Buscar

27 novembro 2014

Campanha de vacinação para cães e gatos começa na próxima sexta-feira

Cães e gatos que estejam sadios e tenham mais de três meses de vida podem ser levados aos postos de vacinação

Os donos de cães e gatos devem ficar atentos à Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2014, que começa na próxima sexta-feira, 28, em todo o Estado.
Com a meta de imunizar contra a raiva 1.711.481 cães e gatos, a campanha segue até o dia 29 de dezembro, nos 184 municípios cearenses. Somente em Fortaleza, 310.300 animais devem ser vacinados.
Cães e gatos que estejam sadios e tenham mais de três meses de vida podem ser levados aos postos de vacinação. Aqueles que forem vacinados pela primeira vez devem receber uma dose de reforço após 30 dias.
A campanha terá três mil postos de vacinação em todo o Ceará e mobilizará cinco mil profissionais. O horário de atendimento é de 8h às 17h.
A Raiva
Doença viral, a raiva pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, soins e morcegos. A taxa de letalidade é próxima de 100%.
Animais infectados costumam manifestar mudança comportamental. Atacam pessoas sem terem sido provocados, rejeitam alimentação, ficam escondidos, desatentos, e não atendem ao chamado dos donos.
No Ceará, de 2005 a 2012 foram confirmados cinco casos de raiva humana, em apenas um deles a transmissão foi através de cão. Os outros casos foram transmitidos por soins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário