Buscar

26 agosto 2014

Baturité - Curso online VEM PASSAR fará Aulão Exclusivo para os Alunos do INSA

Neste sábado, a partir das 8:30h, o Colégio Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), mais conhecido como Salesianas de Baturité, receberá a Equipe de professores do melhor curso online do Brasil, Vem Passar. O evento será beneficente e exclusivo para os alunos do segundo e do terceiro ano do Ensino Médio da escola.  A iniciativa partiu do Supervisor Geral do curso, prof. Olavo Garantizado, que também ministra a disciplina de Redação na plataforma online.
O Curso preparatório online VEM PASSAR foi fundado, em 2014, na cidade de Fortaleza, com o objetivo de implementar uma nova metodologia de ensino para um público exigente de estudantes de concursos públicos e exames nacionais como o Enem. O portal VEM PASSAR (www.vempassar.com.br) oferece um conteúdo informativo que permite aos usuários fazer seu planejamento pessoal de estudo e, assim, possibilita a realização de um sonho: a o material do curso material contém aulas online  em que o aluno poderá assistir quando quiser, possibilitando que os conteúdos não sejam retirados do ar, fato que facilita o processo de aprendizagem. Para isso, a plataforma online com uma super equipe de professores experientes, dedicados e atualizados, capazes de proporcionar aulas dinâmicas, criativas e interativas, sempre com um olhar diferenciado acerca das principais provas de nosso país, entre eles, o natural de Aracoiaba, Prof. Olavo Garantizado, atualmente, terminando o doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará e é Supervisor Geral do Curso.
Para Olavo Garantizado, “o evento aprofunda as relações entre o Vem Passar e a região do Maciço de Baturité, uma vez que já foram dadas aulas gratuitas de redação na Escola Almir Pinto, de Aracoiaba, e no Liceu de Baturité”. O professor acrescenta ainda que “o diferencial desse momento no INSA é que o Vem Passar trará uma comitiva de grandes professores e fará um superaulão beneficente”. Entre os professores que estarão presentes, tem-se prof. Davi Costa (Geografia), Prof. Marcos Medeiros (Matemática), prof. Paulo Alexandrino (História) e Prof., Júnior Pinho (Química).
Olavo nos fala ainda da importância desses aulões para os estudantes: “é imprescindível que o nosso alunado possa ter contato com os melhores professores do Brasil. O nosso curso, atualmente, está fechando parcerias e convênios com importantes escolas de Estados como a Paraíba, o Rio Grande do Norte, o Piauí e, claro, o Ceará. Além disso, a prefeitura de Icó-CE entrou como forte parceira e desenvolveu, junto com a escola Faculdade do Saber e o Vem passar, o primeiro cursinho semi-presencial do Ceará, um novo formato de produzir o conhecimento, de forma dinâmica e interativa”.
Olavo acrescenta ainda que, para o 2015, o Vem Passar está criando a TV Vem Passar, um canal 24 de programas educativos online, um super avanço para os estudantes que estão se preparando para o Enem, além do projeto Vem Passar Social, com aulões de Redação em escolas públicas. Para ele, “a TV Vem passar irá revolucionar a maneira de ensinar no Ceará e no Brasil. Várias escolas de outros estados estão entusiasmadas em selar parcerias conosco, prefeituras de outros estados também entraram em contato, assim como prefeituras de nosso Estado. Além disso, eu irei pessoalmente percorrer todo o Brasil em 2015 com todas as escolas conveniadas e no projeto Vem Passar Social. Nossa meta é ampliar o projeto”.
O curso conta com cerca de 40 professores das diversas áreas do conhecimento, das principais escolas do Ceará e do Brasil. Além desse projeto para o Enem, Olavo Garantizado indicou algumas novidades para o ano 2015: “O Vem passar está entrando num novo rumo, o de preparação para concursos públicos e preparação para a prova da segunda fase da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A intenção é fazer aulas testes e, no meio de 2015, entrarmos nessas novas modalidades de ensino”.

Os interessados em conhecerem o Vem passar podem acessar o site www.vempassar.com.br e, também, a partir da FanPage no facebook VemPassar.

Confira mais fotos





Vejas mais fotos aqui


Governo tem aprovação de 34%, indica pesquisa Ibope

Governo tem aprovação de 34%, indica pesquisa Ibope

Percentual é o dos entrevistados que julgam o governo 'ótimo' ou 'bom'. No levantamento anterior, divulgado no último dia 7, aprovação era de 32%.


Pesquisa Ibope 26.08.2014 / avaliação do governo (Foto: Editoria de Arte / G1)
Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 34% dos eleitores. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliaram o governo como "bom" ou "ótimo". No levantamento anterior do instituto, divulgado em 7 de agosto, a taxa de aprovação do governo era de 32%
A pesquisa mostra ainda que o índice dos que desaprovam a gestão, ou seja, consideram o governo "ruim" ou "péssimo", é e 27% (31% no levantamento anterior). Consideram o governo "regular" 36% (na pesquisa anterior, 35%).
O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:
- Ótimo/bom: 34%
- Regular: 36%
- Ruim/péssimo: 27%
- Não sabe: 2%
O Ibope ouviu 2506 eleitores em 175 municípios entre os últimos domingo (23) e terça-feira (25). O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.
Fonte: G1

Ibope: Marina encosta em Dilma e venceria 2º turno

Eleições 2014

Ibope: Marina encosta em Dilma e venceria 2º turno

Pesquisa aponta um novo cenário eleitoral no país com a entrada da ex-senadora na disputa

Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (PSB)
Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (PSB): novo cenário eleitoral (Divulgação/Valter Campanato/ABr/VEJA)
Pesquisa Ibope divulgada na tarde desta terça-feira aponta o crescimento da candidatura de Marina Silva, do PSB, que aparece com 29% das intenções de voto, cinco pontos porcentuais a menos do que a presidente-candidata Dilma Rousseff, que lidera a disputa. O tucano Aécio Neves marca 19%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Segundo o levantamento, contratado pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, Marina venceria Dilma em um eventual segundo turno – 45% a 36%. Foi a primeira pesquisa feita pelo instituto com a presença de Marina, substituta de Eduardo Campos, morto em acidente aéreo no último dia 13.

Os candidatos Pastor Everaldo, do PSC, e Luciana Genro, do PSOL, têm 1% das intenções de voto cada. Os demais concorrentes somam 1%. A sondagem aponta que o 7% do eleitorado pretende votar em branco ou nulo, e 8% estão indecisos.

Foram feitas 2.506 entrevistas em 175 municípios, de 23 a 25 de agosto. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.

Ibope mostra Marina 10 pontos à frente de Aécio e vencendo no segundo turno

PESQUISA
Ibope mostra Marina 10 pontos à frente de Aécio e vencendo no segundo turno
Ex-ministra se isola na segunda colocação e fica a cinco pontos da presidenta Dilma Roussef.

Pesquisa Ibope contrata pelo jornal Estado e Rede Globo mostra que a candidata do PSB, Marina Silva chegou a 29%.


Com o resultado, a ex-ministra se isola na segunda colocação e ficou a cinco pontos porcentuais atrás da presidenta Dilma Roussef (PT), que ainda lidera sozinha com 34%.
Aécio Neves (PSDB) está com 19% em terceiro lugar. Em um segundo turno, se a eleição fosse hoje, Marina seria a vencedora.

Ainda segundo a pesquisa, não há empate técnico no primeiro turno, porque Marina poderia ter no máximo 31% e Dilma, no mínimo 32%. Nem Aécio poderia estar em segundo lugar, porque chegaria no limite da margem a 21%, enquanto Marina teria ao menos 27%.

A pesquisa ouviu 2.506 eleitores entre os dias 23 e 25 de agosto e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 428/2014.


Confira abaixo gráfico do jornal O Estado.




Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=19649

Pesquisa Ibope mostra Dilma com 34% e Marina Silva com 29%



CANDIDATO DO PSDB, SENADOR AÉCIO NEVES, APARECE COM 19%. 
EM SIMULAÇÃO DE SEGUNDO TURNO, MARINA TEM 45% E DILMA, 36%.


Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta Dilma Rousseff (PT) com 34% das intenções de voto para presidente da República e Marina Silva (PSB), com 29%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada. Os outros seis candidatos somados acumulam 1%.
O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora teria 45% e a atual presidente, que tenta a reeleição, 36%.
Encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", a pesquisa é a primeira do Ibope com Marina Silva como candidata do PSB. No levantamento anterior do instituto, divulgado no último dia 7, o candidato do partido ainda era Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo no último 13. Naquela pesquisa, Dilma tinha 38%; Aécio  Neves (PSDB), 23%; e Eduardo  Campos (PSB), 9%.
De acordo com a pesquisa desta terça-feira, 7% dos entrevistados disseram não saber em quem votar e 8% responderam que votarão em branco ou nulo. Na pesquisa anterior, os que responderam não saber eram 13% e brancos e nulos, 11%.
O Ibope ouviu 2506 eleitores em 175 municípios entre os últimos domingo (23) e terça-feira (25). O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.
Confira abaixo os números na modalidade estimulada da pesquisa (em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um cartão com os nomes de todos os candidatos) – todos os indicados com traço somam 1% das intenções de voto:
Dilma Rousseff (PT): 34%
Marina Silva (PSB): 29%
Aécio Neves (PSDB): 19%
Luciana Genro (PSOL): 1%
Pastor Everaldo (PSC): 1%
José Maria (PSTU): -
Eduardo Jorge (PV): -
Rui Costa Pimenta (PCO): -
Eymael (PSDC): -
Levy Fidelix (PRTB): -
Mauro Iasi (PCB): -
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 8%
Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:
- Dilma Rousseff (PT): 27%
- Marina Silva (PSB): 18%
- Aécio Neves (PSDB): 12%
- Outros: 2%
- Brancos/nulos/nenhum: 12%
- Não sabe: 28%
Segundo turno
O Ibope simulou os seguintes cenários de segundo turno:
- Marina Silva: 45%
- Dilma Rousseff: 36%
- Brancos/nulos/nenhum: 9%
- Não sabe: 11%
- Dilma Rousseff: 41%
- Aécio Neves: 33%
- Brancos/nulos/nenhum: 12%
- Não sabe: 12%
Fonte: G1

Pesquisa Ibope mostra Dilma com 34% e Marina Silva com 29%

Pesquisa Ibope mostra Dilma com 34% e Marina Silva com 29%

Candidato do PSDB, senador Aécio Neves, aparece com 19%. 
Em simulação de segundo turno, Marina tem 45% e Dilma, 36%.


Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta Dilma Rousseff (PT) com 34% das intenções de voto para presidente da República e Marina Silva (PSB), com 29%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada. Os outros seis candidatos somados acumulam 1%.
O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora teria 45% e a atual presidente, que tenta a reeleição, 36%.
Encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", a pesquisa é a primeira do Ibope com Marina Silva como candidata do PSB. No levantamento anterior do instituto, divulgado no último dia 7, o candidato do partido ainda era Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo no último 13. Naquela pesquisa, Dilma tinha 38%; Aécio  Neves (PSDB), 23%; e Eduardo  Campos (PSB), 9%.
De acordo com a pesquisa desta terça-feira, 7% dos entrevistados disseram não saber em quem votar e 8% responderam que votarão em branco ou nulo. Na pesquisa anterior, os que responderam não saber eram 13% e brancos e nulos, 11%.
O Ibope ouviu 2506 eleitores em 175 municípios entre os últimos domingo (23) e terça-feira (25). O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.
Confira abaixo os números na modalidade estimulada da pesquisa (em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um cartão com os nomes de todos os candidatos) – todos os indicados com traço somam 1% das intenções de voto:
Dilma Rousseff (PT): 34%
Marina Silva (PSB): 29%
Aécio Neves (PSDB): 19%
Luciana Genro (PSOL): 1%
Pastor Everaldo (PSC): 1%
José Maria (PSTU): -
Eduardo Jorge (PV): -
Rui Costa Pimenta (PCO): -
Eymael (PSDC): -
Levy Fidelix (PRTB): -
Mauro Iasi (PCB): -
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 8%
Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:
- Dilma Rousseff (PT): 27%
- Marina Silva (PSB): 18%
- Aécio Neves (PSDB): 12%
- Outros: 2%
- Brancos/nulos/nenhum: 12%
- Não sabe: 28%
Segundo turno
O Ibope simulou os seguintes cenários de segundo turno:
- Marina Silva: 45%
- Dilma Rousseff: 36%
- Brancos/nulos/nenhum: 9%
- Não sabe: 11%
- Dilma Rousseff: 41%
- Aécio Neves: 33%
- Brancos/nulos/nenhum: 12%
- Não sabe: 12%
Rejeição
Dentre os 11 candidatos a presidente, Dilma Rousseff tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Veja os números:
- Dilma Roussef: 36%
- Aécio Neves: 18%
- Pastor Everaldo: 14%
- Zé Maria: 11%
- Eymael: 9%
- Levy Fidelix: 9%
- Rui Costa: 7%
- Marina Silva: 10%
- Luciana Genro: 8%
- Mauro Iasi: 6%
- Eduardo Jorge: 7%
Avaliação da presidente
A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 34% dos eleitores – no levantamento anterior, divulgado no último dia 7, o índice era de 32%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliaram o governo como "bom" ou "ótimo".
A pesquisa mostra ainda que o índice dos que desaprovam a gestão, ou seja, consideram o governo "ruim" ou "péssimo", é e 27% (31% no levantamento anterior). Consideram o governo "regular" 36% (na pesquisa anterior, 35%).
O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:
- Ótimo/bom: 34%
- Regular: 36%
- Ruim/péssimo: 27%
- Não sabe: 2%
Encontrou algum erro? Fale conosco
Fonte: G1

Mulher Melão curte pôr do sol com direito a fio-dental e popozão à mostra

Mulher Melão curte pôr do sol com direito a fio-dental e popozão à mostra

A funkeira relembrou o fim de semana que passou em Angra dos Reis, na Região da Costa Verde, e recebeu elogios pela 'paisagem'.


Mulher Melão está mais exibicionista do que nunca. A funkeira vem postando diariamente uma série de fotos mostrando o popozão em exíguos biquínis fio-dental. Depois de um fim de semana em Angra dos Reis, na Região da Costa Verde no Rio de Janeiro, a moça decidiu matar a "saudade" do local paradisíaco em que se hospedou com uma foto postada em seu perfil no Instagram, na tarde desta terça-feira, 26. No clique, Melão aparece admirando o pôr do sol, mas o que chama mesmo atenção é o bumbum de Renata Frisson emoldurado por um microbiquíni. A foto, claro, chamou a atenção dos seguidores de Melão, que admiraram a "paisagem": "Deliciosa", "Arrasa no corpão", "Obrigado senhor", "Nossa que paisagem maravilhosa"
Mulher Melão  (Foto: Instagram / Reprodução)Mulher Melão (Foto: Instagram / Reprodução)Fonte: EGO

Três municípios do Ceará receberão obras de saneamento

CAIXA
Três municípios do Ceará receberão obras de saneamento
Contratos representam mais de R$ 128 milhões em repasse de recursos do Orçamento Geral da União (OGU).

A Caixa Econômica Federal assinou, nesta terça-feira (26), contratos de repasse de mais de R$ 128 milhões de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), para obras de saneamento nos municípios de Crato (CE), Quixeramobim (CE) e Sobral (CE). O evento aconteceu na sede da Superintendência Regional da CAIXA, em Fortaleza (CE).

Participaram da reunião o ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, os superintendentes regionais da CAIXA, Marcelo Rodrigues e George Gress, além de diversas autoridades estaduais e municipais.

Os contratos preveem obras de melhorias e ampliação do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos municípios.

A assinatura das operações possibilitará o início do processo de licitação para execução das obras.

* Com informações da Agência Caixa


Fonte: http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=19647

Família de homem achado vivo em necrotério isenta hospital de erro e crê em milagre

Família de homem achado vivo em necrotério isenta hospital de erro e crê em milagre

Valdelúcio já estava de funeral marcado quando seu irmão desconfiou que ele ainda respirava. A família e o paciente creem em milagre de Irmã Dulce
Em duas horas, uma família saiu da dor de perder um ente querido para a alegria de uma “ressurreição”. Eram 23h07 do último sábado quando a médica Carolina Magalhães, que estava de plantão no Hospital Geral Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, constatou a morte de Valdelúcio de Oliveira, 54 anos. Duas horas mais tarde, ele estava enrolado em um lençol na sala de necrotério, porém, vivo. 
Valdelúcio de Oliveira, 54 anos, foi dado como morto após batalha com câncer
(Foto: Acervo Pessoal)
Até a ressurreição, foram mais de 12 horas no hospital, com o quadro piorando desde a chegada, no final da manhã. A situação complicou quando ele teve duas paradas cardiorrespiratórias. Os médicos tentaram reanimá-lo, mas nenhum dos procedimentos deu certo. Os seis meses de luta contra um câncer avançado na laringe pareciam acabar ali. 
Notícia
A tia de Valdelúcio Áurea Gonçalves, que mora com ele, foi avisada da morte e deu a má notícia aos demais familiares que esperavam por informações do parente. Diante disso, com o atestado de óbito em mãos, os parentes foram cuidar dos procedimentos para realizar o funeral no dia seguinte.
Recibo da funerária: R$ 1,9 mil gastos com caixão serão doados à Osid
(Foto: Almiro Lopes)
Depois de ir à funerária acertar os detalhes do enterro e fazer o pagamento pelo caixão, o irmão de Valdelúcio, o engenheiro agrimensor Waltério de Oliveira, voltou ao hospital. Era um momento de muita dor e ele lembra que ainda estava incrédulo com a morte do irmão. A pedido da tia, foi ao necrotério do Menandro de Farias deixar a última roupa que o irmão vestiria. Foi quando aconteceu o inesperado.
Antes de se aproximar, Waltério olhou para o corpo do Valdelúcio já enrolado com um lençol, quando viu que algo se mexia. “Fiquei olhando e já percebi elevando a caixa toráxica. Aí eu pensei: ‘eu já devo estar tendo uma alucinação’. Aí, parei novamente e vi que ele estava respirando. Falei com a minha esposa, que também duvidou”, conta Waltério. Mas não era alucinação.
Fiquei olhando e percebi elevando a caixa toráxica. Aí pensei: ‘Eu devo estar tendo uma alucinação’ 
Waltério, sobre susto ao ver irmão respirar no necrotério
Valdelúcio estava vivo, depois de mais de duas horas enrolado no lençol, com algodões no nariz, ouvidos e também na traqueia, a qual havia sida perfurada para possibilitar a respiração. “A médica que tinha dado atestado de óbito constatou que ele tinha voltado. Ela e toda a equipe médica levaram  ele para a sala de reanimação e começaram todo o procedimento novamente”, relata. Enquanto Valdelúcio era retirado do hospital, Waltério corria pelos corredores para contar ao resto da família, que ainda sofria com a dor da perda.
Outro lado
Enquanto a família sofria por sua morte, Valdelúcio conhecia o “outro lado”. Depois do susto, a tia, Áurea, contou a ele o que tinha acontecido. E, então, novas surpresas: se comunicando por bilhetes em um caderninho, Valdelúcio contou o que teria visto enquanto “dormia” no necrotério.
No caderno, conta que viu a mãe e outros parentes já mortos. Mas a mãe teria lhe dado um recado especial: se apegar à fé em Irmã Dulce. “Eu vi minha mãe dizendo: ‘filho, se apegue a ela e será salvo’”, escreveu no caderninho.
Waltério mostra certidão de óbito emitida para o seu irmão, Valdelúcio
A relação dele com a Bem-Aventurada começou logo quando foi diagnosticado com câncer, há seis meses. Valdelúcio chegou a fazer tratamento no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, durante quatro meses. Nos últimos tempos, o quadro dele tinha piorado muito e ele se alimentava apenas por sonda e respirava por traqueostomia.
A tia, que o acompanha, comprou uma imagem da beata no início do tratamento. “Eu sentei com ele na igreja, assisti a toda a missa. Comprei uma imagem  e  botei no quarto dele. E sempre perguntava se ele tinha rezado para ela”, conta.
Depois da ‘ressureição’, ele foi transferido na manhã de ontem para o Hospital Santo Antônio, onde permanece internado. Segundo a assessoria da unidade, Valdelúcio está na enfermaria e somente nos próximos dias deve ser transferido para a UTI.
Milagre  
Para os parentes, não existe a possibilidade de erro médico -  eles creem na hipótese de milagre. O representante comercial Eduardo Valadares, primo de Valdelúcio, ainda parece não acreditar em tudo que viu acontecer em poucas horas. “Fui fazer a declaração de óbito, eles terminando de tirar tudo, vi que ele estava morto, com o tórax para dentro. Vi colocando algodão, lençol, acompanhei tudo, amarrando ele e depois ter essa surpresa”, comenta.
Para Waltério, foi algo que vai além da nossa possibilidade de compreensão. “Acredito que tenha algo sobrenatural, em função da situação que ele estava. Imagine colocar uma pessoa normal numa situação daquela por 1 hora e meia. Agora, ele, que já tinha dificuldade de respirar e estava com algodão na traqueia, conseguiu ficar ali por duas horas. Ele podia morrer ali mesmo”, aponta.
Valdelúcio é de Itabuna, mas mora há 20 anos em Salvador. Com a notícia da morte, muitos familiares vieram à capital para acompanhar o que seria o enterro, mas tudo acabou como uma grande festa na frente do hospital.
Família diz que não houve negligência; Cremeb e Sesab irão investigar
A família de Valdelúcio garante que a equipe médica do Hospital Menandro de Farias, onde foi apontado o óbito, não foi negligente.  Segundo os familiares, o que houve foi um grande susto dos médicos com o ocorrido.
“A médica ficou apavorada. Ela não entendeu como podia ter acontecido uma coisa dessas. Virou-se para mim e disse ‘você deve ter muita fé em Deus, porque isso é um milagre’. Mas os médicos fizeram tudo que podiam para reanimá-lo e não conseguiram”, conta Áurea Gonçalves, tia do paciente.
Áurea Gonçalves, que sempre pediu ao sobrinho para confiar sua recuperação a Irmã Dulce, ontem na Osid, agradecendo o que chama de milagre
(Foto: Almiro Lopes)
Apesar disso, o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) vai apurar o caso. “Vamos ter que nos dirigir ao diretor do hospital, pedir o prontuário e falar com a médica para analisar tudo isso e ver se cabe realmente abrir uma sindicância, que é um inquérito inicial para ver se há indício de irregularidade”, explica o conselheiro corregedor do Cremeb, Marco Antonio Almeida.
Em função da situação que ele estava, acredito que tenha algo sobrenatural 
Waltério, irmão, que também crê em milagre
A câmara de sindicância é quem vai decidir se vai ser aberto um processo contra a médica ou se a sindicância vai ser arquivada. “Nós temos obrigação, em nome da sociedade, de zelar pela boa prática médica”, afirma o representante do conselho. Almeida ainda tenta entender o que aconteceu nos procedimentos.
“O que pode ter ocorrido, e não estou querendo fazer juízo de valor, a priori, é que talvez não tenha sido feito a pesquisa, se é que ocorreu, correta dos sinais de morte, que é o que nós chamamos de comprovação ou constatação do óbito, que tem que ser feito pelo médico”, explica o corregedor.
Mas Almeida também considera que a profissional pode ter feito os procedimentos corretamente. “Pode ser que ela (a médica) tenha feito todas as manobras e achou que não havia mais vida naquele corpo e tenha decidido encaminhar para necropsia, que foi o que eu vi pela imprensa”, relata. Depois da repercussão do caso na imprensa, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) informou, por meio de nota, que uma sindicância será aberta para investigar o caso.
Além disso, a diretora geral do HGMF, Margarida Miranda, iria se reunir com toda a equipe que atendeu o paciente e também com a diretoria da Sesab para esclarecer todo o procedimento pelo qual passou o paciente em questão. De acordo com a assessoria da secretaria, ninguém pode comentar o caso porque a investigação é sigilosa.

Paraná - Marina com 29%, contra 28% para Dilma e 24% para Aécio

Parte de um retrato


Todo o mundo político está na expectativa da divulgação da pesquisa nacional Ibope, nesta terça-feira (26), principalmente nos comitês dos candidatos. Mas uma pesquisa do mesmo instituto sobre a disputa no Paraná pode servir de parâmetro para comprovar que há mudanças na corrida eleitoral. Elas podem ser com maior ou menor intensidade, dependendo do Estado ou da região, mas fica claro que começou uma nova campanha com a entrada de Marina Silva no páreo, em substituição a Eduardo Campos.
No primeiro instante, parecia que Marina avançava sobre o eleitorado de Aécio Neves, deixando Dilma Rousseff intacta. Mas não é isso o acontece no Paraná: lá, Marina está na dianteira com 29% das intenções de votos, contra 28% para Dilma e 24% para Aécio. Antes da tragédia com Campos, havia a expectativa de que Aécio pudesse assumir a dianteira no Estado, coisa que aconteceu em eleições anteriores para o candidato tucano à Presidência. Agora, Aécio ficou em terceiro, mas tudo mais ou menos embolado.
O mais curioso se dá por dentro da pesquisa: entre os eleitores de 25 a 34 anos de idade, Marina dispara para 35% dos votos, e Dilma e Aécio sem embolam no segundo lugar, com o tucano um pouco à frente (22% contra 20% para Dilma). Entre os eleitores de ensino médio, Marina continua à frente com 31% das intenções de votos, Aécio, com 25%, e Dilma, 23%.
No entanto, a diferença maior fica entre os eleitores com ensino superior: o tucano sai na dianteira com 38% das intenções de voto, contra 35%, de Marina, e 16% para Dilma – ou seja, a petista ficaria fora do segundo turno se a eleição fosse neste contingente eleitoral.
É claro que este contingente é muito pequeno diante do conjunto do eleitorado brasileiro.  Por outro lado, pode indicar motivo de preocupação para Dilma. Se for eleita, terá de governar com forte oposição de parte do eleitorado paranaense.
Outro dado curioso da campanha no Paraná a esta altura da disputa: o crescimento de Marina não se reflete na disputa estadual que, pelo que mostram as pesquisas até aqui, segue em outra faixa, sem ser contaminada pela corrida presidencial. Ou seja, a queda de Aécio não afetou a disputa no Estado e nem a candidatura do tucano de lá, Beto Richa.
Resumo da ópera: a campanha está em aberto. Os primeiros movimentos começam a acontecer de forma mais brusca, mas ninguém é capaz de afirmar o que vai acontecer daqui para frente. Em disputas anteriores, os especialistas afirmavam que o cenário dos primeiros dias de setembro tinha muita chance de ser o retrato final da disputa.
Com tantas mudanças, tragédias e novidades nessa corrida eleitoral, o que se diz agora é que este retrato só será visto no fim da primeira quinzena de setembro. Ou seja, retardou mais um pouco.
Portanto, a ordem nos comitês eleitorais é que todos devem ter paciência.

Crianças e adolescentes só deveriam ter aulas a partir das 8h30, indica pesquisa

Um estudo divulgado nesta segunda-feira (25) pela Associação Americana de Pediatria (AAP) recomenda que as escolas iniciem o dia letivo depois das 8h30, para que crianças e adolescentes possam ter uma noite adequada de sono.
Atrasar o início do dia na escola, pelo menos até 8h30 ajudaria a conter a falta de sono dos alunos, que tem sido associada com a saúde debilitada, notas ruins, acidentes de carro e outros problemas, segundo a AAP. Também conforme a academia, os adolescentes têm regularmente sofrido com a falta de sono.
A pesquisa publicada na revista Pediatrics mostra que os estudantes do ensino fundamental e médio dos Estados Unidos não têm a quantidade recomendada de horas de sono, entre oito horas e meia e nove horas e meia. A maioria, segundo a pesquisa, dorme em média sete horas por noite.
Mais de 40% das escolas públicas do país iniciam as aulas antes das 8h, o que significa que para entrar a tempo do sinal soar, o estudante precisa acordar ainda de madrugada para se preparar para ir à escola.
Quem usa o transporte escolar, ainda fica muito tempo no veículo esperando as outras crianças serem recolhidas para irem à escola.
Perigos para adolescentes
Além do início muito cedo das aulas, atividades extra-classes contribuem para a perda de sono dos estudantes, segundo a AAP.
Os alunos fazem esportes na escola e passam horas à frente do computador para fazer trabalhos escolares e ainda se envolver nas redes sociais.
“Os pais, pediatras e educadores devem concentrar esforços para que os alunos tenham um sono saudável e promovam um ‘toque de recolher digital’”, indica a AAP.
“Entre os perigos para os adolescentes que dormem pouco estão depressão, pensamentos suicidas, obesidade, mau desempenho na escola e riscos de acidentes de carro por dirigir com sono”, disse Judith Owens, diretor de medicina do sono do Centro Médico Nacional Infantil, em Washington.
A pesquisa aponta ainda experiências de escolas que decidiram começar a aula mais tarde e melhoraram a motivação e o humor dos alunos. Mas ressalta que ainda é necessário um estudo mais aprofundado sobre este tema.
Com informações: Associated Press / G1
Fonte: Diário