Buscar

07 setembro 2014

ENEM 2014 - Introdução do Texto Dissertativo-Argumentativo


INTRODUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Prof. Olavo Garantizado (Instagram: @olavogarantizado/ Facebook: Olavo Garantizado II)


Falaremos hoje sobre como introduzir um texto dissertativo-argumentativo estilo Enem. Primeiramente, sempre que você for fazer uma redação, seja do Enem ou de algum outro concurso, observe o COMANDO DA PROPOSTA (local em que há a indicação do tema a ser feito na redação). No ano de 2013, por exemplo, o comando da proposta da prova de redação do Enem exigia que o alunado desenvolvesse um texto sobre o tema "OS EFEITOS DA IMPLANTAÇÃO DA LEI SECA NO BRASIL". 

O primeiro passo é destacar as palavras importantes do comando da proposta. No caso, "efeitos", "Lei seca" e "Brasil". Essas palavras nos indicam que deve ser desenvolvido uma introdução que abranja, inicialmente o tema da redação. A partir dessas palavras, o aluno pode desenvolver uma afirmação em forma de tópico textual, indicando que "entrou" no tema abordado pela banca.

Em seguida, o aluno deve escolher a estratégia que usará para introduzir a partir de um marcador textual (desse modo, dessa forma, além disso, no entanto, contudo etc). Para cada marcador usado, o aluno irá fazer uma introdução diferente, como é o caso do "no entanto", que inicia uma contra-argumentação. Depois desse marcador, o aluno deve apresentar a TESE (ponto de vista a ser defendido pelo aluno ao longo da redação). 

Vamos exemplificar:
No Brasil, o consumo de bebidas alcoolicas, associado com a direção de veículos automotores, vem trazendo uma série de efeitos negativos para a população. Nesse contexto, a implementação da Lei Seca é fundamental para tentar coibir esse uso e tentar desenvolver no cidadão a consciência de que a ingestão de álcool pode fazer com que acidentes sejam evitados.

Nessa introdução, perceba que o marcador temporal "No Brasil" foi usado, pois o tema nos possibilitou isso, uma vez que a proposta queria que fosse desenvolvido um texto sobre os efeitos da implementação da Lei Seca em nosso país. Em seguida, usou-se as palavras centrais do comando da proposta e se fez uma afirmação indicativa de que o tema será desenvolvido e,depois disso, abordou-se a tese "a implementação da Lei Seca é fundamental para tentar coibir esse uso e tentar desenvolver no cidadão a consciência de que a ingestão de álcool pode fazer com que acidentes sejam evitados".

Caros alunos, tomara que essas explanações tenham ajudado. Nosso próximo encontro falaremos de outros modos de introduzir o texto dissertativo-argumentativo. Grande abraço, #olavogarantizado


-- 

Doutorando em Linguística
Universidade Federal do Ceará- PPGL

Fonte: Olavo Garantizado