Buscar

28 março 2014

SEDUC - Lançamento do Projeto em 2014

A secretária Izolda Cela lançou nesta quinta-feira, dia 27, às 9h30min, no pátio interno da Secretaria da Educação (Seduc), o Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem 2014. Durante o evento, também houve uma homenagem a 26 estudantes e 26 escolas que se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio 2013. Os alunos irão representar os 10.687 jovens da rede estadual que ingressaram no ensino superior. Entre os presentes, estiveram Weslley Vieira de Carvalho e Bruno Cavalcante Mota, aprovados, respectivamente, para os cursos de Medicina - 1º lugar na UFC/Sobral e Engenharia Civil, também na UFC.


Publicado em 27/03/2014
A secretária Izolda Cela lançou nesta quinta-feira, dia 27, às 9h30min, no pátio interno da Secretaria da Educação (Seduc), o Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem 2014. Durante o evento, também houve uma homenagem a 26 estudantes e 26 escolas que se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio 2013. Os alunos irão representar os 10.687 jovens da rede estadual que ingressaram no ensino superior. Entre os presentes, estiveram Weslley Vieira de Carvalho e Bruno Cavalcante Mota, aprovados, respectivamente, para os cursos de Medicina - 1º lugar na UFC/Sobral e Engenharia Civil, também na UFC.
  • Categoria

  • Licença

    Licença padrão do YouTube

Conheça a Escola Estadual de Educação Profissional Salomão Alves de Moura Brasil de Aracoiaba - Fotos




         Área Externa (Foto Flávio Silva)

Área Externa (Foto Araújo Neto)




UPA 24h de Aracoiaba é destaque no Maciço de Baturité

Na manhã desta sexta-feira, 28 de março de 2014 a equipe do Site/Blog Última Hora Aracoiaba News acompanho do Blog do Parceiro, estiveram visitando a UPA 24 de Aracoiaba. Na oportunidade aproveitamos o ensejo para acompanhar de perto o trabalho desenvolvido por cada profissional que ali se encontrava, pudemos perceber o empenho da equipe na qualidade do atendimento.
A equipe conversou com pacientes que se encontravam no local e o mesmo afirmou: "A UPA de Aracoiaba o atendimento é de ótima qualidade agradecemos ao Prefeito Antônio Claudio, Secretaria Dra. Marilene, e aos funcionários que não medem esforços para atender bem" indagou um cidadão Aracoiabense".
A Upa de Aracoiaba inaugurada no dia 05 de fevereiro de 2014, já atendeu mais de 3 (três) mil casos de urgência e emergência da região do Maciço de Baturité, segundo dados do Diretor Técnico Klleisson Loureiro, Diretora Administrativa Elizabete Paz e do Diretor Clinico Dr. Fernando Lopes. 
Confira abaixo os municípios que a UPA 24h horas faz parte: Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Pacoti, Redenção.


























Fotos: Flávio Silva e Joseni de Lima

Médicos trocam crânio de mulher por prótese de plástico impressa em 3D

Médicos trocam crânio de mulher por prótese de plástico impressa em 3D

Paciente tinha doença rara que fazia crânio ficar com 5 cm de espessura.
Cirurgia foi feita no Centro Médico Universitário de Utrecht, na Holanda.

Hospital desenvolveu prótese em impressora em três dimensões para substituir a parte superior do crânio de uma mulher de 22 anos (Foto: Reprodução/YouTube/UMC Utrecht)Hospital desenvolveu prótese em impressora em três dimensões para substituir a parte superior do crânio de uma mulher de 22 anos (Foto: Reprodução/YouTube/UMC Utrecht)
Um hospital holandês obteve com sucesso a primeira cirurgia de troca da parte superior do crânio de uma paciente por uma prótese plástica criada em impressão 3D. A mulher de 22 anos sofria de uma doença rara que engrossava o crânio de forma anormal. No caso dela, o crânio tinha 5 centímetros de espessura, quando o normal seria 1,5 centímetro.
A cirurgia foi realizada no Centro Médico Universitário de Utrecht, na Holanda, e durou 23 horas. Próteses criadas em impressoras 3D já haviam sido usadas para substituir pares do crânio, mas esta é a primeira vez que quase toda a caixa craniana é substituída em um paciente.
Prótese foi implantada na cabeça de mulher de 22 anos (Foto: Reprodução/YouTube/UMC Utrecht)Prótese foi implantada na cabeça de mulher de
22 anos (Foto: Reprodução/YouTube/UMC Utrecht)
O procedimento gera resultados melhores porque o uso de peças com essa tecnologia instantânea permite fazer uma reconstrução mais precisa.
"Usando a impressão 3D, podemos fazer um para o tamanho exato”, explico o médico Bon Verweij, que comandou a cirurgia, em entrevista ao jornal Dutch News. “Isto não só tem grandes vantagens estéticas, mas a função do cérebro dos pacientes muitas vezes se recupera melhor do que usar."
A cirurgia foi realizada há três meses, mas o hospital anunciou o procedimento nesta sexta-feira (26) depois de se certificar que a mulher se recuperou completamente. "Ela já voltou ao trabalho e é impossível perceber que ela foi operada", afirmou.
Mulher tinha doença rara que deixava o crânio com 5 cm de espessura (o normal é 1,5 cm) (Foto: Reprodução/YouTube/UMC Utrecht)Mulher tinha doença rara que deixava o crânio com 5 cm de espessura (o normal é 1,5 cm) (Foto: Reprodução/YouTube/UMC Utrecht)
Fonte: G1

Fotógrafo 'caçador de raios' explica uso do Photoshop após repercussão

Fotógrafo 'caçador de raios' explica uso do Photoshop após repercussão

Imagens de Scott Stulberg ganharam destaque na mídia internacional.
Ao G1, ele contou que agência divulgou fotos como reais; HotSpot rebate.


Diferentes imagens divulgadas como conteúdo editorial explicitam que ao menos uma delas foi feita no Photoshop, já que ambas têm exatamente os mesmos raios no céu; AMPLIE (Foto: Scott Stulding/Iber Press)Diferentes imagens divulgadas como conteúdo editorial explicitam que ao menos uma delas teria sido feita no Photoshop, já que ambas têm exatamente os mesmos raios no céu; AMPLIE (Foto: Scott Stulding/HotSpot Media/Iber Press)
Um fotógrafo americano ganhou destaque internacional esta semana depois que diferentes sites mostraram algumas de suas imagens impressionantes de relâmpagos atingindo diferentes cenários dos EUA, como o Grand Canyon. Em entrevista ao G1, Scott Stulberg, de 57 anos, explica que algumas das fotos noticiadas como "a natureza em seus momentos mais eletrizantes"foram, na verdade, montadas no Photoshop.
Com décadas de experiência como fotógrafo profissional, Stulberg fotografa inúmeros temas, de retratos em estúdio a animais na natureza, e os relâmpagos são talvez apenas o mais perigoso deles - como mostra seu site. E lá mesmo, em um blog, ele fala sobre seus cliques e explica que algumas imagens só foram conseguidas com a ajuda do programa de edição digital.
"Nunca minto sobre imagens photoshopadas para as pessoas, sempre falo para meu agente, para meus alunos, e ensino como fazer", conta o fotógrafo. Stulberg oferece aulas de fotografia e também de edição no Photoshop paralelamente a sua atividade principal.
Segundo explica na entrevista, a responsável por misturar fotografias com imagens criadas digitalmente e divulgar tudo como uma coisa só foi a agência britânica de notícias HotSpot Media, que costuma fornecer histórias para tabloides na Inglaterra.
Contatada por e-mail pelo G1, a HotSpot informou que "não tinha absolutamente nenhuma ideia de que as fotos foram photoshopadas", e que é "uma verdadeira vergonha" que isso tenha ocorrido. Na sequência, no entanto, a representante da agência oferece: "Você está interessado em adquiri-las?"
  •  
Relâmpagos são vistos na chegada de uma tempestade ao Grand Canyon, nos EUA. Segundo o fotógrafo, esta foto foi feita sem a sobreposição de mais de um clique, diferente de outras de seu acervo (Foto: Scott Stulding/Iber Press)Relâmpagos são vistos na chegada de uma tempestade ao Grand Canyon, nos EUA. Segundo o fotógrafo, esta foto foi feita sem a sobreposição de mais de um clique, diferente de outras de seu acervo (Foto: Scott Stulding/HotSpot Media/Iber Press)
Morador de uma pequena cidade do Arizona, estado americano que tem uma das maiores incidências de relâmpagos na América do Norte, Scott conversou com o G1 por telefone na tarde de quarta-feira (26) e explicou que não edita todas as suas fotos. "A minha foto favorita do Grand Canyon [acima] não foi manipulada, é de fato aquilo", afirmou.

Violência no Ceará: mais homicídios que soldados mortos na Guerra do Iraque

Violência no Ceará: mais homicídios que soldados mortos na Guerra do Iraque

Em sete anos e três meses houve 20.740 homicídios, contra 21.428 soldados mortos em oito anos e nove meses. Na média anual, criminalidade cearense supera horror da guerra


Policia
Política de segurança pública da gestão de Cid Gomes fracassou, diante do número de 20 mil homicídios registrados em sete anos de governo (Foto: Divulgação)
Invasões, tiros de metralhadora, explosões e pessoas morrendo como moscas. Um cenário de guerra. E de guerra urbana também. O número de homicídios registrados no Ceará nos últimos sete anos e três meses, durante a gestão do governador Cid Gomes (Pros), pode ser comparado ao de militares mortos em combate na última Guerra do Iraque.
Tribuna do Ceará fez um levantamento e constatou que, de janeiro de 2007 a março de 2014, foram registrados 20.740 homicídios no Estado (sendo 2.860 por ano). A estatística praticamente se iguala ao número de soldados mortos durante os oito anos e nove meses de guerra no Iraque, de todas as nações em combate, com 21.428 (sendo 2.448 por ano).
Ceará-x-Iraque
(Arte: Tiago Leite)

Policial promovido por decisão judicial deve ser rebaixado ao posto de sargento

Policial promovido por decisão judicial deve ser rebaixado ao posto de sargento


O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, deferiu pedido de reconsideração em suspensão de liminar para rebaixar Márcio Deybson Pereira Renovato a sargento da Polícia Militar. Ela havia sido promovido ao posto de primeiro-tenente por meio de decisão judicial.


Segundo os autos, Márcio Deybson participou, por força de liminar, do Curso de Habilitação de Oficial do Corpo de Bombeiros, com o objetivo de ser promovido a primeiro-tenente. Ao final da capacitação, obteve o primeiro lugar e requereu a promoção na Polícia. O pedido foi negado pelo Estado.


Sentindo-se prejudicado, ele ajuizou ação na Justiça, requerendo a procedência da promoção. Ao analisar o caso, em dezembro de 2009, o juiz Francisco Chagas Barreto Alves, em respondência pela 7ª Vara da Fazenda Pública, determinou, por meio de liminar, que o Estado providenciasse a ascensão do militar. Na contestação, o Estado disse que o PM não passou pelo processo seletivo necessário à participação no curso, por isso a capacitação não é válida.


Ao julgar o mérito da ação, em dezembro de 2010, o juiz Carlos Augusto Gomes Correia, titular da 7ª Vara da Fazenda, determinou que o Estado efetuasse a promoção. O militar, então, pediu a execução da sentença, que foi deferida pelo juiz.


Para cessar os efeitos da decisão, o Estado ingressou com pedido de suspensão de execução de sentença. O então presidente da Corte, desembargador José Arísio Lopes da Costa, negou o pleito. Em seguida, o ente público interpôs pedido de reconsideração da decisão (nº 0130871-62.2012.8.06.0000), novamente na Justiça de 2º Grau. Alegou lesão à ordem e economia públicas, sob o argumento de que a decisão implica reclassificação de servidor e, por consequência, aumento vencimental, em clara afronta a dispositivos legais.


Ao analisar o caso, nessa quinta-feira (20/03), o presidente do TJCE deferiu o pedido, de acordo com jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF). “Verifica-se, no caso sub examine, flagrante violação à ordem pública, vez que os efeitos da decisão resistida, ao determinar a promoção do requerido, comprometem a autonomia do ente público na organização de seu quadro funcional, bem como na gestão da coisa pública”.


Ainda segundo o desembargador, “deve-se observar, ainda, o comando do art. 2º-B da Lei nº 9.494/1997, que veda o deferimento de tutela de urgência em desfavor dos entes estatais, nos casos de ações que tenham por objeto a reclassificação ou equiparação de servidores públicos, bem como a concessão de aumento ou extensão de vantagens pecuniárias. Neste caso, como a promoção ordenada resultará em acréscimo salarial, a eficácia da medida deverá aguardar o trânsito em julgado da respectiva sentença”.

COMO CONTAR PRO SEU PAI QUE VOCÊ É GAY

Jonas Campêlo pede música

Jonas Campêlo pede música

Quem faz 03 gols lá no "RACHA DAS ESTRELAS", no campo do DER, em Caninhas, às segundas-feiras, tem o direito de pedir música. 
Quarta-feira, treinamos no campo do society lá na residência de Jonas Campêlo, quando na oportunidade o mesmo fez três gols e pediu a música "O PORTÃO" de Roberto Carlos.


vou pedir a música "O portão" de Roberto Carlos! Pq eu voltei para ficar!!!

O Portão

Roberto Carlos


Eu cheguei em frente ao portão
Meu cachorro me sorriu latindo
Minhas malas coloquei no chão
Eu voltei
Tudo estava igual como era antes
Quase nada se modificou
Acho que só eu mesmo mudei
E voltei
Eu voltei agora pra ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei
Fui abrindo a porta devagar
Mas deixei a luz entrar primeiro
Todo o meu passado iluminei
E entrei
Meu retrato ainda na parede
Meio amarelado pelo tempo
Como a perguntar por onde andei
E eu falei
Onde andei não deu para ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei
Sem saber depois de tanto tempo
Se havia alguém à minha espera
Passos indecisos caminhei
E parei
Quando vi que dois braços abertos
Me abraçaram como antigamente
Tanto quis dizer e não falei
E chorei
Eu voltei agora pra ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei
Eu voltei agora pra ficar
Porque aqui, aqui é meu lugar
Eu voltei pras coisas que eu deixei
Eu voltei
Eu parei em frente ao portão
Meu cachorro me sorriu latindo

FONTE: http://letras.mus.br/roberto-carlos/48648/

SESI Cozinha Brasil realizará curso de Culinária em Aracoiaba

SESI Cozinha Brasil realizará curso de Culinária em Aracoiaba


COZINHA BRASIL - SESI
EDUCAÇÃO ALIMENTAR NUTRICIONAL

CURSO CULINÁRIA
APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS E REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO EM ARACOIABA

DATA: 01, 02 e 03 de abril de 2014.
LOCAL DE INSCRIÇÕES: Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria de Ação Social
TURMAS: 8:00 hs às 11 hs e 13hs às 16 hs
LOCAL DO CURSO: Rodoviária de Aracoiaba


INFORMAÇÕES: PATRÍCIA CACAU 
CONTATO: 96835191

Canal do Ensino | Guia de Educação‏

Link to Canal do Ensino | Guia Gratuito de Educação
Posted: 28 Mar 2014 06:43 AM PDT
Olá leitores! Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a...
Posted: 28 Mar 2014 05:55 AM PDT
Olá leitores do Canal do Ensino! Imagine seu currículo com cursos no MIT, em Yale, em Stanford ou em Harvard. Pra muitos de nós, algo assim ainda soa como um sonho distante. De acordo com o senso...
Posted: 28 Mar 2014 05:00 AM PDT
Olá empreendedores! É importante que o empreendedor use algumas ferramentas para auxiliar na administração da empresa, independente do porte. Além de antecipar problemas financeiros ou uma falta no...
Posted: 27 Mar 2014 12:00 PM PDT
Hallo, Alemão é uma das principais línguas na ciência, pesquisa e tecnologia, mas também no âmbito da cultura e do turismo ela é imprescindível. O idioma é falado por cerca de 180 milhões de pessoas....
Posted: 27 Mar 2014 11:00 AM PDT
Oi pessoal! Aqui você vai encontrar informações sobre outras instituições que oferecem bolsas de estudo para ajudá-lo em seus estudos de pós-graduação. O Scholarship Foundation está empenhada em...

Sonia Braga vai receber prêmio de honra do Cinema Ibero-Americano

Sonia Braga vai receber prêmio de honra do Cinema Ibero-Americano


A atriz brasileira Sonia Braga, que estreou aos 14 anos na televisão e ficou mundialmente conhecida com o filme "O beijo da mulher-aranha", será homenageada pelo conjunto de sua carreira no primeiro Prêmio Platino do Cinema Ibero-Americano.

Os organizadores do evento, que surge este ano com a intenção de ser uma janela para o melhor da produção cinematográfica latino-americana, decidiram conceder seu primeiro Prêmio de Honra a Sonia Braga, de 63 anos, "em reconhecimento a sua trajetória profissional", de acordo com nota divulgada nesta quinta-feira.

Você faz xixi na piscina? Cuidado!

Você faz xixi na piscina? Cuidado!

Você está apertado, mas com preguiça para sair da água e ir ao banheiro. Então, olha para os lados e percebe que ninguém o observa. E aí se alivia na piscina mesmo... 

A cena não é incomum, Mas Cuidado! Fazer xixi na piscina pode ser prejudicial à sua saúde

De acordo com a revista da Sociedade Americana de Química, a combinação do cloro da água da piscina com ácido úrico, um produto da urina, produz dois gases que são extremamente nocivos à saúde. 

O tricloreto de nitrogênio e o cloreto cianogênio são capazes de provocar graves efeitos sobre pulmões, coração e sistema nervoso central. 

Fazer xixi na piscina não é exclusividade de crianças. Nos EUA, uma em cada cinco pessoas diz urinar na água. Entre elas, os famosos nadadores Michael Phelps (já aposentado) e Ryan Lochte, que admitiram publicamente se aliviar em piscinas.
Michael Phelps relaxa após disputar prova / Foto: Reuters


Maioria culpa mulheres pela motivação de agressões sexuais, diz pesquisa

Maioria culpa mulheres pela motivação de agressões sexuais, diz pesquisa


"Se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupros”, concordaram, total ou parcialmente, 58,5% dos 3.810 entrevistados no estudo ''Tolerância social à violência contra as mulheres'', realizado em maio e junho de 2013 pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgado nesta quinta-feira, 27. As mulheres representaram 66,5% do universo de entrevistados, que foram questionados se concordavam ou não com frases sobre o tema. 

Número de alunos da rede pública aprovados no Sisu aumenta 77%

Número de alunos da rede pública aprovados no Sisu aumenta 77%

Ao todo, 2.481 alunos da rede estadual conseguiram vagas no ensino superior com as notas obtidas no Enem de 2013. Em 2012, foram 1.401. Melhor desempenho tem influência da Lei de Cotas
Cresceu em 77% o número de alunos das escolas públicas do Ceará aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo, 2.481 estudantes da rede estadual conseguiram vagas no ensino superior com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Em 2012, foram 1.401 aprovados no Sisu. O número de alunos aprovados em universidades públicas e particulares, pelo Enem ou por outras provas, foi de 10.687. No ano anterior, esse total foi de 7.671.
Um dos fatores a se considerar nesse resultado é a ampliação do sistema de cotas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) para estudantes que tenham feito o Ensino Médio integralmente na rede pública. A partir da última prova do Enem, esses alunos tiveram acesso a 50% das vagas em cada curso da instituição. Em 2012, as cotas eram para 12,5% das vagas de cada curso.

Brasileiro e alemão comemoram nascimento de filhas: 'Emocionante'

Brasileiro e alemão comemoram nascimento de filhas: 'Emocionante'

Gêmeas foram gestadas em barriga de aluguel na Tailândia.
Casal mora em Londres; óvulo é de ucraniana e sêmen, de um dos pais.


Daniel Nascimento (à dir.) com seu marido Ole e as filhas recém-nascidas Ana e Sofia (Foto: Foto: Arquivo pessoal/Daniel Castro Nascimento)Daniel Nascimento (à dir.) com seu marido Ole e as filhas recém-nascidas Ana e Sofia (Foto: Foto: Arquivo pessoal/Daniel Castro Nascimento)
Foram 36 semanas de espera e mais de dois anos de preparação. No último dia 24 de março, o publicitário brasileiro Daniel Castro Nascimento e seu marido, o alemão Ole Castro Nascimento, realizaram o sonho de ser pais.
As gêmeas Ana e Sofia Schneidereidt Castro nasceram saudáveis, com 2,32 kg e 2,46 kg, respectivamente. Elas são fruto de uma fertilização in vitro com o sêmen de Daniel e o óvulo de uma doadora ucraniana, e foram gestadas por uma tailandesa pelo sistema de barriga de aluguel (conheça a história).
É estranho pensar que nós fizemos aqueles dois pedacinhos de vida vir ao mundo. Foi emocionante ver os rostinhos delas, apaixonar-nos por cada detalhe "
Daniel Castro Nascimento
Daniel e Ole, que moram em Londres, já estavam em Bangcoc no dia do parto, mas levaram um susto no dia em que ele aconteceu. A cesariana estava marcada para quinta-feira, dia 27, mas a mãe de aluguel entrou em trabalho de parto no domingo, dia 23. “Acordei na segunda de manhã às 6h15 com várias mensagens do médico avisando que a cesariana seria às 7h. Foi uma correria e, quando chegamos ao hospital, avisaram que elas tinham nascido às 6h31 e 6h32, as apressadinhas”, conta Daniel.
Eles puderam vê-las assim que chegaram lá, enquanto eram limpas pelas enfermeiras. Os bebês ficaram em uma câmara de oxigênio por três horas e, após três dias no berçário, foram para o apartamento alugado pelos pais na quinta-feira (26).
Colar de diamantes
Daniel Nascimento e o marido Ole (Foto: Rono Stinnett/Arquivo pessoal)Daniel Nascimento e o marido Ole (Foto: Rono Stinnett/Arquivo pessoal)
Daniel diz que a sensação de ver as filhas pela primeira vez foi “estranha” e “extremamente emocionante”. “É estranho pensar que nós fizemos aqueles dois pedacinhos de vida vir ao mundo. Achamos emocionante ver os rostinhos delas, apaixonar-nos pouco a pouco por cada detalhe e saber que elas dependem de nós 100% neste início de vida”, diz ele. “É uma responsabilidade enorme”, completa.
Ole e Daniel fizeram um curso de pais em Londres, um treinamento em primeiros-socorros para bebês pela Cruz Vermelha Britânica e foram orientados pelas enfermeiras tailandesas sobre como cuidar das meninas. Mesmo assim, os primeiros dias têm sido cheios de descobertas. “Acho que todo pai de primeira viagem é pai de primeira viagem”, diz o brasileiro.
Daniel e Ole com a tailandesa que foi mãe de aluguel das gêmeas (Foto: Arquivo pessoal/Daniel Castro Nascimento)Daniel e Ole com a tailandesa que foi mãe de
aluguel das gêmeas; por contrato, ela não pode ser
identificada (Foto: Arquivo pessoal/Daniel Castro)
O casal afirma que visitou a tailandesa que foi mãe de aluguel de Ana e Sofia todos os dias no hospital. Eles também compraram um colar de ouro com diamantes para presenteá-la.
“Ela nos deu o melhor e mais precioso presente de nossas vidas, então queríamos deixar uma lembrança com ela como sinal de eterna gratidão. E diamantes são eternos, certo?”, explica Daniel, que é executivo em uma grande empresa de tecnologia.
O brasileiro diz que se sente afortunado por ter podido realizar seu sonho e que quer criar as filhas com um “bom entendimento do mundo e do que é a diversidade”.  “Esperamos que se tornem adultas felizes e sejam capazes de fazer a diferença nesse planeta em que vivem”, diz.
  •  
Infográfico sobre tratamento de fertilidade com barriga de alguel de Daniel Nascimento e Ole (Foto: Editoria de arte/G1)








Fonte: G1

Danilo Forte é relator da emenda que trata da emancipação de distritos

Danilo Forte é relator da emenda que trata da emancipação de distritos


danilfore
O deputado federal Danilo Forte (PMDB) é o relator da PEC sobre emancipação de distritos, dentro de uma comissão especial criada pela Câmara para tratar do assunto e buscar uma solução negociada para ter aprovação. A presidenta Dilma Roussefff vetou o projeto de lei do Senado que disciplinava o tema. De acordo com Danilo Forte, a comissão especial vai analisar quatro propostas de emenda à Constituição que tratam do assunto. Ele explica que as PECs não tratam do mesmo objeto do projeto de lei vetado. São complementares e até contribuem para o avanço desta questão.
No conjunto são quatro propostas de Emenda à Constituição. A principal delas, de autoria do ex-deputado Sérgio Carvalho, a PEC 165-A/1999. Apenso a estas, a do deputado Osmar Serraglio (PEC 525/2002), a do deputado Giovanni Queiroz (PEC 297/2013), e a PEC 327/2013, do deputado Lira Maia. O principal foco das propostas é definir o conceito de “população diretamente interessada” a qual deverá ser consultada em plebiscito para a criação de novos estados e municípios, e também facilitar a emancipação de distritos que se encontrem em distâncias excessivamente grandes das sedes de seus respectivos municípios. Para tanto, a principal, 165-A/1999 – por ser mais antiga que teve as demais apensadas, suprime as exigências de Estudo de Viabilidade Municipal e de aprovação de Lei estadual permissiva. É mantida a necessidade de realização de consulta popular, por meio de plebiscito, porém restrito às populações diretamente interessadas.
Na justificativa, o autor, ex-deputado Sérgio Carvalho, registra que as exigências para a criação de novos municípios, inseridas na Constituição Federal pela Emenda Constitucional nº 15, foram de grande importância, dada a “irracional febre de emancipação de distritos que vinha ocorrendo no país”. Entretanto, argumenta que o legislador constituinte se esqueceu da peculiar e mui grave situação daqueles distritos que ficam muito distantes das sedes de seus municípios, encarecendo e dificultando (quando não impossibilitando) sobremaneira o acesso dos residentes nestes distritos aos serviços públicos mais essenciais, muitas vezes disponíveis somente nas sedes.