Buscar

10 agosto 2014

Homenagem ao dia dos Pais - Pai - Fábio Jr.

Homenagem ao Dia dos Pais



Charge

Charge

Casos de dengue caem 41% neste semestre

Este primeiro semestre apresentou uma queda de 41% nos casos de dengue no Ceará comparado a igual período do ano anterior, contabilizando 25.834 registros gerais. Desse total, julho foi o mês mais baixo em relação aos casos confirmados.
De acordo com o infectologista Anastácio Queiroz, não é uma surpresa haver a redução. É típico desse mês ocorrer uma baixa. Ela está ligada diretamente com a redução de chuvas desse período. No entanto, a queda não foi simbólica. Em 2013, julho teve 100 casos a menos que junho. Foram 3.874 contra 3.774, respectivamente. Neste ano, foram 1.124 a menos, já que foram 1.290 em junho contra 166 em julho. Além disso, o número de casos em julho deste ano é 3.608 a menos que em julho de 2013.
Ainda que a notícia seja positiva, Anastácio Queiroz alerta. "Isso não deve servir para parar as ações preventivas". Além disso, como ele diz, não se deve pensar menos nessa doença, mesmo estando com poucos casos ou fora da época de epidemia. No momento do diagnóstico médico, é preciso lembrar da possibilidade da dengue.
Sintomas
Aliás, quando a dengue sai de foco nas publicidades, é quando mais as pessoas consideram os seus sintomas como uma virose qualquer e acabam não procurando um médico para diagnosticar e tratar. É por isso que por vezes as estatísticas não são tão reais, como explica Anastácio. Neste semestre, por exemplo, com 172 casos graves, houve um aumento de 22% comparado ao ano anterior, que tinha 169.
Porém, segundo o infectologista, essa estatística deve ser usada como base e não como retrato fiel da doença. Os casos graves tendem a ser diagnosticados com mais frequência, principalmente fora da epidemia.
A explicação está no fato de o paciente procurar o médico apenas quando está com sintomas acentuados. Quando as dores são amenas, elas são relevadas. As pessoas com sintomas mais amenos tendem a ir ao médico mais em época de epidemia. Por ver uma maior publicidade da doença, acaba temendo estar com dengue e ter seus sintomas agravados por não procurar uma solução.
Mesmo com aumento dos casos graves neste semestre, os óbitos confirmados por dengue tiveram uma queda. Foram 22 a menos que igual período do ano passado, o que representa uma baixa de 49%. São 23 de janeiro a julho deste ano contra 45 casos no primeiro semestre de 2013.
Dos casos confirmados neste ano, com 21,9%, a faixa etária de 20 a 29 anos é a que apresenta maiores registros da doença. A segunda, com 16,7%, é de 30 a 39 anos. O intervalo com menor incidência é com mais de 80 anos (1,10%) e menos de um ano (1,51%). Quanto à distribuição dos dados no Estado, a Capital é responsável por 44% dos casos confirmados de dengue grave (DG) e 53% dos de dengue com sinais de alarme (DCSA).
Do total de mais de 25 mil casos gerais neste ano, foram confirmados 8.323. Fortaleza, ficou responsável por 26,4% do total. Com 2.197, em julho foram 48 casos, mais do que qualquer outro município. Só ficou próximo a cidade de Sobral, com 41. Em seguida, tem Jaguaribara, com 23.
Em contrapartida, mesmo se destacando negativamente com o maior número, a Capital também demonstrou queda comparada tanto ao mês anterior como aos outros meses. Foram 327 a menos que junho e 705 a menos que maio. A Regional V, concentrando 768 casos, foi a que apresentou maior incidência. Os bairros, Mondubim (199) e Bom Jardim (196) destacam-se.
Camila Marcelo
Repórter
ARTE CIDADE 3
Fonte: Diário

Adolescente de 13 anos que teve filho com irmão de 15 perde guarda da criança

Um juiz decidiu que o pedido de uma mãe para ficar com sua filha de 2 anos de idade novamente não será aceito, porque ela é incapaz de dar garantias que irá conseguir cuidar do filho.
O filho nasceu em 2012, quando a mãe tinha 13 anos e ficou grávida de seu próprio irmão, que tinha 15 anos.
Apesar de ser contestado pelo irmão, testes de DNA provaram que o bebê era seu filho.
A justiça descreveu o caso relatando se tratar de circunstâncias familiares descritas como “deprimentes” e “extremamente insatisfatórias”.
Sem arranjos familiares adequados disponíveis, o bebê foi adotado por outro casal.
Adolescente que teve filho com irmã perdem guarda da criança
Dois adolescentes irmãos que tiveram filho juntos perderam a guarda da criança por não conseguirem dar garantias de que ela seria bem cuidada.
A família entrou com um processo pedindo a liberação da criança para o lar de origem novamente.
Um juiz ordenou que a melhor opção era a criança ser adotada por outra família, mesmo com os pais atuais reivindicando sua guarda. Ele afirma que a mãe é incapaz de cuidar do filho.
Agora, com 16 anos, a mãe relatou ao tribunal que teve uma vida extraordinariamente difícil, com recorrente envolvimento em serviços sociais devido a uma série de preocupações sobre ela, seus irmãos, sua mãe e padrasto.
“Nada disso é culpa dela, ela é uma vítima por conta da maneira com que foi criada”, disse o Juiz. “É difícil identificar qualquer experiência de vida positiva que ela tenha desfrutado.”
Um especialista afirmou: “Ela não está em condições de compreender as possíveis consequências das várias decisões que têm de ser feitas para si e para o menino.”
Com base nos relatórios do caso, o Juiz decidiu que a mãe não tem competência para tomar uma decisão sobre a criança que deve continuar adotada, de acordo com a decisão publicada na semana passada.
Fonte: Mirror

Fortaleza não sofre dificuldades, bate o time do Salgueiro por 2x0

Marcelinho Paraíba, um dos destaques da vitória sobre os pernambucanos, celebra o segundo gol do time tricolor

Em uma partida para consolidar ainda mais a ponta do Grupo A da Série C, o Fortaleza mostrou o motivo de ser o melhor time do Campeonato Brasileiro.
Com o astro da equipe Marcelinho Paraíba inspirado, o Fortaleza marcou 2x0 no Salgueiro, nesse sábado, no Castelão. O time tricolor chegou aos 22 pontos e mantém a invencibilidade de 10 partidas na Competição.
"Estava há bastante tempo sem fazer gol e até apreensivo. Hoje (ontem) tive a felicidade dar o passe para o primeiro gol e fazer um. Isso é fruto do trabalho que a gente vem fazendo todos os dias", comentou Marcelinho Paraíba, destaque do jogo.
A vitória leonina começou logo aos 10 minutos. Tabela entre Uilliam e Marcelinho, que cruzou na cabeça do atacante Robert. O artilheiro do Brasil em 2014 tocou no canto marcando seu 27º gol na temporada.
Com velocidade nos contra-ataques e tocando a bola para chegar bem ao setor ofensivo, o Fortaleza só errava no último passe para ampliar o marcador. Já o Salgueiro sofria para passar pelos zagueiros leoninos Genilson e Adalberto. Por isso, a única forma de assustar dos pernambucanos foi arriscando nos chutes de longa distância, com Anderson Paraíba e Rodolfo.

96% dos jovens usam a internet todos os dias

A utilização em excesso dessas ferramentas pode causar uma série de distúrbios emocionais, como depressão, ansiedade, autismo, entre outros
JOVENS NO BRASIL

96% usam a internet todos os dias

10.08.2014

No Ceará, conforme pesquisa do IBGE, número de usuários cresceu cerca de 38% entre 2005 e 2011


Image-0-Artigo-1676501-1
A utilização em excesso dessas ferramentas pode causar uma série de distúrbios emocionais, como depressão, ansiedade, autismo, entre outros
FOTO: FERNANDA SIEBRA
Image-0-Artigo-1676552-1
O curso básico é concluído em seis meses de duração, e a primeira turma formou, pelo menos, 28 alunos da terceira idade
FOTO: FABIANE DE PAULA
Cada vez mais, temos a impressão de que o mundo inteiro está conectado. Culturas se aproximam, experiências são compartilhadas, pessoas se conhecem e, mesmo com a distância, continuam perto. Asseverando esse pensamento, a unidade de negócios online do Ibope Inteligência realizou a pesquisa "Jovem Digital Brasileiro" e revelou que 96% da juventude do País utilizam a internet todos os dias.
O estudo foi feito com 1.553 pessoas de 15 a 32 anos e também revelou que quase 60% dos entrevistados estão conectados continuamente ao WhatsApp e 47% ao Facebook. Esses dois estão entre os quatro aplicativos mais utilizados pelos jovens, em 80% dos celulares. O levantamento aponta também o e-mail e o Youtube, como as outras duas ferramentas mais comuns.
Além disso, os resultados também mostraram que 17% dos jovens que vivem nas principais capitais e regiões metropolitanas brasileiras possuem, pelo menos, um tablet em casa e, entre os que possuem telefone celular, 47% têm smartphones.
Entretanto, a apuração do Ibope não possui detalhamento por cidades. A última pesquisa realizada no Ceará e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra os números crescentes. De 2005 a 2011, em todo o Estado, o aumento de pessoas a partir de 10 anos que acessam a internet cresceu cerca de 38,2%. Praticamente igual a RMF, que, apesar de ter uma quantidade superior de pessoas acessando a internet, aumentou 38,1% nesse intervalo de seis anos. Nos dois casos, a maior parte é de estudantes.
Esse número pode ser confirmado, também, em bairros da periferia. Em uma lan house da Aerolêndia, que funciona de segunda a sábado, mais de 30 usuários utilizam a internet todas as noites. "Temos apenas seis computadores. Tem dias que as pessoas ligam pra reservar horário", diz o estudante João Felipe,14, que ajuda a organizar o estabelecimento. O dono do local, Geovani de Paula Freitas, afirma que a maioria dos clientes é jovem.
Enquanto espera o ônibus no Terminal da Parangaba, Thiago Thomyson dos Santos, 20, não deixa o smartphone de lado. Mesmo conversando com outros amigos, ainda consegue estar atento ao que acontece na internet por meio do celular. "Eu acesso a internet todos os dias. E ainda mais com esses novos aplicativos de conversa. Passo umas três horas conectado", conta.
A estudante Joana Darc Mariano da Silva, 18, não é diferente. "Se eu não tiver curso, passo a manhã inteira na internet. Só paro mesmo quando tenho alguma cosia pra fazer", relata, confessando ser uma usuária assídua das redes sociais.
Prejudicial
De acordo com a Sociedade Canadense de Pediatria e Academia Americana de Pediatria, a utilização em excesso dessas ferramentas podem causar uma série de danos para os jovens. Há, inclusive, estudos ligando diretamente a utilização excessiva de tecnologia a uma série de distúrbios emocionais, como depressão, ansiedade, autismo, etc.
Apesar de concordar com os inúmeros efeitos prejudiciais, o psicanalista Daniel Franco não acredita desencadeamento dessas doenças pelo uso excessivo da internet, mas no agravamento de um distúrbio que o paciente já possuia. Ele explica que a utilização descontrolada pode causar o afastamento de outras atividades, como por exemplo o convívio social.
"Pode, inclusive alterar toda a rotina de sono e alimentação daquele jovem, oferecendo consequências como a propensão à obesidade, causada pelo sedentarismo", explica. Movimentos repetitivos podem ocasionar problemas nas articulações das mãos, assim como a má postura também trará danos.
O especialista fala que o melhor meio de evitar que esses jovens façam uso exagerado da internet é com o monitoramento dos pais. "Deve-se ter controle sobre horários, impor limites. A Sociedade de Pediatria recomenda apenas duas horas por dia", afirma o especialista.
Moderação
Apesar da possibilidade de malefícios por conta do uso exagerado, se for utilizada com moderação, a internet pode ser uma forte aliada dos jovens.
"O lado bom é a infinidade de possibilidades que ela traz. A internet serviu para globalizar. E isso oferece a todos o acesso ao conhecimento, à novas culturas, diversas línguas", acrescenta Daniel. Além disso, pessoas que sofrem com timidez ou possuem dificuldades de relacionamento com outras pessoas podem usar a internet como uma ferramenta de ajuda.
Imparh oferece turmas de inclusão digital para idosos
Quem acredita que a internet está fazendo a cabeça apenas dos jovens engana-se. Esse sistema global de redes interligadas para servir bilhões de usuários em todo o mundo tem ganhado, cada vez mais, adeptos da segunda, também chamada de meia-idade, e terceira idade.
Exemplo disso foi a ação realizada dentro do Programa Gente de Valor (PGV), pelo Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (Imparh), que tinha como principal intuito oferecer inclusão digital para idosos.
"A princípio, precisamos de muita cautela porque sentíamos o medo que os alunos tinham. Queríamos integrar, unir. E as pessoas que trabalham com esse tipo de público necessitam de um cuidado todo especial, além de paciência, senão a comunicação não funciona entre eles", explica a coordenadora do PGV e conselheira municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Neide Façanha.
Facilidade
Dona Maria Cabral, 85, conta que já havia feito um curso básico para aprender a utilizar a internet e poder se comunicar com a filha, que mora no Chile. "É pela internet que a gente conversa. Ela me diz se está bem, se no Chile está fazendo frio, onde ela está", afirma.
A aposentada coordena, ainda, um projeto de artesanato, no Imparh, e aproveita para divulgar seu trabalho nas redes sociais. "Eu que incentivei as meninas à fazerem o curso. Contei pra elas o quanto é maravilhoso poder se conectar. Eu acho um passatempo muito bom".
A amiga, Teresa Bandeira, 74, também resolveu entrar no mundo virtual e não se arrepende. "Antes eu tinha muito medo. Mas agora faço tudo sozinha. Me divirto bastante. Sou muito grata aos meus professores e anjos".
Projeto
O curso básico foi concluído em seis meses de duração, formando 28 alunos da terceira idade. No primeiro módulo, o conteúdo estudado foi a parte mais técnica, como saber ligar o computador, identificar as letras no teclado, aprender a segurar o mouse. No segundo módulo, os alunos puderam aprender a fazer textos e criar imagens em programas específicos, salvar arquivos e criar pastas. Já no terceiro módulo, foi ensinado a utilizar a internet, fazer pesquisas em sites de busca, como também, criar perfis nas redes sociais.
"As pessoas que se ofereceram para serem voluntários foram verdadeiros anjos, e era assim como chamávamos. Para mim, o mais forte e mais bonito dessa ação foi a troca que eles puderam ter: os professores ofereceram o conhecimento e os alunos retribuíram com o carinho", afirma Neide, que revela o desejo da Instituição em abrir outras turmas em setembro.
OPINIÃO DO ESPECIALISTA
Qual o perfil do jovem que está conectado?
A popularização da tecnologia, com o aumento da inclusão digital, parece ter vindo pro bem social. São ferramentas úteis, que informam, aproximam pessoas, lugares e culturas; divertem e ensinam, de forma cada vez mais democrática, fácil e rápida. Mas esse "bem" só existe quando são usadas com bom senso e responsabilidade. Crianças e adolescentes são os mais vulneráveis aos eventuais malefícios. O tempo de exposição, a falta de orientação e ausência da mediação dos pais podem transformar o que deveria ser benéfico, em maléfico.
Crianças e adolescentes que ficam excessivamente expostos a essas ferramentas também ficam mais expostos a diversos riscos, dada a imaturidade e ingenuidade natural dessa fase, como: tornam-se alvos fáceis de criminosos (pedófilos, sequestradores, hackers); acessam conteúdos impróprios para sua idade (violentos, eróticos); ficam expostos ao chamado cyberbullying (brincadeiras que constrangem e ferem a dignidade); ficam excessivamente expostos à publicidade; desenvolvem problemas de saúde de diversas ordens (alteração do hábito alimentar, sedentarismo, lesão por esforço repetitivo, problemas oftalmológicos).
Tanto o uso excessivo, quanto a posterior privação como medida disciplinadora por parte dos pais, geram diversos sintomas similares às crises de abstinência de outros vícios: agressividade, irritação, queda no rendimento escolar, interferência na qualidade do sono e da alimentação. Também tendem a negligenciar as relações sociais reais, abrem mão de passeios e viagens, e trocam, com frequência, brincadeiras convencionais por jogos online.
Além disso, dada a facilidade de acesso e ao imediatismo da troca de informações, temos uma geração mais ansiosa, composta por jovens que não aprenderam a esperar, a observar e se entreter consigo mesmo.
Sarah Castelo Branco
Psicóloga
Patrícia Holanda
Especial para cidade
ART CID 1
Fonte: Diário

MENSAGEM DO DIA

MENSAGEM DO DIA

10/08 Realidade humana

Na maioria das vezes,
os seres humanos 
desviam-se dos problemas 
e camuflam os próprios sentimentos
ou emoções menos positivas.
As adversidades fazem parte 
da realidade humana.
Assumir com disposição, 
coragem e sabedoria 
tudo o que a vida lhe oferece
será uma ótima oportunidade
para o desenvolvimento pessoal.


Meditação
À medida que amadurece,
o ser humano aprende a enfrentar
os imprevistos com serenidade.


Confirmação 
“Não abandones a Sabedoria,
e ela te guardará; ama-a, 
e ela te protegerá” (Pr 4,6).

SANTO DO DIA

SANTO DO DIA

São Lourenço diácono e mártir 
Mosaico - Roma
+258

10 de Agosto - São Lourenço - Diácono e mártir

Seu martírio, diz o poeta Prudêncio, assinalou o declínio dos deuses de Roma. Sinal, portanto, de que a morte do jovem diácono Lourenço provocara na cidade uma grande impressão, a ponto dos pagãos - vendo tão serena coragem diante da tortura - começaram a se interrogar sobre a religião professada pelo heróico mártir.
Sua imagem, cingida de lenda(a paixão de São Lourenço, de um século posterior à sua morte, é pouco confiável) já nos escritores próximos de sua época, como Prudêncio, Dâmaso e Ambrósio, está ligada a sua tortura.O mártir, posto em uma grelha colocada sobre carvões ardentes, encontra um modo de gracejar:"Vede, deste lado já estou bem cozido; virai-me do outro". Mas a maioria dos escritores modernos julga que Lourenço tenha sido decapitado como o papa Sisto II - do qual era diácono e o havia precedido por três dias no martírio.
O papa Dâmaso, por outro lado, parece convalidar a tradição dos carvões ardentes e recorda o heróico testemunho de fé com eficaz síntese: "Verbera, carnífices, flammas, tormenta, catenas..."- açoites,carrascos,chamas,tormentos,cadeias,nada prevaleceu contra sua fidelidade a Cristo.

Canal do Ensino | Guia de Educação‏

Canal do Ensino | Guia Gratuito de Educação

Posted: 08 Aug 2014 06:00 AM PDT
Olá leitores do Canal do Ensino! A UFPR tem inscrições abertas para o curso básico de Língua Brasileira de Sinais( Libras). As atividades, com a finalidade de favorecer a comunicação com pessoas...
Posted: 08 Aug 2014 05:45 AM PDT
Olá pessoal! A Reino Unido tem inscrições abertas para o programa Chevening, que oferece bolsas de estudos de pós-graduação a estudantes estrangeiros. Este ano serão 1.500 oportunidades. As...
Posted: 08 Aug 2014 05:30 AM PDT
Olá leitores do Canal do Ensino! Os candidatos que fizerem a edição do Enem 2014 poderão contar com a ajuda de uma plataforma on-line de preparação. Trata-se do Geekie Lab, que consta do Banco de...

LEITURA ORANTE‏

Posted: 09 Aug 2014 08:00 PM PDT

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós


1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 14,22-33 , e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Logo depois, Jesus ordenou aos discípulos que subissem no barco e fossem na frente para o lado oeste do lago, enquanto ele mandava o povo embora. Depois de mandar o povo embora, Jesus subiu um monte a fim de orar sozinho. Quando chegou a noite, ele estava ali, sozinho. Naquele momento o barco já estava no meio do lago. E as ondas batiam com força no barco porque o vento soprava contra ele. Já de madrugada, entre as três e as seis horas, Jesus foi até lá, andando por cima da água. Quando os discípulos viram Jesus andando em cima da água, ficaram apavorados e exclamaram:
- É um fantasma!
E gritaram de medo. Nesse instante Jesus disse:
- Coragem! Sou eu! Não tenham medo!
Então Pedro disse:
- Se é o senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o senhor está.
- Venha! - respondeu Jesus.
Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus. Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar. Então gritou:
- Socorro, Senhor!
Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse:
- Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou?
Então os dois subiram no barco, e o vento se acalmou. E os discípulos adoraram Jesus, dizendo:
- De fato, o senhor é o Filho de Deus!

Evangelho do dia‏

Domingo, 10 de Agosto de 2014.
Santo do dia: São Lourenço, diácono e mártir; Beato João Martorell Soria, presbítero e mártir
Cor litúrgica: verde
Evangelho de hoje: São Mateus 14, 22-33
Primeira leitura: Reis 19, 9.11-13
Leitura do primeiro livro dos Reis:

Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, 9ao profeta Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: 11"Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar". Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento, houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto. 12Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E, depois do fogo, ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa. 13aOuvindo isso, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus