Buscar

10 abril 2014

Charge - Grandes pensadores do mundo

Charge do Clayton publicada no O POVO, 4, de abrilhttp://bit.ly/1k8c5gT

Veja outras charges do Clayton em:http://bit.ly/1pUZ6ix

Menino tenta pular portão de casa e tem mão perfurada por lança, em GO

Menino tenta pular portão de casa e tem mão perfurada por lança, em GO

Ponta atravessou a mão do garoto de 10 anos, em Rio Verde.
Grade precisou ser serrada para que a criança fosse levada ao hospital.


Matheus Andrade da Silva, de 10 anos, teve a mão perfurada por uma lança, na segunda-feira (7), ao tentar pular o portão de casa, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. A lança atravessou a mão direita do garoto. Para encaminhá-lo ao hospital, os bombeiros precisaram serrar a grade. A cirurgia para retirada do objeto da mão do menino durou quase duas horas.
A criança passou dois dias internada no Hospital Municipal da cidade e já teve alta médica. No entanto, ela ainda deve permanecer em tratamento em casa, para que o ferimento não corra riscos de infecção. Segundo o médico que atendeu o garoto, Rodrigo de Almeida Monteiro, ele não deve ter sequelas do acidente. "Poderia ter pegado estruturas nobres na mão e ter até risco de, Deus o livre, perder a mão. Por sorte, não pegou em artéria, nem nervo”, avalia.
Acidente
O acidente aconteceu quando Matheus voltava da escola. Ele conta que tentou pular o portão porque a sua chave de casa estava emprestada para o irmão. “Achei que se eu gritasse, minha mãe não ia escutar. Aí, achei que eu ia conseguir pular no mesmo lugar e ia tocar a campainha, mas quando eu fui pular, escorreguei por causa que meus sapatos estavam molhados e encravou minha mão”, relata Matheus.
A criança foi auxiliada por um homem que passava pelo local no momento do acidente. “Quando eu saí fora que eu olhei e ouvi os gritos dele, ele estava com a mão extravasada no ferro e um moço segurando ele no colo”, relata a mãe do menino, a lavadeira Ângela Danielle Andrade.
O homem já tinha feito a ligação para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas repassou o telefone para que a mãe explicasse o fato aos atendentes. Nervosa com a situação, ela não conseguiu falar. “Ia passando outro rapaz, ele percebeu o meu nervosismo, pegou o telefone e conseguiu falar com o pessoal do Samu”, diz Ângela.
O Samu encaminhou a criança ao hospital após os bombeiros serrarem a grade do portão.
Matheus Andrade da Silva teve a mão perfurada por uma lança ao tentar pular portão em Rio Verde, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Lança atravessou a mão do menino (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Fonte: G1

Consciência autista

Consciência autista

O pequeno Ivan Coimbra (7), autista, mostra seu charme e desenvoltura num balanço da CaliforniaAbril é o mês da conscientização sobre o autismo, uma condição especificamente humana que afeta a percepção social e comunicação dos pacientes. Infelizmente, os sintomas muitas vezes são confundidos com birra, desinteresse ou falta de educação pela população leiga.
Não vejo isso como preconceito contra o autista, mas falta de conhecimento. Um dos benefícios da conscientização é justamente a quebra do estigma. O mês começa com diversas novidades sobre o assunto, inclusive dados recentes sobre a frequência de autismo na população.
Dados divulgados semana passada pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention), trazem novos números sobre a prevalência de pessoas afetadas nos EUA. Um dos pontos fortes do cálculo do CDC é que os números são baseados em métodos estatísticos idênticos, usados por mais de uma década. Os números atualizados são frutos da coleta de dados anteriores, focando em crianças com 8 anos de idade, em 11 locais diferentes. Os dados revelam a prevalência de 1 em cada 68 crianças no ano de 2010 (com base em crianças que nasceram em 2002). Dados anteriores, com crianças nascidas em 2000, gerava uma frequência de 1 a cada 88 crianças. Existe uma variação considerável entre os 11 pontos estudados: de 1 para 45 no estado de Nova Jersey até 1 para 175 no Alabama. Semelhante as estimativas anteriores, a frequência de autismo em meninos continua 5 vezes maior do que em meninas.
A prevalência de autismo tem crescido de forma alarmante: aumentou em 125% desde 2002, 29% entre 2008 e 2010. Quanto desse crescimento significa mais diagnósticos ou mais indivíduos afetados realmente é difícil de saber. Por isso mesmo, é importante ampliar os estudos para que se tenha um visão mais precisa do tamanho do problema, além de insights sobre possíveis causas desse crescimento acelerado. Vale lembrar que um estudo feito ano passado na Coreia do Sul usando métodos estatísticos semelhantes, mas abrangendo um população maior (com crianças de 7 a 12 anos de idade) revelou uma prevalência de 1 a cada 38 crianças. Esse número se aproxima do observado em Nova Jersey (1 para 45), um estado aonde a conscientização e o diagnóstico do autismo é considerado excelente. Seria razoável imaginar então que essa seria a frequência real de crianças autistas? Ou será que existiriam fatores ambientais em determinadas regiões que favoreceria o autismo?
Independente do porquê desse crescimento, é certo que iremos precisar de mais serviços para atender essa população que irá crescer e se tornar adultos autistas. Aliás, o custo de vida com um individuo autista foi estimado em 2006 por um grupo de Harvard em U$3.2 milhões de dólares (Ganz, APAM 2007).  Uma nova análise econômica foi feita recentemente levando-se em consideração custos educacionais e outros custos indiretos, que haviam ficado de fora na estimativa de Harvard. Os novos dados projetam um aumento de aproximadamente U$17 mil dólares por ano. Apenas 18% desse custo é relacionado com saúde, metade é atribuído a custos educacionais. Assumindo 673.000 crianças com idades entre 3 a 7 anos diagnosticadas com autismo nos EUA, o gasto total do estado americano com autismo é de cerca de U$11,5 bilhões por ano (Lavelle e colegas, Pediatrics 2014). Claro que os novos números do CDC irão inchar esse custo, um problema significativo pros americanos. Reconhecer o tamanho e abrangência do autismo é o primeiro passo, investir em como solucioná-lo é o próximo.
Infelizmente, hoje em dia com a crise nos EUA, meros U$ 100 milhões são destinados a pesquisa sobre o autismo pelo NIH - a maior agência de fomento para ciência americana. Um fração relativamente pequena se comparada com a verba alocada para pesquisa em câncer ou doenças neurodegenerativas. A boa noticia é que esse financiamento modesto tem dado retorno, principalmente vindos dos Centros de Excelência criados para o estudo do autismo em diversos estados americanos.
Um estudo publicado semana passada no famoso periódico cientifico New England Journal of Medicine (Stoner e colegas 2014) revelou alterações físicas na arquitetura cortical do cérebro de crianças autistas. O córtex frontal é uma das regiões responsáveis pelo comportamento social humano e comunicação. Diversos trabalhos anteriores já haviam correlacionado o córtex ao autismo. Essa região do cérebro é composta por seis camadas laminares, formadas durante a gestação, que ficam compactadas na caixa craniana. Células progenitoras neurais migram durante o desenvolvimento e se sobrepõe, uma a uma, conectando-se entre si e com diversas outras regiões do cérebro. O estudo, realizado pelo Centro de Excelência de estudos do autismo em San Diego, na Califórnia, em colaboração com o instituto filantrópico Allen, aponta defeitos nessa organização cortical em tecidos post-mortem de autistas. O córtex humano, quando esticado tem a área equivalente a uma quadra de basquete. O fato de conseguirem detectar defeitos olhando para pedaços do tamanho de uma bolinha de gude é fenomenal.
As anomalias anatômicas são sutis e variáveis, mas presentes em 10 dos 11 cérebros analisados, todos doados para ciência pelas famílias de autistas. Apenas um dos controles apresentou defeitos semelhantes (1 em 11 analisados). Como essas camadas são formadas ainda no útero, abre-se a perspectiva de um diagnostico pré-natal. Só não temos ainda métodos de imagem sensíveis o suficiente para detectar alterações desse porte. Além disso, os dados somam a evidencias que sugerem que o autismo começa durante o pré-natal, mesmo os sintomas sendo detectados mais tardiamente. Obviamente que o estudo é apenas exploratório, pois o número de cérebros analisados é pequeno (um problema que pode ser melhorado com programas de conscientização cientifica e doação de órgãos para pesquisa). De qualquer forma, acho o estudo interessante pois esses defeitos podem ter sido causados por mutações genéticas somáticas que se acumulam no cérebro durante o desenvolvimento. É o caso da atividade de retrotransposição, um fenômeno genético, mas que pode ser induzido pelo ambiente, alterando a atividade neuronal (Muotri e colegas, Nature 2010).
É verdade que o autismo ainda é um mistério. Não sabemos quando ele surge, quais as características cerebrais ou mesmo se é uma ou são várias síndromes agrupadas por diagnósticos clínicos meramente comportamentais. Sabemos do forte componente genético do autismo. Mais de 30% dos afetados tem mutações genéticas espontâneas, a maioria não causam autismo necessariamente, mas aumentam as chances do individuo. Sabemos também que essa genética não é determinista. Diversos trabalhos científicos mostram que o autismo pode ser tratado ou mesmo reversível. A parte ambiental ainda é pouquíssimo estudada. Não sabemos como reagentes químicos presentes no nosso dia-a-dia interagem de forma epigenética em nosso genoma, por exemplo. Apesar de existirem tratamentos comportamentais que atuam nos sintomas do autismo, tratamentos médicos ainda são um tiro no escuro.
Acredito na individualidade do autista e numa futura medicina personalizada. Enquanto isso não se torna realidade, crianças e adultos autistas precisam de melhores serviços. A melhor forma de conseguir serviços mais eficientes é justamente através da ciência. Conforme entendemos o que acontece com o cérebro em desenvolvimento, que deixa uma criança sem comunicação ou incapaz de interagir socialmente, estaremos melhor preparados com diagnósticos mais precoces e melhores intervenções. Conforme identificamos os diversos tipos de autismo, causados pela genética, ambiente ou os dois, podemos esperar melhores ferramentas de prevenção e tratamento. Conforme entendemos a evolução do autismo no adulto, podemos oferecer melhor cuidado e independência.
O mês da consciência autista nos lembra o quanto é importante investir em pesquisa, principalmente em países como o Brasil, evitando o distanciamento tecnológico e moral de nossa ciência. A pressão popular por mais investimentos num tradicional governo tragicômico como o nosso é a melhor ferramenta para mudarmos essa situação.
* Legenda da foto: O pequeno Ivan Coimbra (7), autista, mostra seu charme e desenvoltura num balanço da California
* Crédito: Arquivo pessoalFonte: G1

Apicultor veste 'roupa' de 45 kg feita de 460 mil abelhas na China

Apicultor veste 'roupa' de 45 kg feita de 460 mil abelhas na China

Desafio perigoso foi realizado na cidade de Chongqing.
She Ping vestiu 'traje' composto de insetos em 40 minutos.


O apicultor She Ping, de 34 anos, se submeteu a um desafio perigoso e teve o corpo coberto por um enorme enxame de abelhas em uma colina em Chongqing, na China.
Com o auxílio de ajudantes, Ping soltou mais de 460 mil abelhas, atraiu o insetos para seu corpo e vestiu em 40 minutos uma espécie de "roupa" que pesava 45,65 kg, constituída apenas pelos bichos.
She Ping aparece coberto por abelhas em cidade na China (Foto: STR/AFP)She Ping aparece coberto por abelhas em cidade na China (Foto: STR/AFP)
Insetos foram colocados próximos a apicultor e atraídos para seu corpo (Foto: STR/AFP)Insetos foram colocados próximos a apicultor e atraídos para seu corpo (Foto: STR/AFP)
'Desafio' com abelhas foi realizado em Chongqing, na China (Foto: STR/AFP)'Desafio' com abelhas foi realizado em Chongqing, na China (Foto: STR/AFP)
'Roupa' composta por mais de 460 mil abelhas pesava mais de 45 kg (Foto: STR/AFP)'Roupa' composta por mais de 460 mil abelhas pesava mais de 45 kg (Foto: STR/AFP)
She Ping mostra seu corpo com algumas picadas após ser coberto de abelhas em cidade na China (Foto: STR/AFP)She Ping mostra seu corpo com algumas picadas após ser coberto de abelhas em cidade na China (Foto: STR/AFP)
Fonte: G1

Com minha mãe não! Homem acusa casa de repouso de contratar stripper para idosa

Com minha mãe não! Homem acusa casa de repouso de contratar stripper para idosa

  • Stripper interage com idosa na casa de repouso East Neck Nursing Center, em Nova York
    Stripper interage com idosa na casa de repouso East Neck Nursing Center, em Nova York
Após ver uma fotografia em que sua mãe, de 85 anos, aparece colocando notas de dinheiro na sunga de um stripper, o americano Franklin Youngblood abriu um processo contra a casa de repouso East Neck Nursing Center, em Nova York.
Youngblood descobriu a fotografia durante uma visita à sua mãe, Bernice. Quando questionou uma enfermeira sobre a foto, esta teria tentando arrancá-la de suas mãos.
Outra enfermeira teria dito que a apresentação de striptease foi um "evento de entretenimento" para os moradores da casa de repouso e que foi feito de "boa fé".
"Bernice Youngblood vive há 85 anos como uma mulher trabalhadora e tradicionalmente batista... E agora ela foi denegrida", disse John Ray, advogado de seu filho.
O processo contra a casa de repouso acusa seus funcionários de contratar strippers para "o perverso prazer e contentamento dos funcionários".
Um advogado do East Neck Nursing Center disse à rede de televisão NBC que os moradores do centro de idosos pediram os strippers, cuja contratação foi aprovada por um comitê de atividades.

Leia mais em: http://zip.net/bdm3GH

Conheça as Belas da Torcida que foram classificadas à fase decisiva

Conheça as Belas da Torcida que foram classificadas à fase decisiva

Bruna Melo, candidata do Palmeiras
Leia mais em: http://zip.net/bpm4lX

Direta! Helena abres os olhos de Clara sobre Marina: ‘Vocês estão apaixonadas!’

Direta! Helena abres os olhos de Clara sobre Marina: ‘Vocês estão apaixonadas!’

Leiloeira explica falta de compreensão de Cadu: 'Ser trocado por uma mulher! 'Mil vezes um homem', ele há de pensar'

Clara ouve Helena atentamente e irmã mais velha solta o verbo (Foto: Em Família/ TV Globo)Clara ouve Helena atentamente e a irmã mais velha solta o verbo (Foto: Em Família/ TV Globo)
Sempre em busca de explicações para seus sentimentos, Clara (Giovanna Antonelli) procura, mais uma vez, a irmã mais velha para tentar entender a si própria. Disposta a ajudar a caçula, Helena(Julia Lemmertz) ouve os dilemas e pergunta como Cadu (Reynaldo Gianecchini) pode desconfiar que ela tenha algo com Marina (Tainá Müller).
Clara diz que o marido sente o clima dela com a fotógrafa. "Quando estamos perto uma da outra, o próprio ar fica carregado de sensualidade. De eletricidade. Se você ticar em mim, é bem capaz de levar um choque. E nela também", afirma. Helena, tirando suas conclusões, já se adianta: "Por tudo que me conta, você, ou melhor, vocês estão apaixonadas!". Sem titubear, ela completa: "Como é que você pode pensar que o seu marido, que é hetero, pode entender uma coisa dessas? Pensa bem: ele ser trocado por uma mulher! Caramba! 'Mil vezes um homem', ele há de pensar". Será?
Não perca a cena, que está prevista para ir ao ar nesta quinta-feira, 10 de abril. Saiba mais sobre o capítulo!
Saiba tudo sobre novelas, programas de variedades e reality shows da TV Globo! E veja também receitas, dicas de estilo e conteúdos exclusivos só para a web. Conheça o Gshow!
Fonte: gshow

Barraco! Cadu acusa Marina de querer seu lugar: 'Agora é o 'pai' do meu filho?'

Barraco! Cadu acusa Marina de querer seu lugar: 'Agora é o 'pai' do meu filho?'

Chef flagra as duas na saída de reunião escolar e explode diante da cena


Cadu explode ao ver a mulher saindo da escola do filho com Marina (Foto: Pedro Curi/TV Globo)Cadu explode ao ver a mulher saindo da escola do filho com Marina (Foto: Pedro Curi/TV Globo)
Como uma boa amiga, Marina (Tainá Müller) dá uma carona para Clara (Giovanna Antonelli) até a escola de Ivan (Vitor Figueiredo) depois de um dia de trabalho no estúdio. Sem pressa para seus compromissos, a fotógrafa decide esperar na cantina, já que está adiantada para uma consulta médica. Após o encontro dos pais e professores, as duas se aproximam e dão de cara com Cadu(Reynaldo Gianecchini), que fica indignado com a presença de Marina.
"O que é que está acontecendo aqui? O que ela está fazendo aqui? Só estou vendo pais e mães! A mãe do Ivan é você. E ela? Agora ela é que é o 'pai' do meu filho?", dispara.
Calra fica sem entender a reação explosiva do marido (Foto: Pedro Curi/TV Globo)Clara fica sem entender a reação explosiva do marido (Foto: Pedro Curi/TV Globo)

Não perca a cena, que está prevista para ir ao ar nesta quinta-feira, dia 10 de abril. Saiba mais sobre o capítulo!
Saiba tudo sobre novelas, programas de variedades e reality shows da TV Globo! E veja também receitas, dicas de estilo e conteúdos 
Fonte: Gshow

Fim? Clara ameaça se separar de Cadu

Fim? Clara ameaça se separar de Cadu

Reação dele ao vê-la com Marina na escola do filho provoca séria discussão


Clara e Cadu batem boca ao chegarem em casa (Foto: Felipe Monteiro/TV Globo)Clara e Cadu batem boca ao chegarem em casa (Foto: Felipe Monteiro/TV Globo)
Cadu (Reynaldo Gianecchini) se descontrola ao ver Marina (Tainá Müller) com Clara (Giovanna Antonelli) na saída da escola de Ivan (Vitor Figueiredo). O chef chega a acusar a fotógrafa de estar querendo roubar o seu lugar. Após o barraco, já em casa, o casal tem uma séria discussão.
Clara não poupa o marido e atira as palavras em cima dele sem dó. Revoltado com a forma com que a mulher defende Marina, Cadu pergunta se ela está acabando com o casamento, até que a esposa fala, sem piedade, que "ainda" não.
Cansado da discussão, o maridão tenta impor algum respeito. "Eu não quero você de relacionamento com essa mulher!", avisa. Mas Clara é curta e grossa: "Não me faça ter pena de você". E, no calor mais forte da briga, ele questiona: "Quem sabe você esteja preferindo a companhia dessa moça do que a minha companhia e a companhia do nosso filho?".
Para quê? Clara se enfurece e ameaça se separar para valer. "Não ponha o Ivan no meio dessa história. Ele jamais será atingido por qualquer passo que eu dê para ser feliz. Posso ser ex-mulher, isso não me assusta. Mas ex-mãe nunca!", dispara.
Será que esse casal ainda vai se acertar ou Marina vai ganhar de vez o coração de Clara? Não perca a cena, que está prevista para ir ao ar nesta quinta-feira, dia 10 de abril. Saiba mais sobre o capítulo!
Saiba tudo sobre novelas, programas de variedades e reality shows da TV Globo! E veja também receitas, dicas de estilo e conteúdos 
Fonte: Gshow

Após briga, Clara corre para os braços de Marina e se declara para a fotógrafa

Após briga, Clara corre para os braços de Marina e se declara para a fotógrafa

Ela procura a amiga e afirma: 'Precisava te abraçar. Te adoro'


Clara e Marina se abraçam e não se separam depois de reencontro (Foto: Felipe Monteiro/ TV Globo)Clara e Marina se abraçam e não se separam depois de reencontro (Foto: Felipe Monteiro/ TV Globo)
Depois de uma grande briga com Cadu (Reynaldo Gianecchini), Clara (Giovanna Antonelli) deixa tudo para trás e corre para os braços de Marina (Tainá Müller), vítima de um vexame do maridãona escola de Ivan (Vitor Figueiredo). Triste, ela abre o coração: "Precisava te abraçar, te dizer que... Te adoro e que estou morrendo de vergonha, de tristeza e de raiva com o que aconteceu".
Tentando acalmar os ânimos, a fotógrafa pede que Clara também entenda o lado de Cadu, mas a assistente não admite as atitudes dele, apesar de tudo o que elas sentem uma pela outra. "Ele percebe. Tem coisas que a gente não tem como esconder. Quando nós duas nos olhamos, qualquer pessoa vê que existe alguma coisa diferente", afirma.
Clara e Marina conversam e se declaram depois de confusão (Foto: Felipe Monteiro/ TV Globo)Clara e Marina conversam e se declaram depois de confusão (Foto: Felipe Monteiro/ TV Globo)
Reparando nas flores que Clara levou, Marina consegue tirar um sorriso da amiga, até que chegaVanessa (Maria Eduarda de Carvalho), interrompendo o clima. Depois de algumas alfinetadas, a assistente deixa as duas a sós novamente, e elas começam a se despedir. "Dependendo do que acontecer, pego o meu travesseiro e vou para a casa da minha irmã ou da minha mãe", diz Clara.
Contra sua vontade, a fotógrafa se despede e pede que a amiga dê notícias. "Me deixa por dentro. E qualquer coisa, estou aqui, para rir e para chorar com você", avisa.
Clara chega na casa de Marina com flores para a fotógrafa (Foto: Felipe Monteiro/ TV Globo)Clara chega na casa de Marina com flores para a fotógrafa (Foto: Felipe Monteiro/ TV Globo)
Não perca a cena, que está prevista para ir ao ar nesta quinta-feira, dia 10 de abril. Saiba mais sobre o capítulo!
Saiba tudo sobre novelas, programas de variedades e reality shows da TV Globo! E veja também receitas, dicas de estilo e conteúdos exclusivos só para a web. Conheça o Gshow!
Fonte: Gshow

Mulher é assaltada durante entrevista a telejornal do Rio

Mulher é assaltada durante entrevista a telejornal do Rio

Menor arranca a corrente da vítima e sai correndo, perseguido pelo repórter

Mulher tem cordão roubado durante entrevista
Mulher tem cordão roubado durante entrevista (Reprodução)
A ousadia dos assaltantes do Rio de Janeiro não tem limites. Nesta quarta-feira, uma mulher foiroubada diante de uma câmera de televisão, por um jovem que conseguiu fugir sem qualquer dificuldade. A vítima era entrevistada pela reportagem do RJTV exatamente sobre a falta de segurança no Centro da capital. De repente, o adolescente se aproxima, passa a mão no pescoço da mulher e sai correndo entre os carros que passavam pela Avenida Presidente Vargas.
No ímpeto, o repórter Eduardo Tchao ainda tentou alcançar o ladrão, sem sucesso. Quando a polícia chegou, o menor já havia escapado - só faltou acenar para a câmera. Na pressa, não conseguiu levar a corrente, mas arranhou o pescoço da mulher. Esse era exatamente o tema da matéria: o grande índice de assaltos diante da certeza de impunidade nas proximidades da tão movimentada Central do Brasil - onde está situado, aliás, o prédio da Secretaria de Segurança do Estado.

Hora do Riso - Eliminação Ceará Esporte Clube

A Defesa civil  registrou o maior ponto de alagamento em Fortaleza na noite de ontem no Estádio Castelão, 57 mil sofredores choram a vitória do Sport na Copa do Nordeste sobre o Ceará.





Aluna esfaqueada dentro de transporte escolar em Caucaia

Aluna esfaqueada dentro de transporte escolar em Caucaia

Foto: Aluna esfaqueada dentro de transporte escolar em Caucaia.

Um homem teria se irritado com brincadeiras da garota e desferiu golpes contra o rosto e braço da vítima.http://bit.ly/Q6hFoS

Uma estudante de 16 anos foi esfaqueada na manhã desta quarta-feira, 09, quando voltava para casa no transporte escolar no Conjunto Nova Metrópole, em Caucaia.
Funcionários do Hospital Municipal de Caucaia informaram que a aluna discutiu com um rapaz dentro do veículo fornecido pela Prefeitura de Caucaia. O homem teria se irritado com uma brincadeira da garota e desferiu golpes contra o rosto e braço da vítima.
Sem muita gravidade, a estudante passou pela sala de pequenas cirurgias e recupera-se bem. O suspeito do crime fugiu e a polícia ainda não tem pistas do mesmo.

Fonte: Ceará Agora

Eunício e Heitor discutirão provável chapa eleitoral

Eunício e Heitor discutirão provável chapa eleitoral

Foto: Eunício e Heitor discutirão provável chapa eleitoral.

A aproximação entre senador e deputado aponta um caminho de oposição a Cid: http://bit.ly/1iucyFZ
O senador Eunício Oliveira (PMDB) convidou o deputado estadual Heitor Férrer (PDT) para discutir uma provável composição de chapa majoritária. O caminho aponta uma oposição ao governador Cid Gomes (Pros), já que o pedetista é o principal crítico ao Governo na Assembleia Legislativa.
Eunício, que é pré-candidato ao Governo do Ceará, já declarou que irá concorrer ao Palácio da Abolição com ou sem apoio dos Ferreiras Gomes. Heitor, por sua vez, não descarta a possibilidade de tentar uma vaga no Senado e que, a depender dos adversários, pode colocar seu nome à disposição do partido.
Apesar da aproximação, senador e deputado têm versões diferentes sobre os contatos realizados. O deputado afirma que já havia conversado com o senador sobre a possível chapa, já Eunício explica que o contato foi realizado após encontro com Cid, no qual percebeu que poderia fazer o contato com o pedetista
“Eu não faria nenhuma conversa com ninguém se, na reunião com Cid, tivesse acontecido o entendimento que eu propus. Não seria correto conversar com outras lideranças antes. Por uma questão ética, por comportamento de quem não trai”, argumentou Eunício. Ele também nega que tenha especificado a vaga de senador a Heitor.
Com informações: Jornal O Povo

Ciro Gomes critica governo de Dilma Rousseff

Ciro Gomes critica governo de Dilma Rousseff

Ciro DilmaO ex-ministro e atual secretário de Saúde do Estado do Ceará, Ciro Gomes, fez críticas ao atual governo de Dilma Rousseff, apesar dos irmãos Ferreira Gomes darem total apoio a presidente. Ciro e Dilma se tornaram próximos, quando os dois eram ministros do governo Lula. Ele elogiou as boas intenções de Dilma, mas disse que ela tem pagado o preço por ter pessoas “ruins” em sua equipe.
“Vou ajudar muito a Dilma, apesar de não ser um entusiasta do governo que infelizmente ela está fazendo. Ela é séria, é bem intencionada, respeita o povo brasileiro, mas pelo menos a maioria dessa frente de políticos que infelizmente dominou o Congresso é uma coisa muito ruim. Ela tem pagado esse preço de ter na base dela esse grupo de pessoas que não vale o que o gato enterra como a negada fala lá em Sobral. Mas ela precisa ser ajudada para o bem do Brasil e eu vou ajudá-la onde ela precisar de mim”, disse Ciro Gomes a jornalistas durante jantar em homenagem ao ministro Aldo Rebelo, na noite da segunda-feira, 07, em Fortaleza.
Ciro parabenizou a decisão do irmão, o governador Cid Gomes, em não renunciar ao cargo, para que ele e Ciro ficassem disponíveis para disputar o pleito eleitoral deste ano. Ele destacou mais uma vez, o objetivo de não deixar o Ceará “cair nas mãos de aventureiros”, mas não fez indicações.
Fonte: Ceará Agora

Postura de Cid agrada Domingos e reduz tensão

Postura de Cid agrada Domingos e reduz tensão

Aliados do vice disseram que ele se sentiu "representado" pelas declarações do governador ao O POVO e que teria se tranquilizado
A declaração do governador Cid Gomes (Pros) de que há nos bastidores pessoas interessados em azedar sua relação com Domingos Filho (Pros) agradou ao vice-chefe do Executivo e, mais que isso, teria afastado dele o temor de uma possível retaliação por parte do Governo. ConformeO POVO publicou ontem com exclusividade, Cid disse que “estão querendo fazer intriga” com Domingos, e que este não pode ser considerado carta fora do baralho do cenário pré-eleitoral.
O governador não quis revelar os autores do jogo de intrigas, mas algumas lideranças disseram que se trata do já conhecido “fogo amigo”. “É coisa de quem tem interesse de pleitear a posição de candidato ao governo dentro da aliança. À medida que pode tirar o Domingos da jogada, certamente faz. O Domingos participa do Governo, tem papel de articulador politico... E aí é cada um querendo ocupar mais espaço, se sentir mais integrante nessa participação”, apostou o deputado estadual Sérgio Aguiar (Pros).