “Quem sofre com vaginismo precisa buscar ajuda médica, para verificar a causa e dar início ao tratamento. As mulheres não precisam sofrer à toa e nem ter vergonha”. Identificado o vaginismo, o médico pode encaminhar as pacientes para os fisioterapeutas ginecológicos ou terapeutas especialistas na área. 

Segundo a psicóloga especialista em sexologia Marília Mendes Araújo, a causa do problema pode ser algum abuso sofrido pela mulher ou uma memória de infância que faz com que ela associe o sexo a algo negativo, o que causa um bloqueio inconsciente para a relação. “A mulher pode ter sofrido um abuso, ter visto algo que a chocou quando era criança ou ter passado por algum tratamento médico doloroso na região íntima, como uso de cateter em infecções urinárias”. 

Para superar o problema, a psicóloga diz que o tratamento passa por sessões semanais de terapia, aliadas à prática de exercícios para relaxar a musculatura vaginal. “O tratamento varia de acordo com a intensidade das dificuldades, mas, em média, costuma levar de seis meses a um ano, com uma sessão por semana. Nestas sessões, temos a parte da terapia, com as conversas sobre o problema, e também a indicação dos exercícios de movimentação da pelve, que ela deve praticar em casa, sozinha ou com o companheiro”. 

Outro fator importante para um bom resultado é o apoio dos parceiros, que devem participar do tratamento, entendendo a situação e compreendendo que esta dificuldade não representa falta de amor ou excitação por parte delas. “O papel deles é dar carinho, investir na cumplicidade, no contato e nas preliminares até que o vaginismo seja vencido. Só assim o casal consegue superar o problema e as crises no relacionamento que ele possa ter provocado”, esclarece Marília.

Fonte: ParanáOnline


VEJA TAMBÉM:




Dr. Fernando Eduardo Mesquita

Psicologia Clínica / Sexologia Clínica
Terapia Cognitivo Comportamental / Terapia EMDR

Avenida Elias Garcia, 137, 4º
1050-099 Lisboa
Tel: 969091221
Tel: 213145309

Avenida Almirante Reis, 186 R/C Esq.
1700-093 Lisboa
Tel: 969091221
Tel: 218477024

Nicki Minaj dispensa sutiã e deixa parte dos seios à mostra

Nicki Minaj

15.set.2014 - Nicki Minaj decidiu dispensar o sutiã ao usar um top cropped bem curto e acabou deixando parte dos seios à mostra durante uma noite dançante em Paris Reprodução/Instagram
Leia mais em: http://zip.net/bdpzqc









Geisy Arruda


Geisy Arruda

15.set.2014 - Após engravidar e sofrer um aborto espontâneo em maio, Geisy Arruda tem trabalhado para perder os quilinhos extras que ganhou durante a gestação (acima, à esq., Geisy é fotografada grávida). Atualmente, a loira participa de um quadro do programa "Hoje em Dia" no qual é acompanhada por uma equipe composta por médicos (endocrinologista e nutricionista) e por um personal trainer. Nesta segunda-feira (15), a gata fez questão de mostrar o resultado de tanta ralação. "Menos 14 kilos!! E continuarei firme! Ainda tem muita gente para calar a boca!!", escreveu a loira na imagem publicada, em que aparece com um biquíni fashion (dir.). Geisy quer perder mais uns quilos e no programa da Record ela afirmou que ficava magoada quando as pessoas a chamavam de gordaReprodução / Instagram
Leia mais em: http://zip.net/bypzV2

Mulher era obrigada a se vestir de homem e levava todos os dias uma surra do marido

Um caso de violência doméstica com emprego de cárcere privado e humilhações contra uma mulher de 31 anos e seus três filhos, foi registado na sexta-feira no município de Vale do Paraíso.
A vítima Rutileia Flauzino de Oliveira que juntamente com três filhos, o mais velho com 3 anos, e um casal de gêmeos de 2 anos de idade, sofriam constantes agressões do aposentado Agripino Rodrigues de Oliveira, 53 anos, com a mulher era casada aproximadamente 7 anos. Mãe e filhos foram resgatados desse modo de vida pela Polícia Militar com apoio do Conselho Tutelar de Vale do Paraíso. Trazida para a Delegacia de Polícia Civil de Ouro Preto do Oeste em um veículo do Conselho Tutelar, as vítimas terão mais segurança com as Medidas Protetivas das restrições judiciais que a Justiça deverá adotar, como a que impede Agripino de se aproximar da companheira. A vítima apanhou pela última vez na tarde de quinta-feira, quando decidiu tomar coragem e denunciá-lo. O marido utilizava uma chave de fenda para bater na companheira e dava mordidas animalescas nela e nas crianças que ficavam as marcas de todos os dentes do agressor. A mulher registrou em um celular as marcas da última surra, fotografou as mordidas e marcas deixadas nas crianças após as agressões e entregou no Cartório Criminal da Delegacia Civil em Ouro Preto do Oeste. Como não foi pego em flagrante, o aposentado sequer foi preso; ele responderá em liberdade pela violência que praticava contra a própria família.
VESTIDA DE HOMEM No depoimento prestado na delegacia de Ouro Preto do Oeste, a vítima do marido violento disse que era obrigada a sair nas ruas vestida como homem, usando calça, camisa de manga comprida, boné virado para trás e com os cabelos presos. 
Uma agente do Conselho Tutelar de Vale do Paraíso disse que por isso estanhava o modo de se vestir de dona Rutileia, que quando saia às ruas de fato se parecia com um homem. Na delegacia, a vítima usava uma calça e cinto masculino. A vítima acrescentou no depoimento que seu marido não a deixava sair de casa, e que também era proibida de conversar com vizinhos ou qualquer pessoa. Ela revelou que era privada até de fazer compras. Ela disse que vivia sob constantes ameaças de morte e que as promessas do marido eram dirigidas a ela e aos três filhos.
Fonte Correio Central
Fonte: http://www.blogcesarsilva.com/2014/09/mulher-era-obrigada-se-vestir-de-homeme.html

Terror - Casal é estuprado e assassinados a golpes de enxada

Imagens chegadas da mídia internacional mostram o assassinato de um casal britânico acontecido nas primeiras horas da manhã de ontem 15/09 em Resort na Tailândia.Um homem e uma mulher foram brutalmente assassinados a beira de uma praia que costumeira-mente acontecem festinhas entre banhistas.
O homem, David William Miller (24), foi esfaqueado e teve a cabeça cortada a golpes de enxada,enquanto a mulher, identificada como Ana Victoria Witheridge (23), foi espancada e estuprada sexualmente pelo o assassino (s) e,também teve seu rosto desfigurado a golpes de enxada. Nenhum suspeito foi identificado até o momento e a cidade de Resort agora está temendo uma queda noturismo. Compreensível.



imagens Rede Internacional

Fonte: http://www.blogcesarsilva.com/2014/09/terrorcasal-e-estuprado-e-assassinados.html

Crato: prefeito se irrita e Eunício administra crise

Ronaldo02O candidato da Coligação Ceará de Todos ao Governo do Estado, Eunício Oliveira (PMDB), dedicou, nas últimas 24 horas, telefonemas para contornar um princípio de rebelião do prefeito do Crato, Ronaldo Matos, que se recusou a participar de uma caminhada, no centro da cidade, nessa segunda-feira (15), ao se sentir preterido em relação ao adversário e ex-prefeito Samuel Araripe (PP), durante a mobilização de militantes em apoio a Eunício e ao candidato do PSDB ao Senado, Tasso Jereissati.
Eunício não compareceu à caminhada, que seria aberta com partidários de Samuel Araripe saindo da Praça Siqueira Campos, e aliados de Ronaldo partindo da Praça da Sé. O evento estava programado com a presença de Tasso e Eunício, mas o peemedebista não compareceu, gerando desânimo entre os grupos que o apoiam.
A ideia inicial era para os dois grupos saírem simultaneamente das Praças Siqueira Campos e da Sé, criando um volume maior de campanha quando as duas alas se juntassem com os candidatos da Coligação Ceará de Todos. A queda de braço, porém, fez o ex-prefeito Samuel Araripe largar na frente, puxando o candidato do PSDB ao Senado, enquanto, na outra Praça – a da Sé, Ronaldo ficou aguardando sinalização do coordenador da campanha Gaudêncio Lucena.
Ao saber que o ex-prefeito Samuel Araripe estava sendo prestigiado, Ronaldo se irritou, deixou a bandeira de lado, expôs a insatisfação para aliados e não participou da caminhada com o ex-governador e tucano Tasso Jereissati. Com a crise, Eunício caiu em campo para contornar a insatisfação de Ronaldo.

Ministério da Saúde libera mais de R$ 283 mil para o Ceará

18 MUNICÍPIOS BENEFICIADOS
Ministério da Saúde libera mais de R$ 283 mil para o Ceará

O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira (15), Portaria que autoriza o repasse de recurso financeiro para cirurgias de média complexidade que podem ser agendadas com antecedência nos serviços de saúde, como catarata, tratamento de varizes e retirada de amígdalas.

O recurso no valor de R$ 41,78 milhões é destinado a 254 municípios de 22 estados brasileiros. O Ceará receberá o valor de 283.771,33 a ser distribuído entre 18 municípios. São eles: Aquiraz; Aracoiaba; Baturité; Bela Cruz; Cascavel;  Granja; Icó; Ipueiras;  Iracema; Itapajé; Itapipoca; Jardim; Juazeiro do Norte; Pedra Branca; Pentecoste; Quixeramobim; São Benedito; Tabuleiro do Norte.

Do total estabelecido na portaria publicada nesta segunda, R$ 16,48 milhões serão aplicados no Componente I das cirurgias eletivas, grupo no qual estão as cirurgias de catarata. Outros R$ 7,74 milhões vão financiar os procedimentos do Componente II, que incluem atendimentos das áreas de ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, vasculares e oftalmologia. Além disso, R$ 17,55 milhões serão destinados ao Componente III, no qual estão procedimentos eletivos definidos pelo gestor de saúde, conforme a necessidade da região. A Portaria do Ministério da Saúde estabelece que o recurso seja repassado por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC).

* Com informações da APRECE

Fonte: VEJA

Empate insuficiente

Image-0-Artigo-1701571-1
Mais precavido em campo, o Ceará fez jogo pegado com o Paraná e empatou
FOTO: FUTURA PRESS
Image-0-Artigo-1701586-1
Time alvinegro perdeu para o São Benedito por 1 a 0, ontem à noite, no PV, pela Fares Lopes
KIKO SILVA
O Ceará foi à Curitiba com o objetivo de vencer o Paraná e assegurar sua permanência no G-4 por mais uma rodada da Série B. A vitória não veio, a equipe alvinegra só empatou sem gols com o tricolor paranaense, e acabou deixando o G-4, após 16 rodadas entre os quatro primeiros.
Com o resultado, o Vovô chegou aos 39 pontos, e caiu para a 5ª colocação. A Ponte Preta, que venceu o ABC, assumiu a vaga.
Depois de atuar fora de casa nas duas rodadas anteriores, contra Náutico e Paraná, o Alvinegro, agora, jogará duas seguidas como mandante, primeiro, contra o Avaí, na sexta-feira, 19, e depois ante o América/RN, na terça, 23, ambas no Castelão.
Ao contrário da partida contra o Náutico, na rodada anterior, quando mostrou uma defesa vulnerável, sofrendo dois gols de contra-ataques, dessa vez o Alvinegro atuou mais fechado e bem postado.
A equipe soube segurar o ímpeto do Paraná, no início da partida, que explorou as jogadas aéreas, ponto fraco de defesa alvinegra nesta Série B.
Mas aos poucos o Vovô foi se impondo no jogo e passou a pressionar, dominando as ações. Até os 25 minutos, o Ceará assustou o gol paranista em quatro oportunidades: Nikão arriscando com perigo aos sete minutos; Bill batendo cruzado aos dez, e cabeceando para fora aos 12min, além de uma finalização rasteira de Nikão, aos 19min.
Foi quando aos 26min, o zagueiro Alex Lima quase pôs tudo a perder: ele deu um pontapé em Henrique Santos, após uma dividida de bola. Depois de muita reclamação paranista, pedindo a expulsão do jogador alvinegro, o árbitro o advertiu apenas o atleta com cartão amarelo.
Depois do 'susto', o jogo ficou mais equilibrado, com duas boas chances, uma para cada lado, até o fim do primeiro tempo. Aos 31min, Lucas Otávio acertou chute de fora da área e assustou Luis Carlos. Na última chance do primeiro tempo, aos 39min, Ricardinho bateu falta de longe e Marcos espalmou.
Expulsão
Se o primeiro tempo foi dominado pelo Ceará, no segundo o Alvinegro teve que se virar para segurar o resultado. Criando apenas uma boa chance de gol, aos 14 minutos, com Felipe Amorim, que bateu com perigo rente à trave, a etapa final foi só pressão do adversário.
E bem mais intensificada após a expulsão de Ricardinho, aos 30 minutos. O volante parou um contra-ataque e como já tinha cartão amarelo, foi expulso. Para recompor o setor de marcação, Marcus Vinícius entrou.
Mesmo sempre rondando a área alvinegra, o Paraná só criou uma chance real de gol somente aos 36min, com Tiago Alves em belo voleio, que Luis Carlos fez bela defesa.
Mesmo com um jogador a menos, o Vovô segurou na raça o placar até o fim e saiu satisfeito com o ponto conquistado.

Vladimir Marques
Repórter

Taça Fares Lopes fica mais distante
O time do Ceará perdeu para o São Benedito, ontem à noite, no Estádio Presidente Vargas, e não conseguiu garantir antecipadamente a classificação como 2º melhor 3º colocado para a 2ª Fase da Taça Fares Lopes. Foi o último jogo da equipe alvinegra na 1ª fase do torneio estadual.
Com o resultado, o Ceará, que atua com o elenco do Sub-20 e está no Grupo A2, vai precisar ficar na torcida para seus dois concorrentes do Grupo A3 perderem na rodada de amanhã.
O time alvinegro tem cinco pontos ganhos, e assim torce para que o Guarani de Juazeiro, com quatro, e o Barbalha, com três, percam seus jogos para Icasa e Iguatu, respectivamente.
Os dois rivais jogam em casa, no Romeirão, e no Inaldão, no mesmo horário, às 21h. Vale lembrar que Horizonte, Ferroviário, Tiradentes, São Benedito e Guarany de Sobral já garantiram lugar na próxima fase.
ficha tecnica
Fonte: Diário

Cai distância entre Dilma e Marina no 1º turno

s
São Paulo. Pesquisa Ibope contratada pelo Estadão e pela Rede Globo traz queda na intenção de voto na presidente Dilma Rousseff (PT) e uma diminuição da distância entre a candidata do PSB, Marina Silva, e o candidato do PSDB, Aécio Neves, no primeiro turno. Os dados mostram que Dilma caiu de 39% para 36%, enquanto Marina oscilou de 31% para 30% e Aécio subiu de 15% para 19%.
O pastor Everaldo Pereira (PSC) manteve 1% das intenções de voto na comparação com a pesquisa anterior, realizada entre 5 e 8 de setembro. A soma dos outros candidatos também se manteve em 1%. Brancos e nulos oscilaram de 8% para 7% e indecisos, de 5% para 6%. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes aos eleitores, Dilma apareceu com 31% das intenções de voto, seguida de Marina, com 24%, e Aécio, com 15%. Outros nomes somam 1%. Votos brancos e nulos são 10%, e 18% não sabem ou não responderam.
No levantamento anterior, Dilma era preferida por 35%, Marina, por 23% e Aécio, por 12%. Brancos e nulos eram 11%, e 19% não souberam ou não responderam à questão.
A pesquisa Ibope entrevistou 3.010 eleitores entre 13 e 15 de setembro em 204 municípios de todo o País. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, em um nível de confiança estimado de 95%. Ou seja, se fossem feitas 100 pesquisas idênticas a esta, 95 deveriam apresentar resultados dentro da margem de erro. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral com o número BR-00657/2014.
Para aliados e estrategistas do PSB, os ataques de rivais contra Marina e seu programa de governo surtiram um efeito limitado no eleitorado. Os apoiadores de Marina apostam na igualdade de tempo de TV no segundo turno para enfrentar a presidente Dilma Rousseff.
A candidata do PSB, que chegou a liderar com vantagem de até 10 pontos simulações de segundo turno, aparece em empate técnico com Dilma nas pesquisas divulgadas nos últimos dias. Além disso, nas pesquisas internas e dos institutos, Marina passou a apresentar leve oscilação para baixo nas intenções de voto para o primeiro turno, enquanto a presidente oscilou para cima.
Esse quadro, porém, não surpreende o coordenador-geral da campanha, Walter Feldman. Ele diz acreditar que o efeito dos ataques foi menor do que o calculado pelos adversários e que no segundo turno haverá condições mais iguais de disputa.
"Essa estratégia da Dilma pode ter chegado a um limite, porque a pesquisa mostra claramente que Marina não foi mais afetada pela campanha negativa, quem caiu foi a Dilma", avaliou Carlos Pereira, cientista político da Fundação Getúlio Vargas.
Segundo ele, o crescimento do tucano também pode ser atribuído às denúncias de desvio de dinheiro da Petrobras, que pode ter repercutido entre o eleitorado. "Marina mostrou resistência, Dilma mostrou fragilidade e Aécio mostrou sobrevida", disse.
Apoio do PSDB
Há outra aposta que embala a candidatura do PSB: a migração para Marina dos votos de antipetistas que estarão com Aécio no primeiro domingo de outubro.
"Seria um desrespeito com o Aécio buscar o apoio do PSDB agora. Nos deixaria com a imagem de hipócritas. Não está na hora", disse Feldman. Ao mesmo tempo, ele abre as portas para um futuro acordo eleitoral. "Depois (do primeiro turno), se o PSDB se dispuser, vamos conversar", disse.
Errata
Ao contrário do que o Diário do Nordeste divulgou ontem no infográfico da matéria sobre a pesquisa para presidente da República, a candidata Dilma Rousseff tem 41% das intenções de voto e Marina, 42%, segundo o Vox Populi. Na arte que foi divulgada na edição de ontem, os percentuais estavam trocados.
Fonte: Diário

LEITURA ORANTE‏

Posted: 16 Sep 2014 08:01 PM PDT
Como crianças!
Reúno-me a todas as pessoas que se encontram em torno da Palavra na internet:
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparo-me para a Leitura, rezando ao Espírito Santo:

Vinde, Espírito Santo! 
Enchei os corações dos vossos fiéis e 
acendei neles o fogo do vosso amor. 
Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado, 
e renovareis a face da terra.
Oremos: 
Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis 
com a luz do Espírito Santo, 
fazei que apreciemos retamente todas as coisas 
segundo o mesmo Espírito 
e gozemos sempre da sua consolação.
Por Cristo, nosso Senhor.

Amém.

1. Leitura (Verdade)O que diz o texto do dia?
Leio atentamente na Bíblia o texto: Lc 7,31-35, e observo as palavras de Jesus.
E Jesus terminou, dizendo: 
- Mas com quem posso comparar as pessoas de hoje?
Com quem elas são parecidas?
Elas são como crianças sentadas na praça. Um grupo grita para o outro: "Nós tocamos músicas de casamento, mas vocês não dançaram! Cantamos músicas de sepultamento, mas vocês não choraram!" João Batista jejua e não bebe vinho, e vocês dizem: "Ele está dominado por um demônio." O Filho do Homem come e bebe, e vocês dizem: "Vejam! Esse homem é comilão e beberrão; é amigo dos cobradores de impostos e de outras pessoas de má fama." Mas aqueles que aceitam a sabedoria de Deus mostram que ela é verdadeira.

Jesus usa uma comparação interessante. Compara as pessoas de má vontade a crianças caprichosas que nunca estão satisfeitas e querem todas as demais pessoas à sua volta, “dançando” e “chorando” conforme elas comandam. Ninguém as agrada. Diz Jesus que a João que jejuava estas pessoas o chamam de possesso. A Ele, que é amigo dos pecadores, e veio para salvá-los, chamam-no de comilão e beberrão. Difícil contentar a quem apenas quer condenar, criticar, distorcer. Sobretudo a quem não admite alguém superior ou igual a si. Para esses, é difícil aceitar Jesus. É difícil aceitar o precursor. É o que Jesus quer dizer, quase em tom de lamento e indignação.

Evangelho do dia‏

Quarta-feira, 17 de Setembro de 2014.
Santo do dia: São Roberto Belarmino, Bispo e Doutor da Igreja; Santa Hildegarda de Bingen, virgem
Cor litúrgica: verde
Evangelho de hoje: São Lucas 7, 31-35
Primeira leitura: Coríntios 12, 31-13, 13
Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos, 12,31Aspirai aos dons mais elevados. Eu vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior. 13,1Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse caridade, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine. 2Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, mas se não tivesse caridade, eu não seria nada. 3Se eu gastasse todos os meus bens para sustento dos pobres, se entregasse o meu corpo às chamas, mas não tivesse caridade, isso de nada me serviria. 4A caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece; 5não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor; 6não se alegra com a iniquidade, mas regozija-se com a verdade. 7Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. 8A caridade não acabará nunca. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá. 9Com efeito, o nosso conhecimento é limitado e a nossa profecia é imperfeita. 10Mas, quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito. 11Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. 12Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então, veremos face a face. Agora, conheço apenas de modo imperfeito, mas, então, conhecerei como sou conhecido. 13Atualmente permanecem estas três coisas: fé, esperança, caridade. Mas a maior delas é a caridade.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus